Breaking News
Home / Química / Fosfato de cálcio

Fosfato de cálcio

Definição de Fosfato de cálcio

PUBLICIDADE

O Fosfato de Cálcio é o sal de cálcio do ácido fosfórico com aplicações amplamente utilizadas. Este agente pode ser usado como uma contramedida para a exposição a radionuclídeos de estrôncio e rádio.

Após a absorção oral, o fosfato de cálcio compete e bloqueia a absorção de rádio (Ra-226) e estrôncio (Sr-90) no trato gastrointestinal (GI).

O fosfato de cálcio é um sólido branco inodoro. Afunda e se mistura com água.

O fosfato de cálcio é o principal mineral encontrado em ossos e dentes humanos e é considerado um biomaterial inorgânico altamente biocompatível.

O fosfato de cálcio é um sal de cálcio do ácido fosfórico com fórmula química Ca3(PO4)2.

É também conhecido como fosfato de cálcio tribásico ou fosfato tricálcico.

Fórmula molecular: Ca3(PO4)2

Fosfato de cálcio
O fosfato de cálcio é usado para fazer alguns fertilizantes químicos

O que é Fosfato de Cálcio?

O fosfato de cálcio é uma família de íons que contém íons de cálcio combinados com ortofosfatos, pirofosfatos, hidrogênio ou hidróxido.

É o principal “ingrediente” na formação dos ossos e do esmalte dos dentes e no cálcio encontrado no leite, que ajuda a fortalecer os ossos e os dentes quando consumido.

Também tem muitos usos práticos, como cozinhar e criar fertilizantes.

Um uso do fosfato de cálcio é como agente de panificação. Quando adicionado a ingredientes de panificação, estimula o crescimento de pães e outros itens.

Também é adicionado a alguns queijos e laticínios para aumentar seu valor nutricional e teor de cálcio.

O leite contém fosfato de cálcio naturalmente, o que o torna essencial para manter ossos e dentes saudáveis e prevenir a osteoporose. Muitas pessoas não obtêm o valor diário recomendado de cálcio, enquanto outras podem ter dificuldade em digerir laticínios. Esta substância vem em forma de suplemento para ajudar aqueles que não obtêm o cálcio adequado em sua dieta a receber seus benefícios.

Alguns alimentos como cereais, pães e misturas para bebidas também podem vir com fosfato de cálcio adicionado para aumentar seu valor nutricional. Várias misturas de cálcio com fosfatos são usadas, por isso é importante que os usuários leiam os rótulos e descubram como tomar suplementos individuais com segurança e eficácia.

Em alguns casos, o fosfato de cálcio é usado na produção de fertilizantes, embora seu uso excessivo possa causar efeitos adversos. Isso pode incluir o escoamento contendo nutrientes, o que pode causar problemas no solo e nas plantas. Os compradores devem ter certeza de não usar excessivamente fertilizantes contendo cálcio.

Os consultórios odontológicos também usam essa substância para desmineralização em dentes que não contêm cálcio suficiente.

Isso pode ajudar a reconstruir ou fortalecer o esmalte dentário em alguns pacientes e prevenir danos maiores em outros. Isso geralmente é feito colocando a substância diretamente nos dentes, em vez de ingeri-la.

Alguns produtos odontológicos comprados sem receita também podem conter alguns tipos de fosfatos de cálcio.

Ocasionalmente, o fosfato de cálcio pode ser usado como agente diluente em certos medicamentos. Isso faz com que os comprimidos adquiram uma cor acinzentada quando nenhum corante adicionado é usado.

O cálcio fornece uma maneira inofensiva de diluir a força de outros compostos químicos do medicamento sem o uso de substâncias mais sintéticas ou que produzam alergia.

Fosfato de cálcio

Tipos de cálcio

Não existe uma pepita de cálcio puro e elementar.

Na natureza, o cálcio é encontrado ligado a outros elementos, como carbono, oxigênio ou fósforo. Quando um desses compostos de cálcio é digerido, ele retorna ao seu estado elementar e seu corpo colhe os benefícios.

O cálcio da dolomita, farinha de osso ou conchas de ostra não é recomendado porque essas fontes podem conter chumbo e outras toxinas. Seu corpo absorve melhor o cálcio quando você o toma em pequenas doses (500 mg ou menos) com alimentos.

fosfato de cálcio – que você encontra como fosfato tricálcico em suplementos – contém cerca de 39 por cento de cálcio elementar. Esta é apenas uma fração abaixo do carbonato de cálcio (40 por cento), mas bem acima do citrato de cálcio (21 por cento), lactato de cálcio (13 por cento) e gluconato de cálcio (9 por cento).

