Breaking News
Home / Química / Destilação

Destilação

PUBLICIDADE

Destilação Simples

A destilação simples é um procedimento pelo qual dois líquidos com diferentes pontos de ebulição podem ser separados.

A destilação simples pode ser utilizada eficazmente para separar líquidos que têm pelo menos uma diferença de cinquenta graus nos seus pontos de ebulição.

À medida que o líquido a ser destilado é aquecido, os vapores que se formam serão mais ricos no componente da mistura que ferve à temperatura mais baixa.

Os compostos purificados ferverão e, assim, se transformarão em vapores, numa gama de temperaturas relativamente pequena (2 ou 3 ° C).

Observando cuidadosamente a temperatura no balão de destilação, é possível apresentar uma separação razoavelmente boa.

À medida que a destilação progride, a concentração do componente de ponto de ebulição mais baixo diminuirá de forma constante.

Eventualmente a temperatura dentro do aparelho começará a mudar. Um composto puro já não está a ser destilado. A temperatura continuará a aumentar até se aproximar o ponto de ebulição do composto de menor ponto de ebulição seguinte. Quando a temperatura se estabiliza novamente, pode ser recolhida outra fração pura do destilado. Esta fração de destilado será principalmente o composto que ferva na segunda temperatura mais baixa.

Este processo pode ser repetido até que todas as frações da mistura original tenham sido separadas.

O que é

A destilação é um processo de separação do componente ou substâncias de uma mistura líquida por evaporação seletiva e condensação.

A destilação pode resultar numa separação essencialmente completa (componentes quase puros), ou pode ser uma separação parcial que aumenta a concentração de componentes selecionados da mistura.

Em ambos os casos, o processo explora as diferenças na volatilidade dos componentes da mistura.

Na química industrial, a destilação é uma operação unitária de importância praticamente universal, mas é um processo de separação física e não uma reação química.

A destilação é um método comumente usado para purificar líquidos e separar misturas de líquidos em seus componentes individuais

Definição de Destilação

A destilação é um método amplamente utilizado para a separação de misturas à base de diferenças nas condições necessárias para alterar a fase das componentes da mistura.

Para separar uma mistura de líquidos, o líquido pode ser aquecido para forçar os componentes, os quais têm diferentes pontos de ebulição, para a fase gasosa. O gás é, em seguida, condensado de volta para a forma líquida e recolhida.

Repetindo o processo do líquido recolhido para melhorar a pureza do produto é chamado de destilação dupla.

Embora o termo seja mais comumente aplicado a líquidos, o processo inverso pode ser usado para separar gases por liquefação de componentes usando mudanças de temperatura e / ou pressão.

Em síntese: a destilação é o método de separação baseado no equilíbrio líquido-vapor de misturas.

Quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método adequado para purificá-las: basta que tenham volatilidades diferentes entre si, sendo necessário grandes quantidades de energia.

Usos da destilação

A destilação é utilizado para muitos processos comerciais, tais como a produção de gasolina, água destilada, xileno, álcool, parafina, querosene, e muitos outros líquidos.

O gás pode ser liquefeito e separado.

Por exemplo: nitrogênio, oxigênio e argônio são destilados do ar.

Tipos de Destilação

Os tipos de destilação incluem destilação simples, destilação fracionada (diferentes “frações” voláteis são recolhidas à medida que são produzidas), e destilação destrutiva (normalmente, um material é aquecido de forma a se decompor em compostos para a recolha).

Destilação Simples

A destilação simples pode ser utilizada quando os pontos de ebulição de dois líquidos são significativamente diferentes uns dos outros ou para separar líquidos de sólidos ou componentes não voláteis. Em destilação simples, aquece-se uma mistura para mudar o componente mais volátil de um líquido para vapor. O vapor sobe e passa para um condensador. Normalmente, o condensador é arrefecido (por exemplo, fazendo correr água fria ao seu redor) para promover a condensação do vapor, que é recolhido.

Destilação fracionada

A destilação fracionada é utilizada quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura estão próximos uns dos outros, como determinado usando a lei de Raoult. Uma coluna de fraccionamento é utilizada para separar os componentes utilizados numa série de destilações denominadas de retificação. Na destilação fracionada, aquece-se uma mistura para que o vapor suba e entre na coluna de fraccionamento. À medida que o vapor arrefece, condensa-se no material de embalagem da coluna. O calor do vapor ascendente faz com que este líquido se vaporize novamente, movendo-o ao longo da coluna e eventualmente produzindo uma amostra de maior pureza do componente mais volátil da mistura.

Enfim: para separarmos uma mistura de produtos, utilizamos de uma propriedade físico-química: o ponto de ebulição, ou seja, a certa temperatura o produto irá evaporar. A destilação fracionada é um processo de aquecimento, separação e esfriamento dos produtos.

Destilação a Vácuo

A destilação a vácuo é utilizada para separar os componentes que têm pontos de ebulição elevados. A diminuição da pressão do aparelho também reduz os pontos de ebulição. Caso contrário, o processo é semelhante a outras formas de destilação. A destilação a vácuo é particularmente útil quando o ponto de ebulição normal excede a temperatura de decomposição de um composto.

Processo de destilação

O processo de destilação começa com o aquecimento de um líquido até ao ponto de ebulição. O líquido se evapora, formando um vapor. O vapor é então arrefecido, usualmente passando-o através de tubos ou tubos a uma temperatura mais baixa. O vapor arrefecido condensa-se então, formando um destilado. O destilado é uma forma purificada do líquido original. Quando o líquido se evapora, muitas impurezas são deixadas para trás, por isso não estão presentes no destilado.

Os químicos utilizam a destilação para purificar os compostos em solução ou separar misturas de solutos. Por exemplo, diferentes compostos têm diferentes pontos de ebulição. Esta propriedade significa que um composto mais volátil irá evaporar a uma temperatura mais baixa do que um composto menos volátil.

Fonte: www.wiredchemist.com/chemistry.about.com/study.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Acido Palmítico

Ácido Palmítico

PUBLICIDADE Definição O ácido palmítico é um ácido gordo saturado comum encontrado em gorduras e ceras, incluindo …

Permetrina

PUBLICIDADE A permetrina é um composto químico sintético, juntamente com outros piretróides, semelhante ao produzido …

A água perfeitamente destilada contém apenas moléculas de hidrogênio e oxigênio.

Água Destilada

PUBLICIDADE Definição A água destilada é criada através do processo de destilação. Basicamente, no processo de destilação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.