Breaking News
Home / Química / Iodeto

Iodeto

PUBLICIDADE

Definição

Iodeto é a forma química na qual o iodo na dieta é reduzido antes de ser absorvido pela parede intestinal na corrente sanguínea e transportado pelo sangue para a glândula tireoide.

O que é

O iodeto é uma forma de iodo que carrega uma carga atômica ligeiramente diferente e normalmente é quimicamente ligada a um elemento de potássio ou sódio.

Enquanto muitas pessoas usam as duas palavras de forma intercambiável, isso não é exatamente correto. Um átomo de iodo não possui a carga negativa que é encontrada com um íon iodeto. Além disso, existem alguns aplicativos para iodo que não são adequados para este formulário e vice-versa.

Existem vários compostos de iodeto diferentes que são utilizados para diversos fins. Hidrogênio e iodeto de potássio são dois exemplos de íons que podem ser usados em aplicações antioxidantes.

O iodeto de sódio pode ajudar na preservação de tecidos e materiais similares. Outras formas incluem prata, nitrogênio e iodeto de carbono. Muitas dessas variações ocorrem naturalmente, mas também podem ser criadas em laboratório.

Uma aplicação médica de íons iodeto é no tratamento de tireoide hiperativa. Essencialmente, o íon pode ajudar a bloquear a liberação do excesso de hormônio tireoidiano na corrente sanguínea, ajudando a conter sintomas como ansiedade e agitação nervosa. No entanto, deve-se notar que seu uso neste aplicativo raramente é realizado como um tratamento independente.

Como o hipertireoidismo normalmente manifesta vários sintomas diferentes, o iodeto é geralmente um ingrediente dos medicamentos que abordam a tarefa de gerenciar os sintomas e restaurar o equilíbrio da produção de hormônios da tireoide.

Além disso, alguns tratamentos modernos da tireoide renunciam completamente ao uso desse íon, observando que o efeito de bloqueio pode sair pela culatra depois que os tratamentos são interrompidos.

O iodeto é uma substância natural que aparece em toda a natureza. Uma das porções mais ricas está nos oceanos. As algas são uma excelente fonte.

As células das algas requerem algum tipo de revestimento protetor para prosperar.

O iodeto é um dos componentes que ajudam a fornecer essa proteção. O plâncton também serve como um depósito rico, além de conter selênio e vários ácidos graxos.

O que é iodo e por que precisamos dele?

O iodo é um micronutriente vital necessário em todas as fases da vida.

O iodo está localizado principalmente na glândula tireoide (70-80%), mas também é armazenado em outros locais, como pele, músculo e gordura.

O iodo é essencial para a síntese dos hormônios tireoidianos triodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regular o padrão metabólico de todas as células que possuem DNA (ou seja: glóbulos vermelhos maduros não possuem DNA) e desempenhar um papel vital no processo de crescimento e desenvolvimento precoce da maioria dos órgãos, especialmente o cérebro.

Como o iodo é tão essencial à vida e a deficiência parece ser generalizada, a suplementação é comumente recomendada pelos médicos.

Duas formas de iodo são oferecidas nos produtos de iodo; no entanto, ainda restam dúvidas sobre as reivindicações do rótulo que indicam a presença de iodo (I2), que pode não estar presente ou disponível após a digestão.

O que é iodeto de potássio?

O iodeto de potássio é o ingrediente ativo das “pílulas de precipitação”, pílulas que impedem o acúmulo de iodo radioativo na tireoide, o que pode causar câncer de tireoide.

Comprimidos de iodeto de potássio ou pó de iodeto de potássio devem ser consumidos em doses regulares, se alguém puder ser exposto à radiação, como durante uma guerra nuclear.

A dosagem oral recomendada é de 16 mg para bebês com menos de um mês de idade, 32 mg para bebês de 1 a 36 meses, 65 mg para crianças de 3 a 12 anos e 130 mg para adultos.

O iodeto de potássio tem um gosto ruim e é um irritante leve. Deve ser manuseado com luvas para evitar irritações na pele. Para torná-lo mais agradável, misture com água com açúcar ou apenas água.

É importante perceber que o iodeto de potássio não protege alguém de ser danificado pela radiação, apenas diminui a chance de acumularem-se na glândula tireoide vestígios de iodo radioativo inalado ou ingerido (liberados em explosões ou acidentes nucleares no nível do solo) e causar câncer.

Como a tireoide pode conter apenas uma quantidade limitada de iodeto, o sal de iodeto de potássio mantém a tireóide ocupada, impedindo a concentração de iodo radioativo que é engolido.

O tipo de iodo usado para limpar feridas, o iodo molecular, é venenoso, não oferece benefícios de proteção e nunca deve ser consumido.

