Breaking News
Home / Química / Alcóxidos

Alcóxidos

PUBLICIDADE

Definição

Um alcóxido é um grupo funcional orgânico formado quando um átomo de hidrogênio é removido de um grupo hidroxilo de um álcool quando reagido com um metal.

Os alcóxidos têm a fórmula RO em que R é o substituinte orgânico a partir do álcool.

Os alcóxidos são bases fortes.

Alcóxidos são a base de álcoois, são obtidos por reação do álcool com uma base forte.

Exemplo: Reação de sódio com metanol (CH3OH) reage para formar o alcóxido metóxido de sódio (CH3NaO).

O que é

Alcóxidos é um composto formado a partir de um álcool pela substituição do hidrogênio do grupo hidroxilo com um metal, como metóxido de sódio, CH3 ONa, a partir de álcool metílico, CH3OH.

Um alcóxido é a base conjugada de um álcool e, portanto, consiste num grupo orgânico ligado a um átomo de oxigênio carregado negativamente.

Eles podem ser escritos como RO, onde R é o substituinte orgânico.

Os alcóxidos são bases fortes e, quando R não é volumoso, bons nucleófilos e bons ligandos.

Os alcóxidos, embora geralmente não estáveis em solventes próticos tais como água, ocorrem amplamente como intermediários em várias reações, incluindo a síntese de éter de Williamson.

Os alcóxidos de metais de transição são amplamente utilizados para revestimentos e como catalisadores.

Composto

Um alcóxido pode ser entendido como um composto resultanteda reação de um haleto metálico com um determinado álcool, empresença de um receptor do ácido formado para deslocar a reação.

Outra possibilidade consiste na reação direta do próton do álcool com o metal, com eliminação de hidrogênio gasoso.

A preparaçãode derivados alcóxidos de boro e silício já é descrita desde 1846.

Porém, somente por volta de 1950 verificou-se um rápido crescimento na Química preparativa de uma variedade enorme de alcóxidos

Dentre os grupos alcóxidos mais comuns encontram-seo metóxi (OCH3), o etóxi (OCH2CH3), o n-propóxi (O(CH2)2CH3) eo sec-butóxi (CH3C(O)CHCH2CH3).

Por outro lado, um dos alcóxidos mais largamente estudados é o tetraetilortossilicato, Si(OC2H5)4, querecebe normalmente a sigla TEOS, cujo largo emprego é direcionadoà obtenção de materiais que exigem a presença do silício.

Como é de se esperar, em princípio, qualquer elemento metálicoou semi-metálico pode formar um alcóxido que, devido ao forte efeitode polarização da ligação oxigênio-elemento, sofre facilmente ainteração com a molécula de água, numa clássica reação de hidrólise.

Do ponto de vista da Química sintética, cuidados especiais são necessários no emprego de condições perfeitamente anidras, para seter sucesso no isolamento destes tipos de compostos.

Assim, curiosamente, com o avanço da Química na obtenção de produtos de relevância tecnológica, em que se desejava a inclusão de um certo elemento em uma certa matriz, passou-se a explorar a propriedade de hidrólise, derivando uma nova sistemática de pesquisa à temperaturaambiente, através do processo sol-gel, na formação de redes tridimensionais, como bem enfatiza os princípios da “Chimie Douce”

Nos dias de hoje, os alcóxidos mais comumente utilizados na síntese de novos materiais são os de silício, alumínio, zircônio etitânio, embora seja possível a síntese de alcóxidos dos mais diversos elementos.

Para alcóxidos de arsênio derivados de alcoóis decadeia normal, por exemplo, verificou-se que a entalpia média daligação arsênio-oxigênio decresce com o aumento do número de átomos de carbono do radical ligado ao oxigênio.

Fonte: chemistry.about.com/www.scielo.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Acido Palmítico

Ácido Palmítico

PUBLICIDADE Definição O ácido palmítico é um ácido gordo saturado comum encontrado em gorduras e ceras, incluindo …

Permetrina

PUBLICIDADE A permetrina é um composto químico sintético, juntamente com outros piretróides, semelhante ao produzido …

A água perfeitamente destilada contém apenas moléculas de hidrogênio e oxigênio.

Água Destilada

PUBLICIDADE Definição A água destilada é criada através do processo de destilação. Basicamente, no processo de destilação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.