Breaking News
Home / Química / Parafuso Telúrico de Chancourtois

Parafuso Telúrico de Chancourtois

PUBLICIDADE

1862 – Parafuso de Telluric de De Chancourtois

O geólogo francês Alexandre-Émile Béguyer de Chancourtois foi o primeiro cientista a ver a periodicidade dos elementos quando foram arranjados em ordem de seus pesos atômicos.

Creditado como sendo o descobridor original do periodicidade dos elementos e o criador do método tridimensional de acordo elemento e representação. Ele desenhou os elementos como uma espiral contínua em torno de um cilindro de metal dividido em 16 partes. O peso atômico do oxigênio foi tomado como 16 e foi utilizado como padrão contra o qual todos os outros elementos foram comparados. Telúrio foi situado no centro, o que levou vis tellurique ou parafuso telúrica.

Apesar do trabalho de Chancourtois, sua publicação atraiu pouca atenção dos químicos em todo o mundo.

A razão é que o diagrama original de De Chancourtois foi deixado fora da publicação, fazendo o papel difícil de compreender. O artigo também tratava principalmente de conceitos geológicos e não se adequava aos interesses de muitos especialistas em química.

Foi em 1869 que a tabela periódica de Dmitri Mendeleyev atraiu atenção e ganhou ampla aceitação científica.

O original (único) parafuso telúrica é agora hospedado no museu de l’École des Mines.

Parafuso Telúrico de Chancourtois
Parafuso Chancourtois Telluride

Em 1862, a invenção de Chancourtois, o parafuso de telurídeo calculou os pesos atômicos de todos os elementos conhecidos na época. Entretanto, o parafuso de telurídeo não era confiável. (Ele se parece com meu gato.)

O que é um parafuso

Parafuso Telúrico de Chancourtois
Várias porcas e parafusos

Um parafuso é um tipo de fixador usado para fazer conexões mecânicas entre objetos de acoplamento, para garantir que eles sejam mantidos juntos de forma segura.

Estes são muito comuns e utilizados para fixar muitos tipos diferentes de objetos, que vão desde pequenos dispositivos eletrônicos até itens de grande escala, como colunas de aço estrutural para pontes e edifícios comerciais. É importante selecionar o tipo certo para cada aplicativo individual.

Um parafuso é usado em combinação com uma porca para anexar e juntar dois ou mais objetos juntos. Tem uma cabeça grande em uma extremidade e um eixo cilíndrico com uma linha externa, que seja uma estrutura helicoidal que permita que o parafuso seja avançado quando girado.

A porca, que é geralmente de forma hexagonal, tem um furo com uma rosca interna que coincide com a rosca do parafuso.

Quando o parafuso é inserido e rodado em uma porca, o parafuso avança.

Os parafusos são normalmente apertados e afrouxados aplicando torque à porca. Uma grande quantidade de força de aperto pode ser gerada quando o parafuso e a porca são apertados contra dois ou mais objetos localizados entre as superfícies da cabeça de parafuso e porca. As superfícies de contato entre o parafuso e a porca resistem à força que é aplicada pelo parafuso e ajudam a impedir que a ligação mecânica se afrouxe ao longo do tempo.

O tipo e tamanho do parafuso selecionado para uma aplicação particular depende das tensões aplicadas e do ambiente que as conexões mecânicas serão expostas. Parafusos são fabricados usando aço carbono, aço inoxidável ou latão para resistência à corrosão; Ligas metálicas para aplicações de alta resistência; E até mesmo materiais plásticos.

Alexandre-Émile Béguyer de Chancourtois

Alexandre-Emile Béguyer de Chancourtois era um geólogo e um mineralogista francês.

Nascimento: 20 de janeiro de 1820 em Paris, França

Morte: 14 de novembro de 1886 em Paris, França

Parafuso Telúrico de Chancourtois
Alexandre-Émile Béguyer de Chancourtois – Alexander de Chancourtois

Todas as Tabelas Periódicas listam os elementos em ordem de uma determinada propriedade. Uma propriedade que pode ser expressa por um número (como massa atômica relativa) é melhor do que uma propriedade que não pode (como a cor). Em 1860 uma conferência foi realizada em Karlsruhe (Alemanha), que produziu uma lista muito mais precisa de pesos atômicos do que anteriormente disponíveis. (Não só foram alguns valores anteriores ligeiramente impreciso, raciocínio defeituoso tinha levado a algum ser um meio ou um terço do valor correto).

Alexandre Béguyer de Chancourtois foi a primeira pessoa a listar os elementos conhecidos em ordem de peso crescente de seus átomos.

Em 1862, antes de Newlands anunciou sua lei de Oitavas e Mendeleev descreveu seu sistema periódico.

Chancourtois apresentou um papel para a Academia Francesa de Ciências, que foi publicado em Comptes Rendus, o seu diário interno.

Mesmo para os francês falantes era difícil de entender o diagrama que teria deixado suas idéias muito mais claras foi omitido, embora posteriormente apareça em um panfleto geológico menos amplamente lido.

Não é de estranhar, então, que os químicos em outros países não estavam cientes de suas idéias. Na verdade, eles não foram reconhecidos até que as idéias mais detalhadas de Mendeleev de uma Tabela Periódica se tornaram aceitas e Chancourtois apontou tardiamente sua contribuição.

De Chancourtois chamou sua idéia de vis tellurique ou espiral telúrica porque o elemento telúrio veio no meio. Era também um tanto apropriado vindo de um geólogo como o telurium do elemento é nomeado após a terra. Ele plotou os pesos atômicos na parte externa de um cilindro de tal forma que uma volta completa correspondeu a um aumento de peso atômico de 16.

Lei das Oitavas de Newlands

Em 1863, John Alexander Reina Newlands, químico industrial inglês e professor de química no City College em Londres ordenou os elementos por ordem crescente de massa atómica e constatou que um dado elemento apresentava propriedades semelhantes ao oitavo elemento a contar a partir dele.

A esta relação Newlands chamou a “Lei das Oitavas”, que dizia ser uma espécie de repetição por analogia com as oitavas da escala musical (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si,…Dó,…).

O principal problema com que Newlands se deparou foi o de que a sua lei apenas funcionava corretamente para as duas primeiras oitavas, na terceira e nas seguintes não se verificava. Apesar de ter sido ridicularizado pela Sociedade de Química de Londres, Newlands sugere, com a Lei das Oitavas, uma classificação sistemática onde começa a surgir o princípio envolvido na atual classificação dos elementos.

Fonte: dataphys.org/www.wisegeek.com/www.rsc.org/chemistry.about.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dopamina

PUBLICIDADE A dopamina é importante para muitos dos nossos comportamentos diários. Ela desempenha um papel …

Antagonista

PUBLICIDADE Um antagonista do receptor é um tipo de ligante receptor ou droga que bloqueia …

Agonista

Definição PUBLICIDADE Um agonista é uma molécula que pode se ligar e ativar um receptor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.