Breaking News
Home / Química / Energia Química

Energia Química

PUBLICIDADE

Definição de Energia química

Energia química, energia armazenada nas ligações de compostos químicos.

energia química pode ser liberada durante uma reação química, muitas vezes sob a forma de calor, tais reações são chamadas de exotérmicas. As reações que requerem uma entrada de calor para prosseguir podem armazenar parte dessa energia como energia química em ligações recém formadas. A energia química dos alimentos é convertida pelo corpo em energia mecânica e calor. A energia química no carvão é convertida em energia elétrica em uma usina de energia. A energia química em uma bateria também pode fornecer energia elétrica por meio de eletrólise.

Energia química

energia química é liberada quando os vínculos se formam em uma reação química, produzindo frequentemente o calor como subproduto (reação exotérmica).

Há dois termos importantes a serem conhecidos no estudo da energia química:

1. Exoérgico: uma reação nuclear exotérmica (exoérgica) é uma reação que libera energia quando se formam ligações químicas.

2. Endoérgico: uma reação endotérmica (ou endoérgica) é aquela que requer uma entrada de energia para ocorrer. Note-se que a energia é muitas vezes necessária para quebrar as obrigações antes de formar novos títulos. Exemplo: durante a fotossíntese, a energia do sol é necessária / usada para quebrar as ligações CO2 H2O. A glicose é produzida e a ligação de O2 é formada como resultado.

Baterias, biomassa, petróleo, gás natural e carvão são exemplos de energia química armazenada. Geralmente, uma vez que a energia química é liberada de uma substância, essa substância é transformada em uma substância inteiramente nova.

Por exemplo, quando um explosivo dispara, a energia química armazenada nele é transferida para os ambientes como energia térmica, energia sonora e energia cinética.

Vamos ver um bom exemplo na ilustração da lareira abaixo:

Energia Química
Energia química

A madeira seca é uma loja de energia química. Quando o fogo é aplicado à madeira, as moléculas nos fragmentos de madeira reagem com o oxigênio (ar). Esta reação resulta em novas ligações químicas de dióxido de carbono, monóxido de carbono e água.

À medida que queima na lareira, a energia química é liberada e convertida em energia térmica (calor) e energia luminosa. Observe que a madeira agora se transforma em cinzas (uma nova substância).

A comida também é um bom exemplo de energia química armazenada. Essa energia é liberada durante a digestão. As moléculas em nossa comida são divididas em pedaços menores. À medida que os vínculos entre esses átomos se soltam ou quebram, ocorrerá uma reação química e novos compostos serão criados.

Quando os laços se quebram ou afrouxam, a oxidação ocorre quase que instantaneamente.

O que é Energia Química?

Cientificamente, a energia é definida como a capacidade de fazer o trabalho.

Embora existam muitas formas de energia, elas podem ser agrupadas em duas categorias: energia potencial ou energia armazenada e energia cinética, ou energia do movimento. A energia química é uma forma de energia potencial e é possuída por coisas como alimentos, combustíveis e baterias.

Dentro de cada categoria de energia, existem muitas formas diferentes de energia.

energia química é uma forma de energia potencial, juntamente com energia mecânica, energia gravitacional, energia nuclear e energia elétrica. Todas essas formas de energia são armazenadas dentro de um objeto e são convertidas em formas de energia cinética quando uma força ou mudança é aplicada.

As diferentes formas de energia cinética são a energia radiante, que inclui luz, raios-x e ondas de rádio, calor, movimento e som.

Conforme afirmado pela primeira lei da termodinâmica, a energia não pode ser criada nem destruída, ele só pode ser convertido de uma forma para outra.

Durante as reações químicas, as moléculas podem ser criadas ou destruídas. Se um produto é criado, a energia química é armazenada nas ligações que compõem as moléculas. Se algo é quebrado, a energia química é liberada, geralmente como calor. Se uma reação libera energia, ela é chamada de exotérmica, e se absorve energia, ela é chamada de endotérmica.

Um exemplo de energia química é o encontrado nos alimentos que comemos. A energia é armazenada nas ligações das moléculas que compõem o alimento.

Quando comemos o alimento, as grandes moléculas são divididas em moléculas menores que podem ser usadas pelas células do corpo. O processo de quebrar e usar o alimento por nossas células é chamado de respiração. Durante a respiração, a energia química é convertida em calor, energia cinética e outras formas de energia química, como as armazenadas nas células de gordura em nosso corpo.

A comida é apenas um exemplo de combustível – é como os animais, incluindo os humanos, alimentam seus corpos. Outras formas de combustível incluem madeira e produtos químicos, como o petróleo. Quando a madeira é queimada, a energia química dentro das células da queima de madeira e do calor é liberada.

No motor de um carro ou caminhão, a energia na gasolina é convertida em calor e movimento, para fazer o carro se mover.

A energia cinética também pode ser convertida em energia potencial. Durante o processo de fotossíntese realizado por plantas, energia radiante ou a luz do sol, é convertido em energia química, que é armazenada dentro da planta. Quando os animais comem as plantas, ocorre a reação inversa. Os laços estão quebrados, o que libera a energia química armazenada para os animais serem usados.

Fonte: www.eschooltoday.com/www.britannica.com/www.wisegeek.org/www.colegiosaofrancisco.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dopamina

PUBLICIDADE A dopamina é um neurotransmissor, uma das substâncias químicas responsáveis ​​pela transmissão de sinais …

Antagonista

PUBLICIDADE Um antagonista do receptor é um tipo de ligante receptor ou droga que bloqueia …

Agonista

Definição PUBLICIDADE Um agonista é uma molécula que pode se ligar e ativar um receptor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.