Breaking News
Home / Química / Ácido Cítrico

Ácido Cítrico

PUBLICIDADE

Definição

ácido cítrico é encontrado naturalmente concentrado em frutas cítricas, especialmente laranja, limão e lima. É o que lhes dá o sabor azedo e azedo.

Como a maioria dos ácidos orgânicos, o ácido cítrico é um ácido fraco, com um nível de pH entre 3 e 6.

O ácido cítrico foi derivado do suco de limão por um pesquisador sueco em 1784.

O composto inodoro e incolor foi produzido a partir do suco de limão até o início de 1900, quando os pesquisadores descobriram que também poderia ser feito a partir do bolor negro, Aspergillus niger, que cria ácido cítrico quando se alimenta de açúcar.

Por causa de sua natureza ácida e de sabor azedo, o ácido cítrico é predominantemente usado como um agente aromatizante e conservante – especialmente em refrigerantes e doces.

Também é usado para estabilizar ou preservar medicamentos e como desinfetante contra vírus e bactérias.

Fórmula: C6H8O7

Fórmula molecular e química do ácido cítrico

O que é ácido cítrico?

Normalmente produzido na forma de pó, o ácido cítrico é encontrado naturalmente nas frutas cítricas. Mistura-se facilmente em líquidos, tornando-se um ácido valioso.

Limões e limas têm altas concentrações de ácido cítrico, o que explica seu sabor amargo.

Laranjas e tangerinas também são ricas em ácido cítrico, embora mais baixas do que as frutas cítricas mais amargas. Você também pode encontrar o ácido cítrico em certas frutas silvestres, principalmente em framboesas e amoras.

ácido cítrico é usado como aromatizante em muitas preparações de vitamina C e tem uma ampla variedade de outros usos.

Na indústria, o ácido cítrico pode ser usado para fazer bons produtos de limpeza “naturais”, embora alguns ainda possam conter produtos químicos que não são exatamente naturais.

Agora também é comumente usado na preparação de fotografias.

O ácido cítrico liga-se facilmente aos minerais e metais, chamado quelação. Pode ajudar tomar certos minerais com ácido cítrico, uma vez que o corpo irá digerir mais facilmente os minerais quelados.

Por exemplo, alguns suplementos de cálcio podem vir na forma de citrato de cálcio e são melhor absorvidos pelo corpo.

A capacidade do ácido cítrico de se ligar a outros minerais pode torná-lo útil no amaciamento da água. Sabonetes e detergentes para a roupa podem ser mais eficazes quando contêm ácido cítrico.

Pode funcionar bem em shampoos porque tende a remover o excesso de minerais da água. No entanto, às vezes uma alta concentração de ácido cítrico pode danificar o cabelo, pois abre a cutícula do cabelo.

Pode retirar os minerais necessários do cabelo e descolorá-lo.

Como aditivo alimentar, o ácido cítrico é de uso comum. Pode ser adicionado para dar sabor a certas bebidas, especialmente refrigerantes.

Funciona bem como amaciante de carne porque tende a quebrar as proteínas da carne. No entanto, é amargo – um de seus principais usos na alimentação é azedar certos doces.

Quando você compra balas azedas, pode notar que muitos deles estão cobertos com um pó branco fino. Este é o ácido cítrico, que adiciona um revestimento externo aos doces e fornece um pouco de sabor azedo.

Pode deixar a boca enrugada ou seca, e quantidades maiores produzirão balas muito azedas.

Você notará o ácido cítrico em uma variedade de produtos de limpeza e especialmente agora em produtos de beleza. O ácido cítrico, combinado com bicarbonato de sódio, é usado para fazer espumantes ou tabletes de banho – a combinação dos dois produz dióxido de carbono, produzindo uma água agradavelmente efervescente.

O ácido cítrico é um ingrediente comum em máscaras para a pele e algumas loções. É considerado um antioxidante que pode ajudar a refrescar a pele e reduzir a aparência do envelhecimento, promovendo o crescimento da pele e destruindo os radicais livres.

A exposição excessiva ao ácido cítrico pode causar irritação moderada na pele e pode ser uma boa idéia não usar produtos para a pele que o contenham se você tiver pele sensível.

Um dos melhores benefícios do ácido cítrico em todas as suas aplicações é que ele é natural e oferece pouco ou nenhum risco ao meio ambiente. Muito poucas pessoas são alérgicas ao ácido cítrico, mas algumas pessoas podem ter sensibilidade estomacal a ele e podem evitar alimentos que o contenham. Leia os rótulos com atenção, pois o ácido cítrico pode ser usado como conservante em muito mais alimentos do que você imagina.

