Breaking News
Home / Química / Adsorção

Adsorção

PUBLICIDADE

O que é

A adsorção é um processo, semelhante à absorção, pelo qual uma substância num gás ou líquido se liga a um sólido.

A substância pode ser um poluente, chamado adsorbato, que é atraído para a superfície de um sólido especial.

Adsorção ocorre naturalmente, mas os industriais aperfeiçoaram os métodos de adsorção para limpar resíduos perigosos ou purificar a água potável.

Minúsculas partículas químicas suspensas em outra fase da matéria, ou seja, no ar como um gás ou na água como um líquido, são por vezes considerados contaminantes.

Essas minúsculas partículas podem ser separadas dessa fase, chamada adsorvente, para entrar em uma fase diferente. Um material de outra fase, como o carbono sólido, alveja preferencialmente estas partículas e liga o adsorvato à sua superfície. O ar ou líquido restante foi purificado. Isso difere da absorção onde as partículas nunca mudam de fase, mas entram os poros do sólido junto com o ar ou a água que o acompanham.

A adsorção

A adsorção é a adesão de átomos, íons ou moléculas de um gás, líquido ou sólido dissolvido a uma superfície. Este processo cria uma película do adsorvato na superfície do adsorvente. Este processo difere da absorção, em que um fluido (o absorvente) é dissolvido por ou permeia um líquido ou sólido (o absorvente), respectivamente.

A adsorção é um processo de superfície, enquanto a absorção envolve todo o volume do material. O termo sorção engloba ambos os processos, enquanto a dessorção é o inverso. A adsorção é um fenômeno superficial.

Semelhante à tensão superficial, a adsorção é uma conseqüência da energia superficial.

Em um material a granel, todos os requisitos de ligação (sejam eles iônicos, covalentes ou metálicos) dos átomos constituintes do material são preenchidos por outros átomos no material.

Contudo, os átomos na superfície do adsorvente não estão totalmente rodeados por outros átomos adsorventes e, portanto, podem atrair adsorventes.

A natureza exata da ligação depende dos detalhes das espécies envolvidas, mas o processo de adsorção é geralmente classificado como fisisorpção (característico de forças fracas de van der Waals) ou quimisorção (característica da ligação covalente). Também pode ocorrer devido à atração eletrostática.

A adsorção está presente em muitos sistemas naturais, físicos, biológicos e químicos e é amplamente utilizada em aplicações industriais como carvão ativado, captação e uso de calor residual para fornecer água fria para ar condicionado e outros requisitos de processo (resfriadores de adsorção), resinas sintéticas, aumentar a capacidade de armazenamento de carbonetos derivados de carbonetos e purificação de água.

A adsorção, a troca de iões e a cromatografia são processos de sorção em que certos adsorvatos são seletivamente transferidos da fase fluida para a superfície de partículas rígidas insolúveis suspensas num recipiente ou embaladas numa coluna. As aplicações na indústria farmacêutica, que utilizam a adsorção como um meio para prolongar a exposição neurológica a fármacos específicos ou a partes deles [citação necessitada], são menos conhecidas.

A palavra “adsorção” foi inventada em 1881 pelo físico alemão Heinrich Kayser (1853-1940).

Definição

A adsorção é definida como a adesão de uma espécie química à superfície das partículas. O físico alemão Heinrich Kayser cunhou o termo “adsorção” em 1881.

A adsorção é um processo diferente da absorção, no qual uma substância difunde em um líquido ou sólido para formar uma solução.

A adsorção é o fenômeno de atrair e reter as moléculas de uma substância na superfície de um líquido ou um sólido resultando numa concentração mais elevada das moléculas na superfície é chamado adsorção.

A substância assim adsorvida na superfície é chamada de adsorvato e a substância sobre a qual é absorvida é conhecida como adsorvente.

O processo inverso, ou seja, a remoção da substância adsorvida da superfície é chamado de dessorção.

A adsorção de gases na superfície dos metais é chamada de oclusão.

Diferença entre Adsorção e Absorção:

ADSORÇÃO

ABSORÇÃO

É fenômeno de superfície isto é, ocorre somente na superfície do adsorvente. É fenômeno de massa, ou seja, ocorre em todo o corpo do material.
Neste fenómeno, a concentração na superfície do adsorvente é diferente da da massa. Neste fenômeno, a concentração é a mesma em todo o material.
Sua taxa é alta no início e depois diminui até o equilíbrio ser atingido. Sua taxa permanece a mesma ao longo do processo.

Como ocorre a adsorção?

O processo de adsorção surge devido à presença de forças desequilibradas ou residuais na superfície de fase líquida ou sólida. Estas forças residuais desequilibradas têm tendência para atrair e reter as espécies moleculares com as quais entra em contato com a superfície. A adsorção é essencialmente um fenômeno superficial.

Adsorção é um termo que é completamente diferente de Absorção. Enquanto absorção significa distribuição uniforme da substância em toda a massa, adsorção essencialmente acontece na superfície da substância. Quando ambos os processos de Adsorção e Absorção ocorrem simultaneamente, o processo é chamado sorção.

O processo de adsorção envolve dois componentes adsorventes e adsorventes. Adsorvente é a substância na superfície da qual ocorre adsorção. Adsorbato é a substância que está sendo adsorvida na superfície do adsorvente. O adsorvato é adsorvido.

Adsorbato + adsorvente dá origem à adsorção

Adsorção
Adsorção química – As moléculas de oxigênio (vermelho) adsorvem sobre uma superfície bimetálica de platina (roxo) e cobalto (verde).

Fonte: www.wisegeek.com/en.wikipedia.org/www.thebigger.com/www.chemistrylearning.com

Veja também

Álcool Isopropílico

PUBLICIDADE Definição O isopropanol é um líquido claro, incolor e volátil. Também é comumente conhecido …

Serotonina

Serotonina

PUBLICIDADE Definição de Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na transmissão de …

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.