Breaking News

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
Home / Química / Óxidos de Nitrogênio

Óxidos de Nitrogênio

PUBLICIDADE

Os gases óxidos de nitrogênio (NOx), reagem para formar poluição atmosférica e chuva ácida, além de serem essenciais para a formação de partículas finas e ozônio no nível do solo, ambos associados a efeitos adversos à saúde.

Os óxidos de nitrogênio são uma mistura de gases compostos de nitrogênio e oxigênio.

Dois dos compostos mais toxicologicamente significativos são o óxido nítrico (NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2).

Outros gases pertencentes a esse grupo são o monóxido de nitrogênio (ou óxido nitroso,N2O) e o pentóxido de nitrogênio (NO5).

O que é óxido de nitrogênio?

Em química geral, óxido de nitrogênio é um termo para algumas combinações diferentes dos elementos – nitrogênio e oxigênio.

As duas variantes comuns são óxido nítrico (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2), respectivamente, onde ambos têm um único átomo de nitrogênio ligado a um ou dois átomos de oxigênio.

Outros tipos de combinações nitrogênio-oxigênio, como óxido nitroso (N2O)), também são chamados de óxido de nitrogênio.

Os dois tipos de óxidos de nitrogênio comuns às vezes são notados NOx, onde x representa uma variável para uma ou duas partes de oxigênio na molécula.

Muito óxidos de nitrogênio (NOx) é produzido a partir da combustão em motores tradicionais e é distribuído na atmosfera.

Os cientistas estão analisando as emissões de óxido de nitrogênio como parte de um processo químico geral que altera o ar ao nosso redor e afeta a resposta do meio ambiente à deterioração da qualidade do ar.

Uma questão no estudo da saúde atmosférica é o resultado da ligação de NOx a uma classe de produtos químicos chamados compostos orgânicos voláteis.

Embora os fabricantes estejam tentando limitar as aplicações comerciais de compostos orgânicos voláteis, eles ainda estão presentes em muitos materiais de consumo.

Quando o NOx combina com os compostos orgânicos voláteis, ele cria ozônio. Isso pode levar à “poluição atmosférica” no ar e causar problemas de saúde para alguns moradores de uma área específica em que o ozônio é excessivo.

Agências locais e federais estão tentando limitar a proliferação de elementos de óxido de nitrogênio na atmosfera.

O Protocolo internacional de Kyoto, que limita certos tipos de emissões às vezes chamados de “gases de efeito estufa”, está contemplando a inclusão de óxidos de nitrogênio em sua lista de emissões direcionadas. Além disso, vários estudos continuam analisando como os motores podem regular a produção de óxido de nitrogênio como subproduto da combustão.

Às vezes, o óxido nitroso gasoso é absorvido pelos tipos moleculares acima, embora tecnicamente deva ser chamado óxido dinítrico (N2O).

Esse gás é usado como um tipo de anestésico limitado e como propulsor para alguns tipos de produtos de consumo.

Outros tipos de combinações de nitrogênio/oxigênio também incluem dois átomos de nitrogênio. Itens como esses, como o trióxido de nitrogênio, geralmente são instáveis e geralmente não são encontrados na natureza.

Descrição

Os óxidos de nitrogênio são um grupo de sete gases e compostos compostos de nitrogênio e oxigênio, às vezes conhecidos coletivamente como gases NOx.

Os óxidos de nitrogênio (NOx).

Os dois óxidos de nitrogênio mais comuns e perigosos são o óxido nítrico e o dióxido de nitrogênio.

O óxido nitroso, comumente chamado de gás hilariante, é um gás de efeito estufa que contribui para o aquecimento global.

A poluição por óxido de nitrogênio é emitida pelo escapamento do veículo e pela queima de carvão, óleo, óleo diesel e gás natural, especialmente de usinas de energia elétrica. Eles também são emitidos por cigarros, fogões a gás, aquecedores a querosene, queima de madeira e silos que contêm silagem.

Os óxidos de nitrogênio podem criar riscos à saúde ambiental quando reagem com a luz solar e outros produtos químicos para formar poluição atmosférica.

Óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre reagem com substâncias na atmosfera para formar chuva ácida.

O dióxido de nitrogênio é usado para produzir combustíveis de foguetes e explosivos.

O óxido nitroso é emitido durante as atividades agrícolas e industriais e durante a combustão de combustíveis fósseis e resíduos sólidos. Além disso, é usado como anestésico.

Onde são encontrados os óxidos de nitrogênio?

Exaustão de veículos aéreos, emissões de usinas e aparelhos a carvão que queimam combustíveis fósseis, fumaça de cigarro e fumaça de segunda mão são fontes de óxido de nitrogênio
Produtos de consumo – cigarros e veículos são fontes de óxido de nitrogênio.

Como posso ser exposto a óxidos de nitrogênio?

Os óxidos de nitrogênio geralmente entram no corpo através de:

Inalação (respiração): Respirar as emissões de fontes de óxido de nitrogênio, como usinas a carvão, veículos e aparelhos que queimam combustíveis fósseis; fumando cigarros; e respirar fumaça ou fumaça de segunda mão.

Contato com a pele: Exposição a altas concentrações de gases de óxido de nitrogênio ou dióxido de nitrogênio líquido.

Resumo

Os óxidos de nitrogênio são os principais poluentes da atmosfera, sendo um precursor da chuva ácida, poluição fotoquímica e acúmulo de ozônio.

Os óxidos são principalmente óxido nítrico (NOx) e dióxido de nitrogênio (NO2), ambos corrosivos e perigosos para a saúde.

Com o uso de conversores catalíticos em automóveis, o foco regulatório inicial do controle de emissões móveis de NOx chegou ao ponto em que outras restrições se tornaram economicamente impraticáveis.

Consequentemente, as fontes estacionárias de emissões de NOx agora estão sendo submetidas a padrões mais rigorosos.

As fontes estacionárias incluem fábricas de ácido nítrico, fabricantes de materiais nitrados, como fertilizantes e explosivos, e fabricantes industriais (processadores metalúrgicos, fabricantes de vidro, fornos de cimento, geradores de energia etc.) onde são utilizadas altas temperaturas de processamento.

Devido às preocupações ambientais impostas pela poluição do ar, uma grande quantidade de tempo e dinheiro em pesquisa foi gasta para desenvolver métodos para controlar as emissões de NOx.

Óxido de nitrogênio

Fonte: toxtown.nlm.nih.gov/www.icopal-noxite.co.uk/www.npi.gov.au/www.wisegeek.org/www.h2o2.com/www.apis.ac.uk/apps.sepa.org.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Isoleucina

PUBLICIDADE A isoleucina é um aminoácido essencial encontrado nas proteínas; isomérico com leucina. Leucina, valina …

Estado Padrão

PUBLICIDADE A definição de estado padrão da IUPAC(União Internacional de Química Pura e Aplicada) é: …

Fosforilação

PUBLICIDADE Definição Fosforilação é um processo bioquímico que envolve a adição de fosfato a um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.