Breaking News
Home / Química / Efeito Tyndall

Efeito Tyndall

PUBLICIDADE

O efeito Tyndall é a dispersão da luz quando um feixe de luz passa através de um coloide. As partículas individuais da suspensão se dispersam e refletem a luz, tornando o feixe visível. O efeito Tyndall foi descrito pela primeira vez pelo físico do século XIX John Tyndall.

A quantidade de espalhamento depende da frequência da luz e da densidade das partículas. Como na dispersão Rayleigh, a luz azul é mais fortemente difundida do que a luz vermelha pelo efeito Tyndall. Outra maneira de ver isso é que a luz de comprimento de onda maior é transmitida, enquanto a luz de comprimento de onda menor é refletida pela dispersão.

O tamanho das partículas é o que distingue um coloide de uma solução verdadeira . Para que uma mistura seja um coloide, as partículas devem estar na faixa de 1-1000 nanômetros de diâmetro.

O que é 

O efeito Tyndall é a dispersão da luz por partículas em um coloide ou em uma suspensão muito fina.

Também conhecida como dispersão de Willis-Tyndall , é semelhante à dispersão de Rayleigh , pois a intensidade da luz dispersa é inversamente proporcional à quarta potência do comprimento de onda , de modo que a luz azul é espalhada muito mais fortemente que a luz vermelha . Um exemplo na vida cotidiana é a cor azul às vezes vista na fumaça emitida pelas motocicletas , em particular as máquinas a dois tempos , onde o óleo do motor queimado fornece essas partículas.

Sob o efeito Tyndall, os comprimentos de onda mais longos são mais transmitidos, enquanto os comprimentos de onda mais curtos são refletidos de maneira mais difusa através da dispersão . O efeito Tyndall é observado quando o material particulado disperso da luz é disperso em um meio de transmissão de luz, quando o diâmetro de uma partícula individual varia aproximadamente entre 40 e 900 nm , ou seja, um pouco abaixo ou próximo dos comprimentos de onda da luz visível ( 400-750 nm).

É particularmente aplicável a misturas coloidais e suspensões finas; por exemplo, o efeito Tyndall é usado em nefelômetros para determinar o tamanho e a densidade de partículas em aerossóis e outras matérias coloidais (consulte ultramicroscópio e turbidímetro ).

É nomeado após o físico do século XIX John Tyndall.

Fonte: www.thoughtco.com/en.wikipedia.org/

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Lei Periódica

PUBLICIDADE Definição A lei periódica é a lei de que as propriedades dos elementos são funções periódicas …

Isomeria geométrica

PUBLICIDADE Definição Isômeros geométricos são moléculas que são bloqueadas em suas posições espaciais uma em relação …

Isômeros

Isômeros

PUBLICIDADE Definição Os isômeros são duas moléculas com a mesma fórmula molecular, mas diferem estruturalmente. Portanto, os isômeros contêm …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.