Breaking News
Home / Química / Formamida

Formamida

PUBLICIDADE

Definição

Em química a formamida é um líquido límpido e picante usado em uma ampla variedade de processos industriais e científicos como solvente, estabilizador ou matéria-prima para síntese.

A formamida aparece como um líquido incolor com um leve odor de amônia. Mais denso que a água.

Ponto de congelamento 2,22 grau Celsius.

A formamida é a amida de ácido monocarboxílico mais simples, obtida por condensação formal de ácido fórmico com amônia. O pai da classe dos formaldeídos.

Tem a função de solvente.

É uma amida de ácido monocarboxílico, um composto de um carbono e um membro das formamidas. É derivado de um ácido fórmico.

Fórmula molecular: CH3NO ou HCONH2

A formamida é frequentemente adicionada ao fluido de hibridização para diminuir a temperatura de fusão de uma forma controlada e para evitar o uso de fornos ou banhos quentes enquanto a reação está ocorrendo.

O que é formamida?

A formamida, também conhecida como metanamida, é um derivado do ácido fórmico que pertence ao grupo de moléculas chamadas amidas.

Essas são moléculas baseadas em carbono que contêm um grupo carbonila – uma molécula de carbono duplamente ligada a uma molécula de oxigênio – com uma molécula de nitrogênio ligada a ela.

A fórmula química da formamida é CH3NO. É formado quando o carbono do grupo carbonila (C = O) se liga a um átomo de hidrogênio (H) e a um grupo amina (NH2).

Formamida
Formamida –
 Fórmula

Existem duas maneiras de produzir formamida.

A primeira maneira é adicionar amônia ao ácido fórmico para produzir um intermediário, o formato de amônio, que é então aquecido para produzir formamida.

Outra maneira de produzi-lo é adicionar amônia ao formato de metila, que produz a formamida, bem como o metanol.

Esta substância possui várias características físicas distintas.

Na sua forma natural, é um líquido límpido que é miscível com água, o que significa que pode ser misturado igualmente numa solução com água.

Tem um odor forte muito semelhante ao da amônia. Quando aquecido, ele se decompõe em monóxido de carbono e amônia. Se for aquecido rapidamente a altas temperaturas, pode formar cianeto de hidrogênio e vapor de água.

A formamida é um produto químico industrial que tem muitos usos diferentes em uma variedade de campos.

Em produtos farmacêuticos, é freqüentemente usado durante a produção de sulfa e algumas vitaminas.

A formamida também é usada na fabricação de papel, como amaciante para quebrar as fibras e amaciar diferentes tipos de papel.

Além disso, é capaz de dissolver compostos formados a partir de íons, por isso é freqüentemente usado como solvente.

Em genética e biologia molecular, esse produto químico é frequentemente usado para quebrar os ácidos nucléicos – as unidades que compõem o DNA e o RNA.

A decomposição do DNA e do RNA ocorre durante processos como o sequenciamento da molécula de DNA ou RNA, bem como a visualização das moléculas em um microscópio eletrônico.

Também é usado para formar complexos de DNA e DNA, DNA e RNA e RNA e RNA, chamados de hibridizações.

Existem questões de segurança que devem ser tratadas por qualquer pessoa que esteja usando a formamida.

É altamente corrosivo, pode causar queimaduras excessivas na pele e nos olhos e pode causar a morte se ingerido.

Este produto químico é conhecido por causar defeitos congênitos, portanto, deve ser evitado por mulheres nos estágios iniciais da gravidez.

Formamida – Solvente

A formamida é um solvente orgânico que permite a desnaturação e renaturação dos ácidos nucléicos à temperatura ambiente.

Isto é particularmente útil para protocolos onde os tempos de reação são longos e altas temperaturas danificariam a atividade biológica através de cisões de cadeia e depurinação, etc.

A formamida reduz a estabilidade térmica de ácidos nucleicos de fita dupla e é geralmente usada para renaturação de DNA ou hibridização de DNA-RNA.

A especificidade e a velocidade da reação são determinadas pela concentração de formamida e pela temperatura da reação.

Formamida – Composto

A formamida, a mais simples amida de ácido carboxílico, é um líquido viscoso, inodoro e incolor com ponto de fusão de 2 ºC e ponto de ebulição de 210 ºC. Quando é aquecido a 180 ºC à pressão atmosférica, entretanto, começa a se decompor em dióxido de carbono e amônia.

Em 1920, K H. Meyer e L. Orthmer descobriram que a formamida pode ser produzida aquecendo COe NHsob pressão – o inverso da reação de decomposição. Hoje, alguma formamida ainda é feita dessa maneira, mas o processo mais comum usa a reação do formato de metila com NH3.

O subproduto metanol é tratado com monóxido de carbono para produzir formato de metila adicional.

A formamida é usada como matéria-prima na fabricação de ésteres de formato, como um solvente ionizante, como um estabilizador de RNA em eletroforese em gel e na preservação de tecidos.

O mais intrigante é que pode ser um composto chave na origem da vida na Terra.

Em 2014, o químico S. Civiš e colegas do Instituto de Tecnologia da Europa Central (Brno, República Tcheca) simularam colisões de asteróides e meteoros bombardeando formamida e argila com um laser poderoso.

Eles produziram (entre muitos outros compostos) guanina, adenina, citosina e uracila – as quatro bases de nitrogênio que compõem o DNA.

A formamida é encontrada em grandes quantidades em todo o universo observável, dando credibilidade à ideia de que a vida na Terra pode ter se originado fora do planeta.

Resumo

A formamida, também conhecida como metanamida, é uma amida derivada do ácido fórmico.

É um líquido límpido, miscível em água e com odor a amoníaco.

É matéria-prima química para a fabricação de sulfa, outros fármacos, herbicidas, pesticidas e a fabricação de ácido cianídrico.

Tem sido usado como amaciante de papel e fibra.

É um solvente para muitos compostos iônicos.

Também tem sido usado como solvente para resinas e plastificantes.

A formamida começará a se decompor parcialmente em monóxido de carbono e amônia a 180 °C.

Quando fortemente aquecida, a formamida se decompõe em cianeto de hidrogênio e vapor de água.

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.sigmaaldrich.com/www.sciencedirect.com/www.ebi.ac.uk/www.wisegeek.org/www.canada.ca/www.lexico.com/chem.libretexts.org/www.acs.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Molalidade

Molalidade

PUBLICIDADE Definição A molalidade é uma propriedade de uma solução e é definida como o número de …

Concentração de solução

PUBLICIDADE Definição Em química, a concentração de solução é a quantidade de um soluto que está contido …

Aerogel

PUBLICIDADE Definição Um aerogel é uma espuma sólida mesoporosa de células abertas que é composta por uma …