Próton

Um próton é uma partícula subatômica encontrada no núcleo de cada átomo. A partícula tem uma carga elétrica positiva, igual e oposta à do elétron.

Um próton é uma partícula subatômica com uma massa definida como 1 e uma carga de +1 (carga positiva). Um próton é indicado pelo símbolo p ou p +. O núcleo de cada átomo contém prótons.

O número de prótons de um átomo de um elemento é seu número atômico.

Como prótons e nêutrons são encontrados no núcleo atômico, eles são coletivamente conhecidos como núcleons. Enquanto a carga elétrica positiva dos prótons faz com que eles se repelam, quando prótons e nêutrons se aproximam o suficiente, a forte força nuclear supera a repulsão eletrostática. Isso permite que eles se unam. Prótons, como nêutrons, são hádrons.

Um próton consiste em partículas subatômicas ainda menores chamadas quarks. Cada próton é composto de três quarks (2 para cima e 1 para baixo).

Origem da palavra

O termo “próton” é uma palavra grega que significa “primeiro”.

Ernest Rutherford usou o termo pela primeira vez em 1920 para descrever o núcleo de hidrogênio.

Embora os prótons não tenham sido nomeados até o século 20, a existência do próton foi teorizada em 1815 por William Prout.

Um próton é uma partícula subatômica encontrada no núcleo de todos os átomos convencionais.

O único lugar em que você pode encontrar matéria sem prótons é em uma estrela de nêutrons ou no núcleo de poderosos aceleradores de partículas.

O próton tem uma carga positiva, que equilibra a carga negativa em átomos, elétrons.

Se um átomo tem um desequilíbrio de prótons ou nêutrons, ele não é mais neutro e se torna uma partícula carregada, também conhecida como íon.

É difícil determinar quem, exatamente, descobriu o próton. Os cientistas teorizaram a existência de partículas carregadas positivamente após a descoberta do elétron por JJ Thomson em 1897.

Ernest Rutherford é frequentemente creditado com a descoberta, no entanto, com base em seus experimentos em 1918.

Rutherford disparou partículas alfa, que são essencialmente núcleos de hélio sem elétrons, em um gás nitrogênio. Seus detectores encontraram a assinatura característica dos núcleos de hidrogênio sendo produzidos.

Depois de pensar um pouco, ele percebeu que esses núcleos de hidrogênio só poderiam ter vindo do gás nitrogênio. Isso levou à teoria de que o núcleo de um átomo de hidrogênio era uma partícula elementar, o próton, e que prótons podiam ser encontrados no núcleo de todos os átomos.

As propriedades dos átomos são definidas pelo número de elétrons, nêutrons e prótons que eles possuem.

O número de prótons é a variável mais significativa, no entanto.

Essa variável é tão significativa, de fato, que o número de prótons no núcleo de um átomo é chamado de número atômico, e os átomos são nomeados com base no número de prótons que possuem.

O número atômico é a característica mais relevante fisicamente de um átomo.

Átomos com baixo número atômico são os mais prevalentes no universo, porque são os mais fáceis de formar.

É por isso que hidrogênio e hélio são os elementos mais abundantes no universo.

Em 1955, o gêmeo maligno do próton, o antipróton, foi descoberto.

Em vez de ter uma carga positiva, tem uma carga negativa.

Como toda antimatéria, ela explode ao entrar em contato com a matéria normal.

Os prótons também são os favoritos entre os físicos experimentais que gostam de acelerá-los para frações significativas da velocidade da luz.

Os prótons balísticos são responsáveis por muitas descobertas no enorme “Zoológico de Partículas” que a física do século XX gerou. Ao contrário de seus primos, nêutrons, prótons são estáveis fora de um núcleo atômico, tornando-os úteis para fins de experimentação.

Um próton é uma partícula subatômica com carga positiva. Pode ser encontrada no núcleo atômico