Breaking News
Home / Química / Fosfato Monossódico

Fosfato Monossódico

PUBLICIDADE

Definição de Fosfato Monossódico

Fosfato Monossódico é um líquido límpido, incolor, ligeiramente ácido, que é solúvel em água em todas as concentrações.

O fosfato de sódio (fosfato monossódico, fosfato dissódico, fosfato trissódico) consiste em cristais incolores que são facilmente solúveis em água.

O fosfato monossódico, também chamado de di-hidrogenofosfato de sódio ou fosfato de sódio monobásico, é um ingrediente multifuncional que pode ser usado como regulador de ácido e suplemento nutricional em alimentos com o aditivo alimentar. É mais ácido do que o fosfato dissódico, que é alcalino.

O Fosfato Monossódico é um pó anidro, branco e inodoro que encontra muitos usos na indústria de alimentos e bebidas.

Pode ser usado como regulador de acidez, emulsionante e conservante.

É frequentemente usado como um tampão de pH, agente de melhoria de características, emulsificante, suplemento nutricional, antioxidante, agente penetrável de salmoura, clarificador de açúcar e estabilizador em pão e queijo.

Fórmula: NaH2PO4

Sinônimos

Fosfato onossódico; Fosfato monossódico; Di-hidrogenofosfato de sódio anidro; fosfato monossódico cristal de qualidade alimentar; fosfato monossódico di-hidratado para alimentos; fosfato monossódico di-hidratado, medicinal; di-hidrogenofosfato de sódio di-hidratado para alimentos; di-hidrogenofosfato de sódio di-hidratado para medicamento.

O que é Fosfato Monossódico?

O fosfato monossódico é um composto dos elementos sódio e contra-íon de fosfato.

É freqüentemente encontrado em produtos odontológicos devido às suas qualidades restauradoras do esmalte e às vezes é usado na medicina como laxante.

Às vezes, é adicionado aos cremes dentais em combinação com outros ingredientes para prevenir cáries e restaurar o esmalte perdido, mas também pode ser adquirido separadamente como limpador e protetor dental.

Na maioria das vezes, o fosfato monossódico vem em cristais e na forma de pó.

É incolor e inodoro.

Quando usado para fins de saúde bucal, geralmente é dissolvido em água com uma parte de fosfato monossódico para quatro partes e meia de água.

Esta combinação pode ser aplicada diretamente nos dentes para restaurar o esmalte e prevenir doenças dos dentes e gengivas.

Em alguns casos, também é um ingrediente de creme dental e enxaguatório bucal.

Suplementos de fosfato monossódico também estão disponíveis em comprimidos de qualidade alimentar.

Estes não são tão potentes quanto as formulações medicinais e podem ser tomados por via oral para suplementar o fósforo na dieta.

Os cavalos geralmente recebem suplementos de fosfato monossódico por esse motivo.

É importante não exagerar na dose desses suplementos porque eles podem ser duros para os rins se ingeridos em quantidades maiores do que as recomendadas.

Na medicina, o fosfato monossódico às vezes é usado como laxante estimulante antes de certas operações e procedimentos médicos. Isso não é recomendado para todos os pacientes devido às reações negativas que os suplementos podem ter nos rins. Os laxantes à base de sódio e fósforo foram descontinuados em alguns países devido a esses riscos, uma vez que alternativas mais seguras agora estão disponíveis.

Devido ao risco de complicações graves de saúde, os pacientes não devem tomar versões de fosfato monossódico de grau médico sem estar sob a supervisão direta de um profissional médico. Também é importante escolher opções especialmente concebidas para o consumo humano oral, uma vez que certas formulações podem causar efeitos colaterais graves.

Qualquer pessoa que esteja tomando outro medicamento ou suplementos adicionais deve informar seus médicos para que sejam feitas recomendações de dosagem adequadas.

Pessoas com doença renal podem não ser candidatas a esses suplementos.

Aplicação

O Fosfato Monossódico é um composto inorgânico que pode ser usado no tratamento de alimentos e água.

O Fosfato Monossódico é usado como controle de pH em produtos de limpeza de metal do tipo ácido em acabamentos de metal.

No tratamento de água, o Fosfato Monossódico pode ser usado como controle de corrosão.

Usos

O Fosfato Monossódico é um acidulante, tampão e sequestrante que é ligeiramente ácido, com um ph de 4,5 e muito solúvel em água, com uma solubilidade de 87 g/100 ml de água a 25 °C. é usado como acidulante em pós efervescentes e laxantes. também é usado em formulações de misturas secas de refrigerantes, em queijos e em bebidas carbonatadas. também é denominado di-hidrogenortofosfato monossódico; fosfato de sódio monobásico; bifosfato de sódio; fosfato de ácido de sódio; e monofosfato monossódico.

Fosfato Monossódico
Fosfato monossódico anidro

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.chemceed.com/echa.europa.eu/www.chemicalbook.com/www.wisegeek.org/www.ulprospector.com/foodadditives.net/www.icgl.co.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ácido Carbônico

PUBLICIDADE Definição de Ácido carbônico O Ácido carbônico ((H2CO3) é uma espécie crucial no equilíbrio entre o …

Formalina

PUBLICIDADE Definição de Formalina A formalina é uma solução aquosa (água) de formaldeído a 37%, um gás pungente, com …

Oxidação

PUBLICIDADE Definição de Oxidação A oxidação é a perda de elétrons durante a reação de uma molécula, …