Tomar vitamina D ajudará seu corpo a absorver melhor o cálcio. Muitos suplementos de cálcio também contêm vitamina D.

Fosfato de cálcio – Composto químico

Os fosfatos de cálcio têm papel importante na mineralização biológica e patológica.

Enquanto apenas um dos fosfatos de cálcio, carbonato apatita, representa o principal componente mineral dos dentes e ossos, o fosfato de octacálcio, o hidrogenofosfato de cálcio di-hidratado e o beta-fosfato tricálcico ocorrem em depósitos patológicos.

Do ponto de vista dos químicos, os processos de mineralização biológica e patológica podem ser considerados como deposição de fase inorgânica na matriz orgânica, ou seja, formação de compósitos inorgânico-orgânicos.

Embora esta abordagem seja muito simplificada à primeira vista, ela permite o esclarecimento de questões importantes relacionadas à biomineralização (por exemplo, qual é o papel dos componentes individuais da matriz orgânica no tecido sólido emergente) e o design e preparação de novos materiais para a regeneração do tecido duro ( por exemplo, processo de transformação após implantação).

A importância da investigação sobre os fosfatos de cálcio será apresentada através de uma visão geral das reações físico-químicas básicas relacionadas com a formação e transformação de fosfatos de cálcio biologicamente relevantes e sua interação com vários aditivos orgânicos em laboratório.

Fosfato de cálcio – Forma

As três formas de fosfato de cálcio ocorrem todas como insípidos, inodoros, incolores a brancos cristalinos ou sólidos em pó.

O fosfato de cálcio dibásico, CaHPO4, também é chamado de mono-hidrogenofosfato de cálcio, ortofosfato dicálcico ou fosfato de cálcio secundário.

Geralmente é encontrado na forma de hidrato, como CaHPO4·2H2O.

Não derrete, em vez disso se decompõe quando aquecido a 109 °C.

O fosfato de cálcio monobásico, Ca(H2PO4)2, também é conhecido como hipofosfito de cálcio, bifosfato de cálcio, fosfato ácido de cálcio, ortofosfato monocálcico e fosfato de cálcio primário.

Geralmente existe na forma de hidrato Ca(H2PO4)2·H2O.

Ele se decompõe quando aquecido a 200 °C.

Fosfato de cálcio – Ácido fosfórico

O Fosfato de Cálcio é o sal de cálcio do ácido fosfórico com aplicações amplamente utilizadas.

Ocorre abundantemente na natureza em várias formas e são os principais minerais para a produção de fertilizantes fosfatados e para uma variedade de compostos de fósforo.

Por exemplo, a variedade tribásica (fosfato de cálcio precipitado), Ca3 (PO4) 2, é o principal constituinte inorgânico da cinza óssea.

O sal ácido Ca (H2PO4) 2, produzido pelo tratamento de fosfatos minerais com ácido sulfúrico, é empregado como alimento vegetal e estabilizante de plásticos.

É um constituinte natural dos mamíferos e é um componente dos transplantes de reposição óssea em quantidades muito maiores sem problemas toxicológicos.

Os fosfatos de cálcio são o maior grupo de substitutos de enxertos ósseos artificiais. Isso se deve principalmente à sua grande semelhança com os componentes minerais do osso.

Este produto pode ser usado como uma contramedida para a exposição a radionuclídeos de estrôncio e rádio. Após a absorção oral, o fosfato de cálcio compete e bloqueia a absorção de rádio (Ra-226) e estrôncio (Sr-90) no trato gastrointestinal (GI).

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.sciencedirect.com/www.researchgate.net/www.puntofocal.gov.ar/www.wisegeek.org/go.drugbank.com/byjus.com/www.encyclopedia.com/www.healthline.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Bico de Bunsen

Bico de Bunsen

PUBLICIDADE O que é um Bico de Bunsen? Um bico de Bunsen é um dispositivo de laboratório …

Teoria atômica

Teoria atômica

Teoria atômica – Definição PUBLICIDADE John Dalton (1766-1844) é o cientista creditado por propor a teoria …

Noradrenalina

PUBLICIDADE Noradrenalina – Definição Produto químico produzido por algumas células nervosas e na glândula adrenal. …