Breaking News
Home / Química / Cloreto de Potássio

Cloreto de Potássio

PUBLICIDADE

Definição

cloreto de potássio é um sólido branco ou incolor, cristalino, solúvel em água, KCl, usado principalmente na fabricação de fertilizantes e água mineral, e como fonte de outros compostos de potássio.

O cloreto de potássio é um haleto de metal composto de potássio e cloreto. O potássio mantém a tonicidade intracelular, é necessário para a condução nervosa, contração cardíaca, esquelética e muscular lisa, produção de energia, síntese de ácidos nucléicos, manutenção da pressão arterial e função renal normal.

Este agente tem potenciais efeitos anti-hipertensivos e quando tomado como suplemento nutricional pode prevenir a hipocalemia.

potássio é um mineral encontrado em muitos alimentos e necessário para várias funções do corpo, especialmente as batidas do coração.

O cloreto de potássio é usado para prevenir ou tratar níveis baixos de potássio no sangue (hipocalemia).

Os níveis de potássio podem estar baixos como resultado de uma doença ou da ingestão de certos medicamentos, ou após uma doença prolongada com diarreia ou vômito.

O cloreto de potássio aparece como cristais cúbicos incolores brancos. Sabor salino forte.

Tem função de fertilizante.

Fórmula: KCl

Cloreto de Potássio
Cloreto de Potássio

O que é cloreto de potássio?

cloreto de potássio é um composto natural feito de potássio e cloro e tem a fórmula química KCl.

Este composto é muito usado na agricultura, é um componente de alguns medicamentos e tem vários usos domésticos.

O KCl tem muitas das mesmas propriedades do sal de cozinha regular (NaCl): ambos são cristalinos, dissolvem-se facilmente e podem ser absorvidos por humanos e plantas.

Os dois compostos também são sais halogenados, que se referem à presença do elemento cloro e lhes confere certas propriedades eletroquímicas. Na composição química e nos usos, porém, os dois sais são bastante diferentes.

Usos agrícolas

O local mais comum para encontrar cloreto de potássio é na lista de ingredientes de fertilizantes vegetais.

Este mineral é essencial para o crescimento orgânico e tanto os humanos quanto as plantas dependem dele para sobreviver. Embora os humanos normalmente consigam tudo o que precisam por meio dos alimentos, as plantas, dependendo da qualidade do solo em que são plantadas, podem não conseguir.

Os agricultores costumam escolher fertilizantes enriquecidos com compostos de potássio para aumentar o crescimento da safra.

O potássio na forma de cloreto costuma ser o melhor veículo para fornecer esse mineral necessário. É barato, por um lado, e também é facilmente absorvido pelo solo e pelas raízes das plantas.

Outros compostos de potássio costumam demorar mais para se decompor, o que pode retardar seus efeitos.

O solo rico em potássio geralmente produz safras mais fartas e ricas. As plantas expostas ao mineral crescem, folhas mais brilhantes e frequentemente produzem mais frutos. A ciência de adicionar este mineral é exata, e muito pode ser prejudicial para as plantas. A maioria dos fertilizantes comerciais foi analisada e equilibrada por profissionais para garantir que contenham apenas quantidades precisas de potássio e outros minerais.

Deficiências alimentares

Embora a maioria das pessoas obtenha todo o potássio de que precisa por meio dos alimentos que ingere – frutas, vegetais e carnes são boas fontes – nem todo mundo consegue. Pessoas que sofrem de deficiência, conhecida como hipocalemia, podem precisar complementar sua ingestão na forma de comprimidos.

O composto de cloreto é geralmente uma escolha melhor do que o potássio puro ou outros compostos em medicamentos, devido à facilidade e rapidez com que pode ser absorvido.

Os medicamentos e suplementos que contêm esse mineral são vendidos sob vários nomes comerciais, mas geralmente relacionam o cloreto de potássio com os outros ingredientes ativos.

A hipocalemia é uma condição séria. O potássio não é apenas essencial para o crescimento e funcionamento regulares, mas também desempenha um papel crucial em manter o coração batendo.

Pessoas com deficiências geralmente apresentam batimentos cardíacos fracos ou irregulares, o que pode ser fatal. Eles também podem estar cronicamente desidratados.

A reintrodução lenta do cloreto de potássio no corpo ajuda a aumentar os níveis de eletrólitos, o que pode prevenir e tratar a desidratação causada por doenças, exercícios excessivos ou intoxicação.

Substituindo Sal

cloreto de potássio costuma ser incluído nos substitutos do sal por causa de sua semelhança com o sal.

As duas substâncias têm gosto semelhante, mas os cristais de cloreto de potássio costumam ser um pouco amargos e podem contribuir menos para intensificar ou realçar o sabor dos alimentos do que o sal.

Por esse motivo, geralmente é apenas um dos vários ingredientes dos produtos substitutos.

Precauções

A maioria das pessoas não precisa tomar suplementos que contenham este composto, a menos que seja orientado por um profissional de saúde. Pessoas com hipocalemia quase sempre sabem que estão doentes, e o risco de deficiência de potássio entre pessoas saudáveis é relativamente pequeno. Embora consumir um pouco mais raramente seja perigoso, pessoas com certas condições médicas podem ser prejudicadas por quantidades excessivas desse mineral.

