Acidimetria

PUBLICIDADE

Definição

A Acidimetria é o processo de medição da quantidade de ácido numa solução, como com um acidímetro ou por titulação.

A Acidimetria é a determinação da quantidade de ácido numa solução medida utilizando um acidímetro ou através de análise volumétrica.

Acidimetria é um termo relacionado de acidimétrica.

Acidimétrica é um termo derivado de acidimetria.

Acidimetria e Acidimétrico – Diferença

A diferença entre acidimetria e acidimétrico é que a acidimétrico é em química a descrição ou uma titulação em que o titulante é um ácido, enquanto que a acidimetria é em química a medição da resistência dos ácidos, especialmente por um produto químico.

O processo é baseado na lei de combinações químicas, ou o fato de que, para produzir uma reação completa, é necessário um determinado peso definido de reagente.

Acidimetria e Alcalimetria

O que é

Estes dois termos podem ser convenientemente descritos em conjunto, uma vez que as operações envolvidas estão intimamente relacionadas e o aparelho, em alguns aspectos, idêntico.

A acidimetria

A acidimetria é a “medição de ácidos”, ou a determinação da quantidade de ácido livre em um líquido acidulado.

Não indica a natureza do ácido, nem se está presente mais do que um ácido.

Estão disponíveis três métodos principais:

1) A resistência de uma solução ácida pode ser determinada aproximadamente pelo seu ponto de ebulição;

2) pela sua gravidade específica;

3) pela quantidade de gás de ácido carbônico libertado a partir de bicarbonato de soda por uma quantidade medida do líquido ácido.

Este último é talvez o processo mais simples, e que geralmente em uso.

O aparelho requerido na Figura 1, e pode ser construído pelo operador. É constituído por um balão de boca larga A, decorado com uma cortiça firmemente ajustada, áspera que passam 2 tubos de vidro cd. O tubo c termina numa ampola B. cheia com cloreto de cálcio; O tubo dobrado b atinge quase o fundo do balão.

Uma quantidade cuidadosamente pesada de bicarbonato puro de soda é introduzida no frasco e coberta com água destilada. Isto é feito com um pequeno tubo de ensaio de vidro, contendo um volume conhecido do ácido a ser examinado (que não deve ser suficiente para decompor a totalidade do álcali), é cuidadosamente baixado para dentro do balão, na posição ilustrada.

Acidimetria
Figura 1

Acidimetria
Figura 2

O frasco é então enrolado, e pesado com precisão em um equilíbrio delicado.

Depois disso, o ácido no tubo de ensaio é esgotado sobre o álcali fazendo o tubo deslizar para uma posição horizontal.

Deste modo, uma parte do álcali, equivalente à quantidade de ácido real no líquido, é decomposta, o gás de ácido carbônico libertado escapando através do tubo de bulbo B; Qualquer umidade que pode ser levada para cima mecanicamente é absorvida pelo cloreto de cálcio, cuja afinidade pela água é bem conhecida.

Quando a totalidade do ácido foi neutralizada e o desengate do gás cessou, o ar é aspirado através do tubo B de modo a retirar qualquer gás remanescente no balão e nos tubos. Quando perfeitamente frio, todo o aparelho é novamente pesado. A diferença entre as duas pesagens representa o peso do ácido carbônico expelido, e a partir disso a quantidade de ácido real no volume de líquido operado é calculada multiplicando-o pelo peso combinado do ácido e dividindo o produto por 44, a combinação Peso de gás ácido carbônico.

Assim, suponha que o peso do aparelho antes do experimento seja de 32.355 grm., E após o experimento 31’785 grm., A perda de peso, -570 grm., Representa a quantidade de gás libertado a partir do bicarbonato de soda pelo ácido (Digamos ácido sulfúrico • 570 x 98 ácido).

Em seguida, 44 = 1,27 gramas. De ácido sulfúrico real, a quantidade contida no volume de líquido tomado para a experiência.

O mesmo método aplica-se à estimativa de qualquer ácido que decompõe carbonatos, sendo o peso combinado de tal ácido substituído pelo ácido sulfúrico utilizado no exemplo acima.

Estes são fornecidos com rolhas firmemente ajustadas, através de cada qual passam os tubos de vidro a b c, dispostos como mostrado.

O frasco B é meio cheio com ácido sulfúrico concentrado, e no outro é colocado o ácido a ser testado, medido com precisão e, se necessário, diluído com água.

Introduz-se agora um tubo de ensaio no balão A, da mesma maneira que se descreveu no caso anterior; Este tubo contém bicarbonato de soda, em quantidade mais do que suficiente para neutralizar a totalidade do ácido contido na amostra. Após pesagem cuidadosa do aparelho, o ácido e o álcali são deixados misturar; O ácido carbônico é evolvido, passa através do ácido sulfúrico no outro frasco, sendo assim completamente seco, e escapa através do tubo a.

Terminada a efervescência, o ar é aspirado através dos 2 frascos por sucção na extremidade do tubo a, para remover quaisquer vestígios de ácido carbônico remanescentes. Quando muito frio, o aparelho é novamente pesado, a perda representando a quantidade de ácido carbônico libertada do álcali.

O cálculo para encontrar a quantidade total de ácido no volume de líquido utilizado é, naturalmente, o mesmo que no exemplo anterior.

A Alcalimetria

A Alcalimetria é a determinação da quantidade de álcali real em sais e soluções alcalinas. Como no caso da acidimetria, as determinações podem ser feitas por gravimetria ou por análise volumétrica.

O método de Gay-Lu8sac baseia-se numa solução titulada de carbonato de sódio com uma solução correspondente de ácido sulfúrico.

