Breaking News
Home / Química / Pressão de Vapor

Pressão de Vapor

PUBLICIDADE

Definição de Pressão de vapor

É a força exercida nas paredes de um recipiente fechado pela porção vaporizada de um líquido.

A pressão de vapor de um líquido é a pressão de equilíbrio de um vapor acima de seu líquido (ou sólido); isto é, a pressão do vapor resultante da evaporação de um líquido (ou sólido) acima de uma amostra do líquido (ou sólido) em um recipiente fechado.

O que é

Por definição, pressão de vapor é a quantidade de pressão dentro de um vapor ou gás quando a substância está em estado de equilíbrio.

Em outras palavras, quando um líquido ou sólido está em um recipiente fechado e algumas moléculas evaporam enquanto outras retornam ao estado líquido ou sólido, a pressão que pode ser medida dentro desse recipiente está relacionada ao vapor.

A pressão de vapor é expressa em termos de atmosferas (atm) e pode ser afetada por mudanças de temperatura, tamanho do recipiente e força de ligação molecular.

Quando a água se transforma em vapor e o vapor é retido em um recipiente, a pressão do vapor de água aumenta até atingir um ponto de equilíbrio. Nesse ponto, a taxa de evaporação é igual à taxa de condensação.

Em outras palavras, quando o vapor é capturado em uma área fechada, o aumento da temperatura resultante de um aumento no vapor leva à condensação no interior do recipiente.

As moléculas de água ficam presas nas paredes do recipiente e não podem escapar.

Como resultado, as moléculas começam a colidir, se unir e retornar ao estado líquido.

À medida que a temperatura aumenta, a taxa de evaporação também aumenta. As moléculas continuarão a evaporar até que o ponto de equilíbrio seja alcançado.

O ponto de equilíbrio também é conhecido como pressão do vapor de saturação, porque o vapor é completamente saturado.

O processo de condensação começa quando o ponto de equilíbrio é alcançado.

O tamanho do recipiente no qual o vapor é retido também afeta as alterações de pressão.

Quanto mais vapor houver dentro de uma área contida, mais pressão haverá nessa mesma área.

Para ilustração, imagine uma multidão crescente de pessoas presas em uma pequena sala. À medida que mais pessoas entram na sala, elas se aproximam, porque o tamanho da sala não muda.

No caso do vapor, à medida que mais moléculas entram em um recipiente, mais próximas as moléculas se tornam e mais pressão de vapor aumenta.

Além das mudanças de temperatura e restrições de espaço, o tipo de ligações na estrutura molecular pode determinar se a pressão do vapor será relativamente alta ou baixa.

Basicamente, quanto mais fácil for a formação das ligações, mais rápida será a taxa de condensação e, portanto, o ponto de equilíbrio ocorrerá relativamente rápido. Se o estado de equilíbrio for alcançado rapidamente, a pressão do vapor será relativamente baixa. Alternativamente, se as ligações forem fracas, a molécula se ligará lentamente.

A taxa de evaporação levará mais tempo para igualar a taxa de condensação e a molécula terá uma alta pressão de vapor.

Pressão de vapor – Física

Pressão de vapor, pressão exercida por um vapor quando o vapor está em equilíbrio com a forma líquida ou sólida, ou ambas, da mesma substância – ou seja, quando as condições são tais que a substância pode existir nas duas ou nas três fases.

A pressão de vapor é uma medida da tendência de um material mudar para o estado gasoso ou de vapor e aumenta com a temperatura.

A temperatura na qual a pressão de vapor na superfície de um líquido se torna igual à pressão exercida pelo ambiente é chamada ponto de ebulição do líquido.

Pressão de vapor – Química Geral

Quase todos nós aquecemos uma panela de água com a tampa no lugar e logo depois ouvimos os sons da tampa batendo e a água quente derramando no fogão.

Quando um líquido é aquecido, suas moléculas obtêm energia cinética suficiente para superar as forças que os mantêm no líquido e escapam para a fase gasosa.

Ao fazer isso, eles geram uma população de moléculas na fase de vapor acima do líquido que produz uma pressão – a pressão de vapor do líquido.

Na situação que descrevemos, foi gerada pressão suficiente para mover a tampa, o que permitiu que o vapor escapasse.

Se o vapor estiver contido em um recipiente selado, no entanto, como um balão sem ventilação, e a pressão do vapor se tornar muito alta, o balão explodirá.

 

 

Pressão de vapor

Fonte: www.chem.purdue.edu/chem.libretexts.org/saylordotorg.github.io/www.wisegeek.org/www.toppr.com/ch301.cm.utexas.edu/www.usgs.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Xileno

PUBLICIDADE Definição O termo xileno refere-se a um grupo de três derivados de benzeno, cada …

Processo Químico

PUBLICIDADE Definição de Processo Químico Os processos químicos, físicos e biológicos podem ser vistos como reações …

Cátodo

Cátodo

PUBLICIDADE Um cátodo é um eletrodo de metal carregado negativamente a partir do qual a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.