Breaking News
Home / Química / Fenômeno Físico

Fenômeno Físico

O que é um Fenômeno Físico?

PUBLICIDADE

Como é denominado cientificamente uma substância que sofreu alterações na sua estrutura física como estado físico, tamanho e aparência ? Quando isso ocorre a denominação científica para tal acontecimento é fenômeno físico, pois nesse fenômeno ocorre alteração na estrutura física da matéria, mas que não gera alteração na sua composição.

Para melhor entender vamos ao exemplo, a água da chaleira ferve quando chega a 100 ºC, então dizemos que 100 ºC é o ponto de ebulição da água, a ebulição que ocorre é o fenômeno físico.

Outros exemplos são:

– Cortar o papel (forma, tamanho ou aparência);

– Amassar um papel (forma, tamanho ou aparência);

– Amassar uma lata (forma, tamanho ou aparência);

– Quebrar um objeto (forma, tamanho ou aparência);

– Derreter o gelo (estado físico);

– Dissolver açúcar em água (estado físico);

– Derretimento de metais, como cobre (estado físico);

– A fumaça de água que fica no banheiro após um banho (estado físico).

Os fenômenos físicos se baseiam quase inteiramente no estado físico da matéria, a matéria existe em três estados físicos: sólidos, líquidos e gasosos.

Os estados físicos da matéria possuem determinadas características macroscópicas e microscópicas que resultam da forma de agregação das partículas, esta forma de agregação está intimamente relacionada com condições como temperatura e pressão.

O calor e a pressão atuam sobre as partículas de modo a alterar as forças que existem entre elas, alterando desta maneira o estado físico da substância, por isso que cada substância necessita de uma determinada energia (calor) para mudar seu estado físico, exemplo a água e o óleo são líquidos a 90 º C, já a 180 º C a água é gasosa, mas o óleo contínua líquido, pois ele necessita de mais energia (calor) para ir para o estado gasoso.

As mudanças de estados são:

– Fusão: é a passagem do estado sólido para o estado físico líquido, com o aumento da temperatura. Exemplo: O derretimento da parafina quando se acende a vela, gelo tornando-se água.

– Solidificação: é a passagem do estado físico líquido para o estado físico sólido, com a diminuição da temperatura. Exemplo: fabricação do gelo pela diminuição da temperatura da água.

– Vaporização: é a passagem do estado físico líquido para o gasoso, com o aumento da temperatura. Exemplo: A fumaça de água que fica no banheiro após um banho.

– Liquefação ou condensação: é a passagem do estado físico gasoso para o líquido com diminuição de temperatura. Exemplo: no inverno um veículo permanecendo em um lugar aberto torna-se úmido devido a condensação do vapor d’água contido no ar atmosférico.

Fenômeno Físico

Tatiane Bianquini

Referências Bibliográficas

Kotz, J. C., & Paul Jr, M. (2010). Química geral e reações químicas. Cengage Learning Edições Ltda.

Veja também

Álcool Isopropílico

PUBLICIDADE Definição O isopropanol é um líquido claro, incolor e volátil. Também é comumente conhecido …

Serotonina

Serotonina

PUBLICIDADE Definição de Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na transmissão de …

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.