Acetato

Definição

O acetato é mais frequentemente reconhecido como um composto derivado do ácido acético.

Formas de acetato podem ser encontradas em produtos como removedor de esmalte.

O que é

Um acetato é um composto químico derivado do ácido acético, ou vinagre doméstico comum, o produto de fermentação do vinho.

A estrutura química do ácido consiste em um grupo metil (CH3) ligado a um grupo ácido carboxílico (COOH). Quando o hidrogênio do ácido carboxílico do ácido acético é removido, o restante, CH3COO-, é chamado de “acetato” (abreviado, -Ac).

Existem formas orgânicas e inorgânicas de acetato. Um exemplo do primeiro é o éster etílico, ou removedor de esmalte oleoso das unhas, enquanto o sódio é um acetato inorgânico.

Um dos polímeros mais conhecidos e comercialmente importantes é o acetato de polivinil plástico (PVA).

Estes derivados do ácido acético encontram aplicações muito diversificadas.

Juntamente com seu uso mais importante como agente tampão, o acetato de sódio pode ser encontrado em ambiente hospitalar, onde é usado no tratamento intravenoso da condição metabólica com baixo teor de sódio, hiponatremia. É amplamente utilizado como agente aromatizante em alimentos, incluindo doces de conveniência, como sal e vinagre.

Curiosamente, o mesmo composto pode ser usado para fazer uma forma incomum de aquecedor manual ou almofada de aquecimento.

No manuseio de resíduos, o acetato de sódio é usado para neutralizar a água contaminada com ácido sulfúrico ácido por meio da reação de troca: NaAc + H2SO4 ? Na2SO4 + HAc, ou acetato de sódio mais ácido sulfúrico fornece sulfato de sódio mais ácido acético.

Uma classe de reações químicas muito importantes na natureza é a reação de biossíntese de acetato. Nesse processo, a complexidade química das moléculas é aumentada através da adição enzimática de moléculas de ácido acético, geralmente mediadas por bactérias. Esse processo é chamado para substituir certas reações sintéticas mais caras, principalmente na indústria de aromas.

Um exemplo é a produção de óleo de banana, que pode ser fabricado utilizando uma bactéria manipulada, Esicherichia coli. Apenas entender o processo também está se mostrando valioso, permitindo uma pesquisa bem-sucedida em andamento sobre a preservação de delicados ésteres de morango através do uso de atmosfera controlada (CA).

O nitrato de celulose já foi a variedade de filme padrão usada pela indústria cinematográfica – até cerca da década de 1940. Essa substância é instável e altamente inflamável; os fogos de nitrato de celulose são difíceis de extinguir e produzir gases perigosos, incluindo óxidos de nitrogênio corrosivos e monóxido de carbono.

Muitos filmes importantes produzidos sobre nitrato de celulose foram perdidos para sempre devido à oxidação degradativa. Os filmes mais recentes empregam acetato de celulose, o chamado “filme de segurança”. Infelizmente, mesmo este filme aprimorado está sujeito a degradação, embora possa ser preservado por mais de um século se armazenado em condições frias e secas.

O que é acetato de celulose?

O acetato de celulose é uma substância sintética derivada do composto orgânico que ocorre naturalmente – a celulose.

A celulose é o principal ingrediente estrutural das plantas e geralmente é considerado o composto orgânico mais comum na Terra.

O acetato de celulose é fabricado a partir de polpa de madeira por um processo de purificação.

É uma substância renovável e biodegradável, fornecendo uma fonte barata de fibra de qualidade que pode ser usada em muitos processos de fabricação.

Além de sua importância como fibra sintética, particularmente para uso na indústria de roupas, o acetato de celulose tem várias outras aplicações. Isso inclui fita magnética de computador, curativos cirúrgicos absorventes e alguns tipos de adesivos. O filme de acetato de celulose também é usado na fotografia. Às vezes, as fibras feitas dessa substância são confundidas com triacetato de celulose, um composto semelhante que contém uma proporção maior de celulose. O propionato de acetato de celulose é outra substância semelhante, usada para fabricar vários itens de plástico, como armações para óculos, embalagens de blisters e cabos de plástico, como aqueles em talheres ou ferramentas.

A produção comercial deste composto é geralmente realizada tratando a celulose na forma de polpa de madeira com vários produtos químicos. Principal entre estes é o ácido acético.

O anidrido acético também costuma ser usado no tratamento, juntamente com o ácido sulfúrico. Esse processo é chamado acetilação e, em nível molecular, os átomos de hidrogênio das moléculas de celulose estão sendo substituídos por grupos acetil, um grupo molecular à base de carbono. Após a acetilação, a substância pode ser dissolvida e depois girada em sua forma fibrosa para produzir o produto final têxtil.

