Breaking News
Home / Química / Coloide

Coloide

PUBLICIDADE

A definição de coloide é uma combinação de moléculas misturadas com outras substâncias que não se depositam ou se juntam à outra substância.

Coloide é uma mistura na qual partículas de uma substância são mantidas dentro de outra substância.

O que é um coloide?

Um coloide é o resultado final da dispersão uniforme e microscópica de uma substância em outra, sem qualquer alteração na estrutura de ambas.

Os coloides são distintos de outras combinações, como soluções, devido ao fato de que nenhuma das partes constituintes da união se dissolve ou experimenta alterações estruturais durante a dispersão.

Os coloides podem existir em combinações de todos os estados da matéria, incluindo uniões gasosa, líquida e sólida. Em um estado emulsificado, as uniões coloides podem consistir em um ou mais constituintes imiscíveis, em que os surfactantes mantêm uma distribuição uniforme das partes individuais.

Alguns exemplos bem conhecidos de coloides são o leite e o nevoeiro.

Misturas ou uniões de diferentes materiais e substâncias existem em uma variedade de formas. Na maioria, uma ou mais partes individuais da mistura sofrem algum tipo de alteração física ou química.

Ao contrário de combinações como solventes e ligas, as misturas coloides apresentam uma distribuição uniforme de todas as partes constituintes em sua forma original e inalterada.

Isso significa que os coloides apresentam as características individuais de todas as partes e não uma combinação reativa de qualidades.

Desta forma, os ingredientes ativos podem ser suspensos em meios transportadores inertes sem alterar ou afetar negativamente suas características.

As misturas coloides consistem em duas partes distintas: uma fase ou substância dispersa e um meio de dispersão.

O leite, por exemplo, é um coloide que consiste em uma fase líquida de dispersão de gordura de manteiga distribuída em um meio de dispersão à base de água.

Os coloides podem consistir em combinações de todos os estados da matéria com uniões comuns, incluindo misturas de líquido/ar, como neblina e neblina, e uniões sólido/ar, como massas de fumaça ou nuvens.

Outras combinações comuns incluem misturas de líquido/gás, como chantilly, combinações de gel líquido/sólido, como gelatina, e dispersões sólido/líquido, que incluem sangue e tintas.

O vidro decorativo de amora é um exemplo de coloide sólido/sólido e é uma combinação de vidro vermelho e cloreto de ouro.

As partes individuais dos coloides líquido/líquido nem sempre são miscíveis ou misturáveis e se separam gradualmente após a combinação se nenhum aditivo adicional for introduzido.

Esses aditivos são conhecidos como surfactantes e alteram as características de tensão superficial da mistura, o que incentiva os componentes imiscíveis a permanecerem uniformemente dispersos.

O leite é um dos exemplos mais conhecidos dessas uniões ou emulsões. Os colóides também podem ser formulados para exibir qualidades fracionárias e instáveis, que lhes permitem fluir quando expostas ao estresse e depois recuperar a coesão quando o estresse é interrompido. Um exemplo desse fenômeno é a pasta de dente, que flui quando o tubo é espremido e permanece estável na escova.

Coloide – Química

Os coloides, em química, são uma mistura de duas substâncias, na qual uma substância é dividida em pequenas partículas, também conhecidas como partículas coloidais (de 1 a 1000 nm de diâmetro) e dispersas ou suspensas sobre outra substância. Essas partículas insolúveis são inseparáveis por filtração ou centrifugação.

Os tipos de coloides são: Sol, Emulsão, Espuma e Aerossol.

Um coloide é uma mistura composta por duas ou mais substâncias misturadas, mas não quimicamente combinadas (elas podem ser separadas).

Eles são um tipo especial de mistura em que pequenas partículas de uma substância são espalhadas por outra substância.

O creme é um coloide, pois é composto de pequenas partículas de gordura dispersas na água.

As partículas que compõem um coloide são menores que as de uma suspensão.

Coloide – Tipos

Um coloide é um dos três principais tipos de misturas, sendo os outros dois uma solução e uma suspensão.

Um coloide é uma mistura que possui partículas que variam entre 1 e 1000 nanômetros de diâmetro, mas ainda é capaz de permanecer uniformemente distribuída por toda a solução.

Elas também são conhecidas como dispersões coloidais porque as substâncias permanecem dispersas e não se depositam no fundo do recipiente.

Nos coloides, uma substância é uniformemente dispersa em outra. A substância que está sendo dispersada é referida como estando na fase dispersa, enquanto a substância em que está dispersa está na fase contínua.

Para ser classificada como coloide, a substância na fase dispersa deve ser maior que o tamanho de uma molécula, mas menor que o que pode ser visto a olho nu. Isso pode ser quantificado com mais precisão, pois uma ou mais dimensões da substância devem estar entre 1 e 1000 nanômetros. Se as dimensões são menores que isso, a substância é considerada uma solução e, se for maior que a substância, é uma suspensão.

Um coloide de duas partículas

Coloide – Misturas

Mistura na qual uma substância é dividida em pequenas partículas (chamadas partículas coloidais) e dispersa por uma segunda substância.

As substâncias estão presentes como partículas maiores do que as encontradas na solução, mas são muito pequenas para serem vistas com um microscópio.

Não há limites estritos no tamanho das partículas coloidais, mas elas tendem a variar entre 10-9 ma 10-6 m de tamanho.

Tamanho das colorações

A mistura também é chamada de solução coloidal, sistema coloidal ou dispersão coloidal.

As três formas em que toda a matéria existe são sólidas, líquidas ou gasosas.

Os sistemas coloidais podem ser qualquer combinação desses estados.

Um sistema coloidal não é uma solução verdadeira, mas também não é uma suspensão porque não se instala como uma suspensão ao longo do tempo.

Os coloides são maiores que a maioria das moléculas inorgânicas e permanecem suspensos indefinidamente. São moléculas grandes, como proteínas ou grupos de moléculas. Eles têm muitas propriedades, dependendo de sua grande superfície específica.

A formação de coloides pode ser classificada em dois sistemas, reversíveis e irreversíveis. Em um sistema irreversível, os produtos são tão estáveis ou removidos tão bem que os reagentes originais não podem ser reproduzidos.

Um sistema reversível é aquele em que os produtos podem ser feitos para reagir para reproduzir os reagentes originais.

Fonte: www.chm.bris.ac.uk/www.dur.ac.uk/www.wisegeek.org/www.science-sparks.com/www.toppr.com/www.yourdictionary.com/dictionary.cambridge.org/www.thoughtco.com/www.jstor.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Formamida

Formamida

PUBLICIDADE Definição Em química a formamida é um líquido límpido e picante usado em uma ampla variedade …

Molalidade

Molalidade

PUBLICIDADE Definição A molalidade é uma propriedade de uma solução e é definida como o número de …

Concentração de solução

PUBLICIDADE Definição Em química, a concentração de solução é a quantidade de um soluto que está contido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.