A capacidade do iodeto de potássio para prevenir o câncer de tireoide durante emergências radiológicas foi comprovada após o desastre do reator nuclear de Chernobyl em abril de 1986, quando 10,5 milhões de crianças e 7 milhões de adultos na Polônia receberam uma solução saturada de iodeto de potássio como medida profilática contra o acúmulo de substâncias radioativas. iodo na tireóide.

O FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) dos EUA aprovou o uso de iodeto de potássio como proteção contra o câncer de tireóide em 1982.

Existem outras etapas a serem tomadas para evitar o envenenamento por radiação em um abrigo de precipitação com alto fator de proteção. Além de garantir que o telhado esteja coberto com pelo menos 0,91 centímetros de terra, certifique-se de filtrar toda a água através de uma lata ou barril de duas pontas contendo dois pés de terra escavados a mais de dez centímetros abaixo do solo. A filtragem do ar não é uma alta prioridade, pois as partículas de precipitação mais perigosas são pesadas, do tamanho de pequenas pedras e não flutuam para um abrigo. Pequenas partículas de precipitação em aerossol representam perigo mínimo.

Uma aplicação mais útil para filtros seria excluir moscas, mosquitos e outras pragas de um abrigo. Os filtros não devem bloquear muito o fluxo de ar, pois a ventilação (incluindo um grande orifício de exaustão) provavelmente é uma das principais prioridades em qualquer abrigo de precipitação cheio ou pequeno.

O que é sal iodado?

O sal iodado é um sal fortificado com o iodo mineral essencial. Uma embalagem sempre será claramente marcada, indicando que contém iodo na dieta.

O sal que não contém iodo também pode ser rotulado com cuidado, especialmente quando o sal iodado é muito comum, para garantir que o consumidor saiba que ele ou ela não receberá iodo na dieta dessa embalagem específica de sal.

O iodo parece ter um impacto importante na saúde da glândula tireoide.

Uma glândula tireoide não saudável pode levar a uma série de condições, incluindo bócio, um inchaço da glândula tireoide que se manifesta como um nódulo no pescoço. Uma condição chamada cretinismo, caracterizada por atrasos no desenvolvimento e no desenvolvimento mental, também é causada pela deficiência de iodo.

O papel da ingestão de iodo nessas duas condições foi reconhecido no século 20 e, como são totalmente evitáveis através da dieta, os defensores da saúde pública esperam eliminá-los completamente em algum momento.

Muitas coisas são fontes naturais de iodo. Peixes de água salgada e vegetais do mar, por exemplo, contêm quantidades abundantes de iodo.

O material também pode ser encontrado em plantas cultivadas em solos ricos em materiais oceânicos e em animais pastando nesses solos. Em algumas regiões do mundo, no entanto, o acesso ao iodo é limitado e condições como o bócio são epidêmicas.

Nos Estados Unidos, isso começou a ser reconhecido durante a Primeira Guerra Mundial, quando muitos jovens do Centro-Oeste foram declarados impróprios para o serviço devido à deficiência de iodo.

Isso levou a um amplo movimento para adicionar iodo ao sal. Alguns produtores de sal estavam inicialmente relutantes, mas em meados da década de 1920, o sal iodado era extremamente comum em muitos mercados americanos.

Dado o sucesso do sal iodado americano, outras nações também começaram a incluir o aditivo em seu sal, protegendo suas populações de condições totalmente evitáveis causadas pela deficiência de iodo.

O sal com iodo geralmente não tem um sabor visivelmente diferente, de acordo com os testes de sabor.

Portanto, a maioria das pessoas é incentivada a usar sal iodado, para garantir que eles recebam quantidades abundantes desse elemento vital.

Você não precisa de muito – cerca de 150 microgramas por dia é a dose diária recomendada, e uma colher de chá de sal iodado normalmente oferece cerca de 400 microgramas.

Alguns países também produzem sal com farinha para promover a saúde dental, e o sal também pode ser complementado com outros minerais da dieta.

Glândula tireóide humana
Uma deficiência de iodo pode afetar o funcionamento da glândula tireóide, que produz hormônios que
regulam a pressão sanguínea, a temperatura corporal, os batimentos cardíacos e o metabolismo do corpo

Fonte: www.cdc.gov/restorativemedicine.org/www.goodrx.com/www.wisegeek.org/ods.od.nih.gov/www.thyroid.org/www.nutritionaustralia.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Xileno

PUBLICIDADE Definição O termo xileno refere-se a um grupo de três derivados de benzeno, cada …

Processo Químico

PUBLICIDADE Definição de Processo Químico Os processos químicos, físicos e biológicos podem ser vistos como reações …

Cátodo

Cátodo

PUBLICIDADE Um cátodo é um eletrodo de metal carregado negativamente a partir do qual a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.