O processo de acetilação foi descoberto há 1865 por um químico chamado Paul Schützenberger, que trabalhava na França.

No entanto, não foi patenteado como um processo industrial até 1894, por Charles Cross e Edward Bevan no Reino Unido.

A partir da década de 1920, o acetato de celulose está em produção comercial.

Quando usada em roupas, essa fibra é macia e resiliente, drapeada e permite que a pele “respire”.

Alguns outros benefícios desse tipo de fibra incluem sua resistência ao encolhimento quando lavado, suas qualidades hipoalergênicas e sua resistência ao oídio e a alguns fungos. Nas linhas de produção modernas, essas fibras são frequentemente misturadas com outras substâncias, como algodão, seda, nylon ou lã.

A demanda por fibra de acetato de celulose diminuiu nos últimos anos devido à descoberta de várias fibras de poliéster.

O que é acetato de sódio?

Acetato de sódio, ou etanoato de sódio, é o sal de sódio derivado do ácido acético.

O acetato de sódio é uma substância que pode ser facilmente fabricada a partir de vinagre e bicarbonato de sódio.

À medida que a mistura esfria abaixo do seu ponto de fusão, ela cristaliza. A cristalização é um processo exotérmico; portanto, os cristais realmente produzem calor, dando à substância seu nome comum, gelo quente.

O composto tem uma variedade de usos industriais e domésticos.

Na indústria de alimentos, o etanoato de sódio é usado como conservante e decapante. Por ajudar os alimentos a manter um pH específico, o sal pode proibir o crescimento de bactérias indesejadas. No processo de decapagem, são usadas grandes quantidades do produto químico, servindo não apenas para proteger os alimentos dos microorganismos, mas também aumentando o sabor do produto alimentar.

Como limpador, o acetato de sódio neutraliza altos níveis de ácido sulfúrico encontrado no escoamento da fábrica. Mantém superfícies metálicas brilhantes, erradicando ferrugem e manchas.

Pode até ser encontrado em soluções de curtimento de couro e tratamentos de desenvolvimento de fotografia.

O acetato de sódio também desempenha um papel na indústria da saúde. Diluído, pode ser usado como uma solução salina alternativa ao cloreto de sódio nas IVs. Embora os riscos para o uso de acetato de sódio sejam mínimos, vale a pena conhecer. Antes de poder ser adicionado a um IV, o acetato de sódio deve ser diluído. O paciente deve receber a solução lentamente para evitar retenção de água e desequilíbrio de eletrólitos.

Para pacientes com problemas renais, o alumínio encontrado nesta solução pode ser tóxico. Apesar desses riscos, a solução foi considerada segura para todas as idades dos pacientes.

Muitas pessoas podem ter uma forma de acetato de sódio em casa sem nem mesmo saber, pois o composto é frequentemente usado em almofadas de aquecimento. Altamente saturado em água, ele permanece em forma líquida até que um disco de metal suspenso na solução seja dobrado e flexionado. Isso é feito facilmente, trabalhando o bloco com as mãos.

Anexadas ao disco de metal estão algumas moléculas cristalizadas que são liberadas pelo movimento do disco.

Eles causam uma reação em cadeia rápida com as outras moléculas na solução que solidificam rapidamente e emitem calor. O calor pode aliviar dores quando colocado nos músculos doloridos.

Embalagens menores podem ser usadas como aquecedores de bolso durante o inverno. Esses pacotes são reutilizáveis quando o gelo quente retorna ao seu estado líquido quando o pacote é submerso em água fervente e é permitido retornar gradualmente à temperatura ambiente.

História do acetato

A segunda fibra manufaturada mais antiga nos EUA, depois do rayon, o acetato foi usado pela primeira vez na França como verniz de asa de avião e posteriormente desenvolvido como fibra no Reino Unido em 1923.

Desenvolvido para ser usado como tecido nos EUA em 1924, o acetato não podia ser produzido em massa até os químicos resolverem os problemas de tingimento do tecido.

Inicialmente, certos vapores e poluentes faziam o tecido desbotar ou descolorir. Enquanto os químicos resolviam os problemas para que o tecido pudesse ser tingido, alguns acetatos ainda descolam quando expostos a poluentes.

Fonte: www.acs.org/www.google.com/www.interplexindia.com/www.sciencedirect.com/www.wisegeek.org/www.ariel.co.uk/fetcheyewear.com/mrtx.co.jp/www.oxfordlearnersdictionaries.com