Pessoas que sofrem de doenças renais, em particular, são geralmente aconselhadas a evitar suplementos de potássio. Quando os rins estão fracos, eles não conseguem processar os minerais com a eficiência que deveriam, o que pode fazer com que eles se acumulem no sangue. A condição é conhecida como hipercalemia e geralmente é tão grave quanto uma deficiência.

Possibilidade de overdose

Normalmente não é possível uma overdose de potássio que ocorre naturalmente, pois ele existe apenas em pequenas concentrações na maioria dos alimentos. Na forma de pílula, no entanto, a overdose pode ser uma preocupação séria. Embora não ingerir potássio suficiente possa desacelerar o batimento cardíaco de uma pessoa, muitas vezes ele pára imediatamente.

O cloreto de potássio é uma das várias drogas usadas em injeções letais – incluindo execuções e eutanásia. Quando injetado, ajuda a fazer o coração parar de bater (parada cardíaca).

As injeções concentradas do composto são quase sempre mortais. Tomar muitos comprimidos de potássio também pode levar à morte, mas na maioria das vezes, a pessoa ficará muito doente primeiro, geralmente apresentando ritmos cardíacos irregulares.

Como amaciante de água

Muitas lojas de materiais para construção e piscinas vendem sais de cloreto de potássio soltos para uso em sistemas de amaciamento de água. A ideia de água mole ou dura pode às vezes ser confusa, pois se relaciona ao conteúdo mineral e não à textura real. Água dura é a água com alto teor de minerais. A composição precisa da água dura pode variar, mas carbonato de cálcio e magnésio estão quase sempre presentes. O acúmulo de calcário ou cálcio em aparelhos é freqüentemente causado por água dura.

Quando a água dura é filtrada por uma armadilha contendo potássio na forma de cloreto, os íons de cloro se ligam aos minerais na água e ocorre uma reação química. Como resultado, íons de potássio entram na água e elementos corrosivos como cloreto de cálcio e magnésio permanecem presos no filtro. Apenas concentrações muito baixas de potássio são adicionadas à água filtrada.

Usos Industriais

Quando combinado com outros íons positivos, particularmente lítio, zinco e amônia, o cloreto de potássio pode ser muito útil na calibração de escalas de moléculas e outros equipamentos científicos precisos.

É especialmente útil em equipamentos de monitoramento de radiação. Quando exposto a altas temperaturas, o potássio produz radiação beta e serve como um cristal óptico, ou prisma, que pode ajudar os cientistas a avaliar a precisão da transmissão.

As baterias comuns também podem conter cloreto de potássio. O composto serve como ponte entre o sulfato de cobre e o sulfato de zinco, o que permite o fluxo de elétrons entre os eletrodos.

Em alguns lugares, o composto de cloreto também pode ser usado como uma forma “amiga do ambiente” de derreter gelo. Geralmente é tão eficaz quanto o sal, mas não deixa nenhum resíduo. O excesso de potássio é geralmente absorvido pelas plantas próximas assim que o gelo derrete.

Os primeiros extintores continham cloreto de potássio, pois o composto pode ser eficaz para sufocar as chamas.

Avanços no campo de combate a incêndios trouxeram uma série de compostos mais eficientes para essa finalidade, no entanto. Ainda assim, em grandes desastres como incêndios florestais, o composto de cloreto ainda pode ser usado – mas geralmente em fases posteriores, quando as chamas começam a diminuir.

Resumo

cloreto de potássio, composto químico, KCl, um composto cristalino incolor ou branco, cúbico, que se assemelha muito ao sal comum (cloreto de sódio).

É solúvel em água, álcool e álcalis.

O cloreto de potássio ocorre puro na natureza como o mineral silvita e é encontrado combinado em muitos minerais e em salmouras e água do oceano.

É produzido a partir de silvinita, um mineral de cloreto de sódio-cloreto de potássio.

E é refinado por cristalização fracionada e por um processo de flotação.

O principal uso do cloreto de potássio é na produção de fertilizantes; também é usado na fabricação de produtos químicos.

Para uso agrícola, é frequentemente denominado muriato de potássio; a concentração de cloreto de potássio no muriato de potássio é expressa como uma concentração correspondente de óxido de potássio (K2O), isto é, a concentração de óxido de potássio que haveria se o potássio estivesse presente como seu óxido em vez de seu cloreto.

Assim, muriato de potássio que contém (tipicamente) 80% ou 97% de KCl em peso é dito conter 50% ou 60% de K2O, respectivamente.

Os sais de estrume contêm algum cloreto de potássio.

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.drugs.com/www.uofmhealth.org/medicalguidelines.msf.org/www.wisegeek.org/www.cargill.com/www.everydayhealth.com/www.cropnutrition.com/www.nice.org.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Reação ácido–base

PUBLICIDADE Definição de ácidos e bases Podemos definir ácidos como substâncias que se dissolvem na água para …

Cloreto de Cetilpiridínio

PUBLICIDADE O cloreto de cetilpiridínio é um pó branco que consiste em um sal de amônio quaternário …

Cloreto de Amônio

Cloreto de Amônio

PUBLICIDADE Definição O Cloreto de Amônio é um sal volátil cristalino branco ClH4N que é principalmente usado …