Breaking News
Home / Química / Caráter Metálico

Caráter Metálico

PUBLICIDADE

Definição

Caráter metálico descreve o conjunto de propriedades químicas que estão associados com os elementos classificados como metais da tabela periódica. O caráter metálico depende da capacidade de um elemento perder os elétrons de valência externos.

Propriedades e tendências de caracteres metálicos

Como saber se um elemento é metálico ao ler a tabela periódica

Nem todos os elementos metálicos são iguais, mas todos compartilham certas qualidades. Saiba o que se entende pelo caráter metálico de um elemento e como o caráter metálico muda à medida que você se move em um período ou para baixo de um grupo na tabela periódica.

O que é o caráter metálico?

caráter metálico é o nome dado ao conjunto de propriedades químicas associadas a elementos que são metais. Essas propriedades químicas resultam de quão facilmente os metais perdem seus elétrons para formar catiões (íons carregados positivamente).

As propriedades físicas associadas ao caráter metálico incluem brilho metálico, aparência brilhante, alta densidade, alta condutividade térmica e alta condutividade elétrica.

A maioria dos metais é maleável e dúctil e pode ser deformada sem quebrar. Embora muitos metais sejam duros e densos, existe realmente uma ampla gama de valores para essas propriedades, mesmo para elementos que são considerados altamente metálicos.

Caráter metálico e Tendências da tabela periódica

Existem tendências no caráter metálico à medida que você se desloca para dentro e abaixo da tabela periódica.

caráter metálico diminui à medida que você se move em um período na tabela periódica da esquerda para a direita. Isso ocorre quando os átomos aceitam mais facilmente elétrons para preencher um invólucro de valência do que perdê-los para remover o invólucro vazio.

caracter metálico aumenta à medida que você move um grupo de elementos na tabela periódica. Isso ocorre porque os elétrons se tornam mais fáceis de perder à medida que o raio atômico aumenta, onde há menos atração entre o núcleo e os elétrons de valência devido à maior distância entre eles.

Reconhecendo elementos com caracteres metálicos

Você pode usar a tabela periódica para prever se um elemento exibirá ou não um caractere metálico, mesmo que não conheça nada sobre isso.

Aqui está o que você precisa saber:
O caracter metálico é exibido por metais, que estão todos no lado esquerdo da tabela periódica. A exceção é o hidrogênio, que é um não metalétrico sob condições comuns. Mesmo o hidrogênio se comporta como um metal quando é um líquido ou sólido, mas você deve considerá-lo não metálico para a maioria dos propósitos.

Elementos com caracteres metálicos ocorrem em certos grupos ou colunas de elementos, incluindo os metais alcalinos, metais alcalino-terrosos, metais de transição (incluindo o lantanídeo e os actinídeos abaixo do corpo principal da tabela periódica) e os metais básicos. Outras categorias de metais incluem metais comuns, metais nobres, metais ferrosos, metais pesados e metais preciosos. Os metaloides apresentam algum caráter metálico, mas esse grupo de elementos também possui propriedades não metálicas.

Exemplos de elementos com caracteres metálicos

Os metais que exibem seu personagem incluem:

Frâncio (elemento com maior caractere metálico)
Césio (próximo nível mais alto de caráter metálico)
Sódio
Cobre
Prata
Ferro
Ouro
Alumínio

Ligas e caracteres metálicos

Embora o termo seja tipicamente aplicado a elementos puros, as ligas também podem exibir caracteres metálicos. Por exemplo, o bronze e a maioria das ligas de cobre, magnésio, alumínio e titânio apresentam tipicamente um alto nível de metalicidade. Algumas ligas metálicas consistem puramente em metais, mas a maioria também contém metalóides e não metálicos, mantendo as propriedades dos metais.

Em resumo

caráter metálico representa um grupo de propriedades químicas de elementos químicos chamados metais.

Os metais perdem seus elétrons rapidamente e os elementos químicos que possuem essa habilidade de perder elétrons são encontrados nos grupos 1 e 2 na tabela periódica e nos blocos centrais (elementos de transição).

A força do caráter metálico diminui enquanto você se move da esquerda para a direita da tabela periódica.

A força do caráter metálico aumenta à medida que você se move para a parte inferior do grupo 1 na tabela periódica.

O raio atômico dos elementos encontrados no final do grupo 1 e no grupo 2 aumenta, portanto, quanto maior a distância entre o núcleo e os elétrons de valência, menor será a força de atração. Por isso, os elementos metálicos perdem os átomos localizados no invólucro vazio.

Fonte: Portal São Francisco

Veja também

Álcool Isopropílico

PUBLICIDADE Definição O isopropanol é um líquido claro, incolor e volátil. Também é comumente conhecido …

Serotonina

Serotonina

PUBLICIDADE Definição de Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na transmissão de …

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.