Breaking News
Home / Química / Ebuliometria

Ebuliometria

PUBLICIDADE

Ebuliometria – Definição

Ebuliometria é a determinação dos pontos de ebulição de líquidos ou a mudança do ponto de ebulição de um líquido devido à presença de material dissolvido.

Em física a ebuliometria é um dispositivo usado para determinar o ponto de ebulição de uma solução

A definição de ebuliometria no dicionário é a medição dos pontos de ebulição das soluções. Isso pode ser usado, por exemplo, para encontrar o peso molecular de um soluto dissolvido em um líquido.

Ebuliometria – Ebuliômetro

Um ebuliômetro é projetado para medir com precisão o ponto de ebulição de líquidos medindo a temperatura do equilíbrio vapor-líquido isobaricamente ou isotermicamente.

Os componentes primários em um ebuliômetro Swietoslawski, que opera isobaricamente, são a caldeira, as bombas Cottrell, o poço termométrico e o condensador.

Tal ebuliômetro pode ser usado para medições extremamente precisas de temperatura de ebulição, pesos moleculares, solubilidades mútuas e purezas de solventes usando um termômetro de resistência (RTD) para medir as condições de quase equilíbrio do poço termométrico.

ebuliômetro é frequentemente usado para medir o teor alcoólico de vinhos secos.

Ebulioscópio – O que é

Um ebulioscópio é um instrumento para medir o ponto de ebulição de um líquido.

Isso pode ser usado para determinar o título alcoométrico de uma mistura ou para determinar o peso molecular de um soluto não volátil com base na elevação do ponto de ebulição.

O procedimento é conhecido como ebulioscopia.

O primeiro ebulioscópio foi inventado em 1838 por Honoré Brossard-Vidal, e era usado para medir o teor alcoólico.

A vantagem deste método foi que o ponto de ebulição é relativamente insensível a outros componentes, como açúcares.

Os alcoolímetros mais antigos eram baseados na medição da densidade, que é mais sensível à presença de outros solutos.

Uma versão posterior foi construída pelo químico francês François-Marie Raoult, mas a dificuldade de determinar a temperatura exata foi superada pela invenção do termômetro de Beckmann por Ernst Otto Beckmann em 1887.

Essa melhoria tornou o ebulioscópio um aparelho padrão para determinar o peso molecular de substâncias em solução usando a constante ebulioscopia do solvente.

Ebulioscopia – Definição

Ebulioscopia é o cálculo da massa molar de uma solução (grau de dissociação) com base na multiplicação de Kb, a constante ebulioscópica, pela molalidade da solução.

Ebulioscopia (também ebuliometria), um método de análise físico-química baseado na medição do aumento do ponto de ebulição de uma solução em comparação com o ponto de ebulição de um solvente puro.

Ebulioscópio – Instrumento

Ebulioscópio

Um Ebulioscópio é um instrumento foi usado pelo enólogo Mike Grgich em vários laboratórios de Napa Valley a partir do final da década de 1950.

ebulioscópio (ou ebuliômetro) é usado para determinar o teor alcoólico de uma amostra de vinho aquecendo-a até o ponto de ebulição.

O instrumento inclui uma câmara de cobre e lâmpada para ferver a amostra, bem como um termômetro de precisão para fazer a leitura.

Ele funciona a partir do princípio de que as soluções alcoólicas têm um ponto de ebulição mais baixo que a água.

Um enólogo primeiro aquece uma amostra de água e observa o ponto de ebulição, depois repete o teste com uma amostra de vinho. (Quanto maior o teor alcoólico do vinho, menor será o ponto de ebulição.)

Após calcular a diferença entre os dois pontos de ebulição, o cientista usa uma escala deslizante fornecida na caixa do instrumento para determinar o teor alcoólico da amostra em volume.

Nascido na Croácia em 1923, Mike Grgich começou seus estudos em viticultura e enologia na Universidade de Zagreb em 1949. Com medo de agitação política, ele deixou a Croácia em 1954, aceitando uma bolsa das Nações Unidas para continuar seus estudos na Alemanha Ocidental. Meses depois de concluir a bolsa, recebeu um visto para o Canadá, onde morou por dois anos antes de conseguir um emprego no lugar dos seus sonhos, Napa Valley, na Califórnia.

Grgich trabalhou brevemente para Lee Stewart do Chateau Souverain de Napa e para o irmão Timothy na Christian Brothers. Em 1959 começou a trabalhar no laboratório de Beaulieu Vineyards, sob a supervisão de André Tchelistcheff, enólogo russo e colega imigrante. Em 1968, Grgich foi contratado por Robert Mondavi para fazer parte de sua nova vinícola em Oakville e, em 1972, tornou-se o enólogo do Chateau Montelena.

Grgich fez o Chardonnay de 1973 para o Chateau Montelena, que ficou em primeiro lugar no Paris Tasting de 1976, um evento que chamou a atenção internacional para os vinhos produzidos por uma nova geração de vinicultores da Califórnia. O sucesso de Grgich permitiu que ele estabelecesse sua própria vinícola com Austin Hills em 1977.

Fonte: www.merriam-webster.com/en.wikipedia.org/americanhistory.si.edu/educalingo.com/www.easytechjunkie.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Criometria

PUBLICIDADE Criometria – O que é A citometria é a medição do número e características das células. …

Acrilamida

PUBLICIDADE Acrilamida – O que é A acrilamida é um produto químico que pode se formar em …

Bico de Bunsen

Bico de Bunsen

PUBLICIDADE O que é um Bico de Bunsen? Um bico de Bunsen é um dispositivo de laboratório …