Breaking News
Home / Química / Tripolifosfato de sódio

Tripolifosfato de sódio

PUBLICIDADE

Definição

O tripolifosfato de sódio é um composto inorgânico com a fórmula Na5P3O10 e o sal cristalino de sódio do pentaanião polifosfato.

O tripolifosfato de sódio (STPP) é um sal alcalino que eleva o pH de carnes e frutos do mar, o suficiente para aumentar sua capacidade de retenção de água.

É utilizado como componente de uma ampla gama de produtos domésticos e industriais, principalmente detergentes e é suspeito de contribuir para a poluição da água.

É também conhecido como sal pentassódico ou ácido trifosfórico.

A maioria das formas de gel, líquido, tablete e pó de detergente para lavar roupas e lava-louças contém tripolifosfato de sódio (STPP).

Como alimento, é geralmente considerado seguro, mas grandes quantidades ingeridas do produto podem ser tóxicas.

O Fosfato de sódio é um termo abrangente que se refere a várias combinações de sódio (sal) e fosfato (um produto químico inorgânico formador de sal).

É frequentemente usado como aditivo na fabricação de alimentos processados. Também é um ingrediente em muitos produtos domésticos e medicamentos. Para algumas pessoas, o fosfato de sódio pode ser usado para preparar o intestino antes da colonoscopia.

O que é tripolifosfato de sódio?

O tripolifosfato de sódio (STPP) é um produto químico que tem muitos usos na indústria, desde um ingrediente em produtos de limpeza até um conservante de alimentos.

Também conhecida por nomes alternativos como sal pentassódico ou ácido trifosfórico, a substância se enquadra na classificação Geralmente considerada segura, o que significa que o uso anterior do produto químico não apresentou riscos à saúde.

Também pode ser encontrado em algumas tintas e produtos cerâmicos, entre outros usos.

Química

Estruturalmente, o tripolifosfato de sódio (STPP) é composto de cinco átomos de sódio, três átomos de fósforo e dez átomos de oxigênio unidos.

É comumente feito pela mistura de fosfato monossódico e fosfato dissódico para produzir um pó cristalino branco que não tem cheiro e se dissolve facilmente em água.

Essas características úteis o tornam adequado para uma variedade de usos.

Poder de limpeza

Um dos usos comuns do tripolifosfato de sódio (STPP) é como ingrediente em detergentes e sabões.

A maioria das formas de gel, líquido, tablete e pó de detergente para lavar roupas e lava-louças o contém.

Sua principal função é permitir que os surfactantes, que são moléculas que ajudam a dissolver a sujeira da superfície, trabalhem com todo o seu potencial.

O produto químico também pode amolecer a água dura para facilitar a formação de espuma e limpeza, e ajuda a evitar que a sujeira grude nas superfícies do objeto que está sendo limpo.

Muitos produtos de limpeza domésticos em geral, incluindo limpadores de superfície e de banheiro, contêm tripolifosfato de sódio (STPP).

Aplicações Alimentares

O tripolifosfato de sódio também é usado para conservar alimentos como carnes vermelhas, aves e frutos do mar, ajudando-os a reter sua maciez e umidade durante o armazenamento e transporte.

Alimentos para animais de estimação também podem ser tratados com ele, atendendo ao mesmo propósito geral que na alimentação humana.

O tripolifosfato de sódio (STPP) também tem sido usado para ajudar a preservar a qualidade de bebidas como leite e sucos de frutas.

Como o tripolifosfato de sódio pode melhorar a aparência de frutos do mar como camarão e vieiras, existe a preocupação de que vendedores inescrupulosos possam vender produtos que não são frescos para consumidores que não conseguem ver os sinais de que os itens começaram a estragar.

Embora não possa ser usado especificamente para essa finalidade, esse produto químico também se mantém na água, tornando os frutos do mar mais pesados e, portanto, mais caros.

Alguns especialistas em qualidade de alimentos recomendam pedir a um peixeiro ou outro vendedor frutos do mar que não tenham sido tratados com esse produto químico.

Algumas lojas marcarão os produtos que não foram expostos ao tripolifosfato de sódio (STPP) como “secos”.

Outros usos

As características químicas do tripolifosfato de sódio (STPP) são usadas em tintas para manter os pigmentos uniformemente dispersos e em cerâmicas para distribuir uniformemente a argila.

As fábricas de papel o usam como um agente resistente ao óleo ao revestir o papel e também pode ser usado como um agente de curtimento de couro.

Devido à sua ação de limpeza, também pode ser um ingrediente de creme dental.

Perfil de Segurança

Embora o tripolifosfato de sódio seja geralmente considerado seguro, em quantidades muito elevadas (como a ingestão de grandes quantidades do produto químico puro), pode ser tóxico.

Os fabricantes de produtos químicos fazem tripolifosfato de sódio de qualidade industrial e alimentar para o mercado; grau alimentício contém menos impurezas.

Existe alguma preocupação pública sobre a presença de conservantes artificiais como o tripolifosfato de sódio (STPP) nos alimentos, mas a maioria das pesquisas atuais sugere que não parece causar problemas de saúde nas quantidades normalmente ingeridas.

Usos culinários

O tripolifosfato de sódio (STPP) é usado como conservante para aves, carnes e frutos do mar.

Também é adicionado, junto com outros polifosfatos de sódio, aos queijos processados como emulsificante.

Os polifosfatos são cadeias de fósforo e oxigênio com carga negativa que atraem as moléculas de água. Quando adicionados ao queijo, eles removem o cálcio da matriz de caseína e também se ligam à caseína, trazendo umidade com eles.

O efeito é que os polifosfatos soltam a matriz proteica ajudando a manter a mistura emulsionada e garantindo uma fusão uniforme.

Isso se aplica a outros usos, como carnes forçadas: o tripolifosfato de sódio (STPP) ajudará a evitar que aves, peixes ou carnes se tornem gordurosas e se quebrem durante o aquecimento.

Tripolifosfato de sódio
Tripolifosfato de sódio

Fonte: www.ewg.org/go.drugbank.com/www.agchemigroup.eu/www.drugs.com/www.nippon-chem.co.jp/www.chefsteps.com/www.wisegeek.org/www.healthline.com/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ácido Carbônico

PUBLICIDADE Definição de Ácido carbônico O Ácido carbônico ((H2CO3) é uma espécie crucial no equilíbrio entre o …

Formalina

PUBLICIDADE Definição de Formalina A formalina é uma solução aquosa (água) de formaldeído a 37%, um gás pungente, com …

Oxidação

PUBLICIDADE Definição de Oxidação A oxidação é a perda de elétrons durante a reação de uma molécula, …