Breaking News
Home / Química / Minério de Ferro

Minério de Ferro

PUBLICIDADE

Os minérios de ferro são rochas a partir das quais o ferro metálico pode ser extraído. É um dos elementos de rocha mais abundantes, constituindo cerca de 5% da crosta terrestre e é o 4º elemento mais comum do mundo

Os minerais de ferro que atualmente são usados como minérios são hematita, magnetita, limonite e siderite, também ocasionalmente ankerite, goethita e turgita. Hematite é o mais importante minério de ferro.

Definição de minério de ferro

Um composto nativo de ferro (como hematita, limonite, magnetita, siderite, goethita e os minérios de ferro e argila) a partir dos quais o metal pode ser extraído de forma rentável

O que é Minério de Ferro?

O minério de ferro é qualquer pedra ou mineral a partir do qual o ferro pode ser extraído economicamente.

Ele vem em uma variedade de cores, incluindo cinza escuro, amarelo brilhante, vermelho escuro e vermelho enferrujado.

O ferro vem sob a forma de óxidos de ferro como magnetita, hematita, limonite, goethita ou siderite.

As formas economicamente viáveis de minério contêm entre 25% e 60% de ferro. Nos velhos tempos de mineração, alguns minérios, conhecidos como “minérios naturais”, tinham 66% de ferro e podiam ser alimentados diretamente com altos fornos de fabricação de ferro.

As três principais fontes de minério de ferro são as formações de ferro em faixas, depósitos magmáticos de minério de magnetita e minério de hematite. O mais metal é extraído de formações de ferro em faixas, estruturas geológicas estabelecidas principalmente entre 3 e 1,2 bilhões de anos atrás. As algas azul-verdes liberaram oxigênio nos dias em que a atmosfera e os oceanos eram muito pobres em oxigênio, unindo o ferro dissolvido nos oceanos do mundo. Estes eventos de fixação de ferro passaram por ciclos, pois as algas apresentaram flores e bustos alternados, deixando as bandas características vistas em formações de ferro em faixas. Este minério está na forma de magnetita ou hematita. As formações de ferro em bandas são encontradas em todos os continentes, mas especialmente os depósitos ricos são encontrados na Austrália, no Brasil e nos Estados Unidos.

As três principais fontes de minério de ferro são formações ferríferas, depósitos de minério de magnetita magmática, e minério de hematita.

A maior parte de metal é extraído a partir de formações ferríferas, estruturas geológicas previsto na maior parte entre 3 e 1,2 mil milhões de anos atrás.

As algas azul-verdes liberaram oxigênio nos dias em que a atmosfera e os oceanos eram muito pobres em oxigênio, unindo o ferro dissolvido nos oceanos do mundo. Estes eventos de fixação de ferro passaram por ciclos, pois as algas apresentaram flores e bustos alternados, deixando as bandas características vistas em formações de ferro em faixas. Este minério está na forma de magnetita ou hematita. Formações ferríferas são encontrados em todos os continentes, mas depósitos especialmente ricos são encontrados na Austrália, Brasil e Estados Unidos.

Outra fonte proeminente de ferro é encontrada como depósitos magmáticos de minério de ferro de magnetita, formados durante erupções vulcânicas antigas que liberaram grandes quantidades de magnetita que mais tarde cristalizaram. Os depósitos associados ao granito foram encontrados em lugares como a Malásia e a Indonésia e exigem muito pouco pós-processamento para extrair o ferro. A titanomagnetite, uma classe especial de minério de magnetita magmático, também serve como fonte de titânio e vanádio, que é extraída através de fundições especializadas.

Uma terceira fonte é em depósitos de minério de hematita, que são encontrados em todos os continentes, especialmente na Austrália, no Brasil e na Ásia. A maioria das hematites origina-se de formações de ferro em faixas que sofreram alterações químicas ao longo de bilhões de anos devido a fluídos hidrotérmicos. O maior produtor mundial de minério de ferro, Vale (Companhia Vale do Rio Doce), localizado no Brasil, produz-lo a partir de minério de hematite. A Vale (Companhia Vale do Rio Doce) produz 15% do suprimento de ferro em todo o mundo. No total, a produção mundial de minério é de aproximadamente um bilhão de toneladas métricas.

 

Minério de Ferro

O minério de ferro na sua forma natural pode ser avermelhado

Uso de Minério de Ferro

O minério de ferro faz parte de nossas vidas diárias e nosso mundo moderno parece completamente diferente sem isso. 98% do minério de ferro mundial é usado para fabricar aço, que representa mais de 90% de todos os metais utilizados no mundo. O aço é usado na construção de tantas coisas, de carros, trens e navios até os edifícios altos em nossas cidades e as pontes que nos conectam. O aço é usado para criar tubulações, carros, navios, motores, telhados, unhas, porcas, parafusos, ferramentas, máquinas, construção e construção, para fabricar produtos brancos, na fabricação, latas de alimentos e muito mais.

Fonte: www.ironorefacts.com/www.merriam-webster.com/www.wisegeek.org/www.911metallurgist.com

Veja também

Álcool Isopropílico

PUBLICIDADE Definição O isopropanol é um líquido claro, incolor e volátil. Também é comumente conhecido …

Serotonina

Serotonina

PUBLICIDADE Definição de Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na transmissão de …

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.