Breaking News
Home / Química / Ácido Hidroxicítrico

Ácido Hidroxicítrico

PUBLICIDADE

O ácido hidroxicítrico é uma substância química semelhante ao ácido cítrico.

Pode ser encontrada em cascas de frutas de várias espécies de Garcinia.

Também pode ser encontrada nas flores de hibisco.

O ácido hidroxicítrico é mais comumente usado para melhorar o desempenho atlético e para perda de peso, mas não há boas evidências científicas para apoiar esse ou outros usos.

O ácido hidroxicítrico é um ingrediente ativo extraído da casca da fruta indiana Garcinia cambogia. Inibe a adenosina trifosfato citrato liase e tem sido utilizada no tratamento da obesidade.

Fórmula: C6H8O8

O que é ácido hidroxicítrico?

ácido hidroxicítrico é uma substância química que ocorre naturalmente em uma variedade de frutas e flores e acredita-se que tenha efeitos benéficos no metabolismo humano.

É frequentemente usado em medicamentos para dieta e perda de peso, muitas vezes em concentrações muito altas, mas a eficácia desses tipos de medicamentos não foi firmemente estabelecida na maioria dos casos.

As drogas costumam fazer parte de um plano de perda de peso bem-sucedido, mas mesmo as misturas mais potentes geralmente não são capazes de funcionar por conta própria.

Em geral, dieta e exercícios também são elementos importantes. O produto químico também pode ter vários efeitos colaterais negativos, alguns dos quais podem ser bastante graves. Como consequência, a maioria dos especialistas médicos não aconselha as pessoas a tomar suplementos que os contenham sem antes fazer um check-up e um exame médico individualizado.

O ácido está intimamente relacionado ao ácido cítrico, que ocorre em altas concentrações na maioria das frutas cítricas e é um conservante bem conhecido e frequentemente usado em alimentos embalados.

O ácido hidroxicítrico compartilha muitas das mesmas estruturas centrais, mas é diferente principalmente por causa do arranjo dos átomos de hidrogênio. Ele carrega a fórmula química C6H8O8.

O composto é normalmente encontrado em uma variedade de plantas tropicais, incluindo predominantemente Hibiscus subdariffa, uma planta com flor da África Ocidental às vezes também conhecida como Roselle, e Garcinia cambogia, que também pode ser chamada de amora ou tamarindo do Malabar e é nativa da Indonésia. Mesmo que o ácido geralmente ocorra em concentrações relativamente altas nessas e em outras plantas relacionadas, extraí-lo pode ser um tanto trabalhoso e geralmente requer algumas plantas para obter uma quantidade útil.

Os cientistas às vezes também sintetizam o produto químico artificialmente em laboratórios para torná-lo em grandes quantidades de maneira mais econômica.

As versões sintéticas geralmente têm os mesmos atributos químicos e normalmente reagem de forma idêntica.

Uso na perda de peso

A pesquisa com animais geralmente mostrou que o ácido tem um efeito favorável no metabolismo, o que pode ser útil no tratamento da obesidade e perda de peso. Estudos subsequentes em humanos, no entanto, permanecem ambíguos, e muitos pesquisadores permanecem céticos quanto aos seus verdadeiros benefícios.

Da mesma forma, tornou-se um aditivo muito popular em medicamentos e suplementos dietéticos, muitos dos quais são vendidos como “reforços nutricionais” e não estão sujeitos a receita ou outro regulamento.

A ciência por trás das alegações de perda de peso é bastante simples. Basicamente, acredita-se que o ácido evite que os carboidratos formem ácidos graxos, suprimindo o apetite.

Acredita-se que os suplementos verificam a conversão do excesso de carboidratos em gordura e aumentam o armazenamento de glicogênio no fígado, aumentando assim a capacidade de resistência e facilitando a perda de peso.

Outros benefícios incluem a conversão de gordura em energia durante longos períodos de exercício e a supressão do apetite pelo aumento da quantidade de serotonina no sangue.