Usos e benefícios

Comumente utilizado como aditivo alimentar, como aromatizante natural e conservante, o ácido cítrico também é utilizado em cosméticos, para fins médicos, como antioxidante e em produtos de limpeza.

Aromas e conservantes alimentares

ácido cítrico pode ser adicionado a alimentos e bebidas processados e embalados, como sorvetes, sorvetes, refrigerantes, vinho e alimentos enlatados e em frasco, como conservante, agente emulsificante e aromatizante ácido.

O ácido cítrico é adicionado a muitos alimentos enlatados e em jarras para ajudar a prevenir o botulismo.

Cosméticos e produtos de higiene pessoal

Como ingrediente em produtos de higiene pessoal, o ácido cítrico pode ajudar a iluminar a pele, corrigir manchas escuras e minimizar linhas de expressão.

Produtos que contêm ácido cítrico podem ser formulados para uso próximo aos olhos, lábios, boca e passagens nasais, bem como para aplicação segura na pele de bebês.

O ácido cítrico e seus sais também podem ser usados em sprays para cabelo e desodorantes e sprays corporais.

O citrato de sódio, um sal do ácido cítrico, é usado em batons, sabonetes e detergentes.

O ácido cítrico e seus sais podem ser usados para preservar cosméticos e produtos de higiene pessoal e para ajudar a ajustar seu nível de pH.

Usos médicos

ácido cítrico é usado para ajudar a matar bactérias nocivas, bem como infecções na superfície da pele que podem ser comuns em pessoas com diabetes, idosos e fumantes.

O ácido cítrico também pode ser combinado com citrato de sódio e citrato de potássio para reduzir os níveis de ácido na urina e ajudar a prevenir ataques de gota.

Antioxidante

Os antioxidantes, que são derivados do ácido cítrico, podem ajudar a manter os alimentos comestíveis por um período mais longo. Por exemplo, borrifar suco de limão, que contém ácido cítrico, sobre maçãs ou bananas pode ajudar a evitar que fiquem marrons.

O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, também é encontrado no ácido cítrico e costuma ser usado para ajudar a proteger e conservar refrigerantes e carnes.

Limpando produtos

O ácido cítrico pode ser adicionado a produtos de limpeza comerciais, pois pode ajudar a remover o acúmulo de água dura em pratos e copos. Também pode ser usado para remover manchas de café e chá, descolorações amareladas/douradas e manchas de água e urina. Alguns produtos comerciais que contêm ácido cítrico são à base de água e podem causar corrosão nos metais. Para minimizar e prevenir a ferrugem, seque o metal após limpá-lo.

O que é ácido cítrico em pó?

ácido cítrico em pó é um ácido orgânico um tanto fraco que normalmente é derivado da adição de culturas de fungos aos açúcares. O produto resultante tem uma variedade de usos.

O pó é comumente utilizado em diversos tipos de conservas e conservas de alimentos, principalmente em menor escala, como no ambiente doméstico.

Este pó também pode ser usado como aromatizante em certas bebidas e alimentos, principalmente em balas azedas.

O ácido tem a capacidade de amaciar a água dura de maneira ambientalmente segura e, portanto, também pode ser usado em produtos de limpeza.

Pode-se encontrar o produto por um preço relativamente barato em grandes quantidades.

A forma alimentar de ácido cítrico em pó é amplamente utilizada em enlatados. Ao conservar frutas cruas e cortadas, pode-se combater a oxidação com o pó, que pode sustentar os níveis de vitamina C.

Isso pode ser porque o próprio ácido é encontrado em várias frutas diferentes, especialmente aquelas com alto teor de vitamina C, como limas e limões.

Aqueles que gostam de enlatar e conservar seus próprios alimentos em casa costumam usar ácido cítrico em pó no processo. O ácido tem a capacidade de retardar o crescimento de bactérias, provavelmente evitando sua deterioração. É necessária apenas uma pequena quantidade de pó para enlatar, secar ou congelar alimentos.

O sabor naturalmente azedo ou amargo do pó o torna útil ao adicionar aromatizantes. O doce azedo geralmente contém o ácido de alguma forma. Muitos sucos de frutas contêm naturalmente ácido cítrico, embora mais pó possa ser adicionado se alguém desejar um sabor cítrico mais forte. Muitas marcas de refrigerantes e cervejas também utilizam pequenas quantidades do ácido em pó.