Em vez do carbonato, é preferível usar soda cáustica, a fim de evitar a interferência censurável causada pela presença de ácido carbônico.

O indicador empregado é uma solução de tornasol, feita por digestão de cerca de 10 grm.

De tornassol em litro de água destilada por algumas horas; O líquido límpido é decantado e mantido numa pequena garrafa de lavagem bem fechada, a partir da qual algumas gotas podem ser expelidas quando necessário. Uma quantidade muito pequena de ácido nítrico diluído pode ser vantajosamente adicionada à solução, de modo a produzir uma cor violeta, o que aumenta a sensibilidade do indicador.

A solução padrão de ácido sulfúrico contém 49 grm.

De ácido sulfúrico real por litro, podendo ser efetuadas da seguinte forma: – 30 cc. Do ácido puro, 1.840 sp. Gr., É diluída com água num copo, e a mistura é deixada em repouso; Quando perfeitamente frio, é lavado num frasco de litro, e diluído para a marca contendo. A solução é testada em seguida com uma solução padrão de carbonato de sódio, contendo 53 grm. De carbonato puro ao litro, cuidadosamente pesado. E medido; 10 cc. Desta última solução é colocada num béquer com um pouco de água destilada e algumas gotas da solução de tornassol, e o ácido é executado cuidadosamente e lentamente até o ponto de saturação é atingido.

Se mais de 10 cc. Ser necessária, a solução é demasiado fraca ; Se for menos, é muito forte, e deve ser reforçado ou diluído, conforme o caso, até 10 cc.

De cada solução neutralizam-se exatamente. A fim de assegurar uma precisão perfeita, podem ser empregadas quantidades maiores das duas substâncias, digamos 50 ou 100 cc, quando a diferença, se houver, será mais facilmente detectada. Se usar soda cáustica em vez de carbonato, cerca de 42 grm. É dissolvido em água (cerca de 800 cc). O teste acima é aplicado, e pequenas quantidades de água são adicionadas até que volumes iguais correspondam exatamente. Todas estas soluções são mantidas em frascos bem fechados.

O método de procedimento é o seguinte: A quantidade necessária de álcali pesado ou medido, consoante o caso, é diluída com água destilada num frasco e adiciona-se um litmus suficiente para produzir uma mistura distinta, mas não demasiado profunda, cor azul. O ácido da bureta é então rodado até o conteúdo do balão ter sido mudado para. Uma cor vermelha brilhante. A fim de expulsar o ácido carbônico, o frasco é fervido até que a cor azul reaparece; A solução ácida deve agora ser aplicada, algumas gotas de cada vez, com fervura contínua, até que, pela adição de uma única gota, seja produzida uma cor rosa distinta. A fim de obter um resultado muito preciso, é bom correr em excesso de ácido, ferver o líquido bem, e depois adicionar, gota a gota, a solução alcalina padrão até que o líquido de repente muda de rosa para violeta-azul. A quantidade da solução alcalina requerida para efetuar esta alteração é subtraída do volume de ácido originalmente lançado e o volume exato de ácido padrão necessário para neutralizar a quantidade de álcali previamente retirada da análise é assim determinado de uma só vez.

O inverso deste processo pode ser aplicado à estimativa da quantidade de ácido contida em líquidos ácidos ou misturas.

Mohr recomenda o uso de ácido oxálico em vez de ácido sulfúrico ou clorídrico, porque é mais prontamente pesado do que um líquido, e porque a sua solução pode ser mantida por um período muito mais longo do que estes sem sofrer mudança de força. O peso necessário é de 63 grm. Por litro de água.

Ao fazer determinações da quantidade de álcali contida em amostras de carbonato bruto de potássio e soda por análise gravimétrica [peso], o aparelho utilizado em acidimetria, e mostrado na Figura 1, podem ser empregado.

O carbonato pesado é dissolvido em água morna no frasco A, e uma quantidade de ácido, mais do que suficiente para neutralizar o álcali, é colocada no tubo curto no interior. O aparelho é então pesado, e o tubo d fechado por um tampão de cera; O balão é inclinado suavemente, de modo a fazer com que o ácido flua para dentro do balão sobre o carbonato. O ácido carbônico é. Assim evolvido, e o aparelho deve ser aquecido suavemente até que a evolução do gás pare completamente. Quando este é o caso, o tampão é removido, o ar é puxado através, eo todo é novamente pesado. A perda indica a quantidade de ácido carbônico libertada, a partir da qual a quantidade de carbonato real contida na amostra pode ser calculada de uma só vez. A acidez da solução, no final do ensaio, deve ser determinada pela adição de uma gota de solução de litmus; Se não for ácida, mais ácido deve ser adicionado, e a operação repetida.

O aparelho de Fresenius & Will, mostrado na Figura 2, pode também ser empregue na realização de estimativas alcalinimétricas, o mesmo que em acidimetria. O álcalino a ser testado é cuidadosamente pesado e dissolvido em água no balão A; O ácido sulfúrico concentrado é colocado no frasco 8, e o aparelho é pesado com precisão. Depois de fechar a extremidade do tubo c, aplica-se sucção ao tubo a, de modo a extrair uma pequena quantidade de ar de A para B através do tubo 6; Ao retirar os lábios, a pressão do ar força um pouco do ácido sobre A, o que significa que o álcali é decomposto. Isto é continuado até que a evolução do ácido carbônico cesse, quando o calor é aplicado delicadamente por alguns momentos. Ar é então puxado através, e o aparelho é resfriado e pesado. A perda de peso dá origem à quantidade de ácido carbônico, como no caso anterior.

Fonte: wikidiff.com/chestofbooks.com

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.