As teorias por trás das propriedades de queima de gordura do ácido hidroxicítrico são que ele inibe uma enzima chamada citrato liase de converter o excesso de carboidratos em tecido adiposo. Em vez disso, o corpo queima todos os carboidratos em excesso e aumenta a oxidação dos carboidratos.

Muitas pessoas que usaram o produto químico como suplemento dietético afirmam que ele suprimiu seu apetite e os encorajou a comer menos. O mecanismo preciso pelo qual o ácido exerce seu aparente efeito supressor do apetite é desconhecido, entretanto.

Efeitos colaterais comuns da suplementação

Embora o ácido em seu estado natural normalmente não apresente efeitos colaterais prejudiciais, a pesquisa demonstrou que os suplementos à base de ácido podem estar associados a uma série de problemas de saúde potencialmente graves. Entre os mais preocupantes estão os danos ao fígado.

Vários suplementos de perda de peso à base de ácido hidroxicítrico foram proibidos ou revogados por várias autoridades em todo o mundo devido ao risco de danos.

Outros problemas potenciais associados à suplementação de ácido hidroxicítrico incluem icterícia, febre, calafrios, fadiga, náuseas e vômitos. O ácido afeta os níveis de glicose, ou açúcar no sangue, do corpo.

Um nível elevado de glicose representa um sério risco à saúde das pessoas com diabetes e pode ser difícil para o coração na maioria dos outros.

Como funciona?

ácido hidroxicítrico pode melhorar a perda de peso, evitando o armazenamento de gordura e controlando o apetite.

Pode melhorar o desempenho do exercício, limitando o uso da energia armazenada nos músculos, o que parece prevenir a fadiga.

Ácido Hidroxicítrico – Composto

Garcinia cambogia é um produto à base de plantas derivado do fruto do tamarindo do Malabar, nativo do sudeste da Ásia, que é usado como conservante de alimentos e agente aromatizante e recentemente tem sido usado cada vez mais em produtos à base de ervas para emagrecer.

Os produtos para perda de peso rotulados como contendo Garcinia cambogia foram associados ao desenvolvimento de lesão hepática aguda clinicamente aparente, que pode ser grave e até fatal.

ácido de garcinia, também conhecido como hidroxicitrato ou forma D-eritro, pertence à classe de compostos orgânicos conhecidos como ácidos tricarboxílicos e derivados. Estes são ácidos carboxílicos contendo exatamente três grupos carboxila.

O ácido de garcinia é solúvel (em água) e um composto moderadamente ácido (com base em seu pKa). Dentro da célula, o ácido garcinia está localizado principalmente no citoplasma. Fora do corpo humano, o ácido garcinia pode ser encontrado em frutas, ervas e especiarias. Isso torna o ácido de garcinia um biomarcador potencial para o consumo desses produtos alimentícios.

Resumo

É divulgada uma composição de sal de ácido hidroxicítrico compreendendo sais de cálcio e potássio de ácido hidroxicítrico, de preferência em uma proporção definida que rende uma preparação muito pura e estabilizada que é substancialmente insípida para uso ideal em uma variedade de itens alimentares.

Os sais do ácido hidroxicítrico são preparados por um processo que inclui o tratamento de um extrato aquoso de Garcinia cambogia ou Garcinia indica com um agente quaternizante líquido, como uma trialquilamina em que os grupos alquil são octil, caprilil, isooctil, lauril ou decil.

Estrutura 3d da Molécula de Ácido Hidroxicítrico

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.webmd.com/fcer.org/www.science.gov/europepmc.org/www.wisegeek.org/www.winchesterhospital.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Benzoato de Sódio

PUBLICIDADE Definição O benzoato de sódio é um pó branco, cristalino ou granular, solúvel em água, usado …

Ácido Pirúvico

PUBLICIDADE Definição – Ácido pirúvico Em Química, o ácido pirúvico é um líquido incolor com um cheiro …

Ácido Cítrico

PUBLICIDADE Definição O ácido cítrico é encontrado naturalmente concentrado em frutas cítricas, especialmente laranja, limão e lima. …