Breaking News
Home / Química / Carbetos

Carbetos

PUBLICIDADE

O que é

Carboneto, qualquer uma das classes de compostos químicos em que o carbono é combinado com um elemento metálico ou semimetálico.

O carboneto de cálcio é importante principalmente como uma fonte de acetileno e outros produtos químicos, enquanto os carbonetos de silício, tungstênio e vários outros elementos são avaliados pela sua dureza física, resistência e resistência ao ataque químico, mesmo a temperaturas muito altas.

O carboneto de ferro (cementite) é um componente importante do aço e ferro fundido.

Carbetos
A estrutura cristalina do carboneto de cálcio tetragonal CaC
2

O Carbono

Carbono combinado com um metal não-metálico (tal como boro, cálcio ou silício) ou metal (tal como em cobalto, tântalo, titânio, tungstênio ou vanádio). Os carbonetos metálicos caracterizam-se por sua extrema dureza e resistência a altas temperaturas e são utilizados como abrasivos e em ferramentas de corte, perfuração, trituração e polimento.

O Carbono é um elemento encontrado em sua forma mais pura como grafite (a substância mais macia conhecida) e diamante (a substância mais dura conhecida), combinado com outros elementos como giz e calcário em rochas, como dióxido de carbono na atmosfera e como hidrocarbonetos em asfalto, carvão, gás natural, e petróleo.

A química de todos os seres vivos é baseada em carbono e é o componente essencial de todas as formas de vida e todos os alimentos. Seu pequeno tamanho atômico e sua propensão para combinar com outros átomos em ligações múltiplas renderam cerca de dez milhões de compostos. Adicionado em quantidades específicas de ferro, ele faz diferentes tipos de aços, e é usado no controle de dureza e força do metal.

O carboneto

O carboneto (ou mais especificamente o carboneto de tungstênio e o carboneto de titânio) é um material muito comum em qualquer tipo de ferramenta de corte:

Por exemplo, lâminas de serra, brocas, brocas, brocas e pontas de perfuração dentárias são geralmente feitas de carboneto. Carbide é tão popular nestes tipos de ferramentas, porque permanece mais nítida mais do que a maioria dos outros materiais. Além disso, algumas canetas esferográficas usam bolas de carboneto porque ajudam a caneta a durar mais tempo.

Compostos

Os carbetos são compostos de carbono com um elemento menos eletronegativo.

Esta definição exclui compostos de carbono com N, P, O, S e halogênios.

Os carbetos são classificados como:

a) iônicos ou salinos;
b)
intersticiais ou metálicos;
c)
covalentes

Os três tipos de carbetos são preparados aquecendo-se o metal ou o óxido com carbono ou um hidrocarboneto, a temperaturas de 2000 0C.

Tipos de carbetos:

Iônicos ou salinos (grupo 1, 2 e Al, metais nobres, Zn, Cd)

Ex.: Na2C2,Ca2C, Zn2C.

Intersticiais ou metálicos (elementos de transição).

São extremamente duros: Fe e C (aço) e We C (dureza próxima a do diamante)

Covalentes (SiC e B4C)

O SiC é duro e usado como abrasivo (carborundum)

Fonte: global.britannica.com/www.businessdictionary.com/www.quimica.ufpr.br/sqbf.ufabc.edu.br

Veja também

Álcool Isopropílico

PUBLICIDADE Definição O isopropanol é um líquido claro, incolor e volátil. Também é comumente conhecido …

Serotonina

Serotonina

PUBLICIDADE Definição de Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na transmissão de …

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.