Breaking News
Home / Química / Cristalização Fracionada

Cristalização Fracionada

PUBLICIDADE

Definição

Cristalização Fracionada é o processo de separação dos componentes de uma solução na base das suas solubilidades diferentes, por meio de evaporação da solução até que o componente menos solúvel cristaliza.

O que é

Cristalização Fracionada é o processo pelo qual um composto químico é separado em componentes por cristalização. Na cristalização fraccionada o composto é misturado com um solvente, aquecido e depois arrefecido gradualmente de modo que, à medida que cada um dos seus componentes constituintes cristaliza, pode ser removido na sua forma pura a partir da solução.

Cristalização fracionada: Adiciona-se um líquido que dissolva todos os sólidos. Por evaporação da solução obtida, os componentes cristalizam-se separadamente.

Química

Em química, a cristalização fraccionada é um método de refinação de substâncias com base nas diferenças de solubilidade.

Fracciona através de diferenças na cristalização (formação de cristais).

Se uma mistura de duas ou mais substâncias em solução é deixada cristalizar, por exemplo, deixando a temperatura da solução diminuir, o precipitado conterá mais da substância menos solúvel.

A proporção de componentes no precipitado dependerá dos seus produtos de solubilidade.

Se os produtos de solubilidade forem muito semelhantes, será necessário um processo em cascata para efetuar uma separação completa.

Esta técnica é frequentemente utilizada em engenharia química

A Cristalização Fracionada

Charles Darwin em 1844 sugeriu pela primeira vez a possibilidade de que a cristalização fraccionada desempenhasse um papel na formação de rochas ígneas.

Este é o processo pelo qual os sólidos, geralmente cristais, que formam a partir de um líquido são impedidos de reagir com o líquido.

Evidência para a Cristalização Fracionária:

1. Alterações observadas na composição de massa de líquido, por exemplo, um único fluxo vulcânico ou dentro de um único vulcão.

2. Zoneamento em minerais – a maioria dos minerais de silicato cristalizados em sistemas ígneos exibem evidências de zonação, que refletem mudanças na composição.

3. Jantes de Reação – produzidas por reação química entre cristais e mudanças líquidas ou súbitas em T e P.

Por exemplo, as bordas de piroxeno na olivina resultam quando o líquido que contém a olivina fica saturado em relação à sílica como resultado do crescimento de olivina.

Mg 2 SiO 4 + SiO2 ===> 3 2MgSiO

Na cristalização fraccionada os sólidos são removidos ou isolados do líquido, resultando no líquido restante ou residual com uma nova composição.

Por exemplo, basalto líquido cristaliza olivina (Mg 2 SiO 4) que é subsaturadas em relação ao SiO2, fazendo com que o em líquido inicial para tornar-se esgotada em Mg e enriquecida em Si, o que resulta em menos de Mg e mais Si em que o líquido, depois de formar a olivina .

Se a olivina é agora removida do sistema, o líquido residual é agora esgotado em Mg e enriquecido em Si comparado com o líquido original.

Separação de Misturas

A cristalização fracionada é um modo de separação de misturas.

Util na maioria das vezes em processos de purificação de sais.

Baseia-se no fato de que as diversas substancias possuem diferentes graus de solubilidades a diferentes temperaturas. Controlando a temperatura e os componentes ionicos da misturas podemos fazer com que se precipite determinada substancia preferencialmente a outra.

Fonte: www.dictionary.com/brocku.ca/www.colegiosaofrancisco.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dopamina

PUBLICIDADE A dopamina é importante para muitos dos nossos comportamentos diários. Ela desempenha um papel …

Antagonista

PUBLICIDADE Um antagonista do receptor é um tipo de ligante receptor ou droga que bloqueia …

Agonista

Definição PUBLICIDADE Um agonista é uma molécula que pode se ligar e ativar um receptor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.