ácido cítrico em pó é amplamente utilizado em vários tipos de agentes de limpeza. Devido à sua capacidade de suavizar a água, o pó pode ajudar a criar a espuma borbulhante que muitos consumidores esperam dos produtos de limpeza. Pode-se misturar seu próprio produto simplesmente adicionando o pó à água, embora devamos primeiro procurar instruções online; muito ácido cítrico na mistura pode danificar algumas superfícies. Muitos consumidores tiveram sucesso ao limpar máquinas de lavar louça, cafeteiras e outros aparelhos com ácido cítrico em pó e água. Como o ácido pode ser consumido em pequenas quantidades, esse método de limpeza deve ser seguro.

ácido cítrico em pó pode ser encontrado em muitas lojas de vitaminas e lojas de alimentos naturais. Vários fabricantes diferentes vendem online em grandes quantidades. Os consumidores podem, no entanto, desejar verificar a confiabilidade de um fabricante antes de comprá-lo, visto que versões baratas e não próprias para alimentos do produto estão disponíveis. Normalmente, é uma boa ideia ler as avaliações dos clientes disponíveis nos sites da maioria dos varejistas.

O que é o ciclo do ácido cítrico?

ciclo do ácido cítrico é uma série de reações químicas que ocorrem durante a respiração celular, o processo pelo qual as células dos organismos produzem energia.

É também conhecido como ciclo de Krebs ou ciclo do ácido tricarboxílico. No ciclo, uma série de reações químicas geradoras de energia são catalisadas, ou aceleradas, por várias enzimas. Normalmente, os alunos estudam primeiro o ciclo do ácido cítrico nas aulas de biologia do ensino médio avançado ou nas aulas introdutórias de biologia na faculdade. Em seguida, é abordado com mais detalhes nas aulas de bioquímica, pois é um processo inerentemente químico.

Existem muitas reações químicas complexas diferentes no ciclo, a maioria das quais envolve moléculas compostas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Existem aproximadamente dez etapas no ciclo, e cada etapa é catalisada por uma enzima diferente. Imediatamente antes do ciclo do ácido cítrico, um processo chamado glicólise produz piruvato, uma molécula que contém energia que é posteriormente quebrada em energia utilizável à medida que o processo de respiração celular prossegue.

O ciclo do ácido cítrico quebra as moléculas de piruvato em moléculas de NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) e ATP (Adenosina Trifosfato), ambas contendo uma quantidade significativa de energia que pode ser acessada rapidamente pelo corpo. A maioria das moléculas energéticas produzidas durante a respiração celular são, por meio de uma série de processos metabólicos, derivadas das moléculas de glicose (açúcar).

A respiração celular é geralmente um processo aeróbio, o que significa que usa oxigênio. Se houver oxigênio, o piruvato produzido por meio da glicolose prosseguirá normalmente no ciclo do ácido cítrico para ser dividido em NADH e ATP (trifosfato de adenosina). Se não houver oxigênio presente, entretanto, o piruvato inicia um processo denominado fermentação. A fermentação não utiliza oxigênio, ou seja, é um processo anaeróbio.

A fermentação é um processo de produção de energia muito menos eficiente do que o ciclo do ácido cítrico; não produz energia suficiente para sustentar um organismo por um período de tempo prolongado.

Na maioria dos organismos multicelulares complexos, o ciclo do ácido cítrico ocorre na mitocôndria, uma organela produtora de energia que existe dentro das células.

As mitocôndrias são os principais produtores de ATP, que as células são capazes de utilizar para obter energia de forma muito eficiente.

Alguns processos na respiração celular ocorrem fora da mitocôndria e outros ocorrem quando as moléculas são transportadas através da membrana da mitocôndria.

O ciclo do ácido cítrico ocorre na matriz da mitocôndria, que contém as muitas enzimas diferentes que catalisam muitas das reações químicas envolvidas no ciclo e no restante da respiração celular.

O ciclo do ácido cítrico normalmente ocorre dentro da mitocôndria

O Ácido Cítrico está presente no limão

Fonte: www.healthline.com/encrypted-tbn0.gstatic.com/www.merriam-webster.com/www.wisegeek.org/modernistpantry.com/www.showakako.co.jp/www.chemicalsafetyfacts.org

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Benzoato de Sódio

PUBLICIDADE Definição O benzoato de sódio é um pó branco, cristalino ou granular, solúvel em água, usado …

Ácido Pirúvico

PUBLICIDADE Definição – Ácido pirúvico Em Química, o ácido pirúvico é um líquido incolor com um cheiro …

Ácido Hidroxicítrico

PUBLICIDADE O ácido hidroxicítrico é uma substância química semelhante ao ácido cítrico. Pode ser encontrada em cascas …