Breaking News
Home / Química / Fosfato de sódio

Fosfato de sódio

PUBLICIDADE

Definição

fosfato de sódio é um termo abrangente que se refere a várias combinações de sódio (sal) e fosfato (um produto químico inorgânico formador de sal) e seguro para consumo.

É frequentemente usado como aditivo na fabricação de alimentos processados.

Também é um ingrediente em muitos produtos domésticos e medicamentos.

Para algumas pessoas, o fosfato de sódio pode ser usado para preparar o intestino antes da colonoscopia.

O fosfato de sódio é um laxante salino que supostamente atua aumentando o líquido no intestino delgado. Geralmente resulta em evacuação após 30 minutos a 6 horas.

O fosfato de sódio é um aditivo alimentar, sal tamponante e regulador de ácido.

É um pó cristalino branco com a fórmula química: Na3PO4.

Origem do Fosfato de sódio

O fosfato de sódio é feito pela reação de rochas de fosfato extraídas de grau alimentício com ácido sulfúrico. Isso é seguido pela extração de ácido fosfórico. Este ingrediente é rico em minerais, principalmente sódio.

O que é Fosfato de Sódio?

fosfato de sódio é um laxante muito potente que geralmente é prescrito para pacientes que estão programados para colonoscopias.

Ocasionalmente, o medicamento também pode ser administrado como um tratamento para constipação severa ou intestino afetado. Quando vários comprimidos são tomados com água, os músculos do intestino grosso são estimulados e os intestinos são totalmente eliminados. Além do efeito desejado da diarreia, há muito pouco risco de efeitos colaterais adversos quando o fosfato de sódio é tomado conforme prescrito por um médico.

É importante que o intestino grosso esteja limpo e vazio antes da colonoscopia, para que o médico possa inspecionar facilmente o revestimento do tecido.

fosfato de sódio induz diarreia ao soltar os intestinos e estimular as contrações do músculo liso no cólon. Beber bastante água e outros líquidos claros enquanto toma o medicamento ajuda a amolecer a matéria fecal, tornando mais fácil urinar.

Quando um paciente está programado para uma colonoscopia, ele geralmente recebe um frasco de comprimidos de fosfato de sódio por um médico, enfermeiro ou farmacêutico hospitalar.

Cada comprimido contém cerca de 1,5 gramas do ingrediente ativo. Na noite anterior ao exame agendado, um paciente adulto é normalmente instruído a tomar três comprimidos de uma vez com um copo grande de água a cada 15 minutos para um total de sete doses. A rotina de sete doses é repetida pela manhã, antes de ir para o exame.

Os efeitos laxantes do fosfato de sódio aparecem muito rapidamente após a primeira dose. Uma pessoa deve ficar perto de um banheiro durante toda a noite e na manhã seguinte. Episódios frequentes de diarreia, às vezes a cada cinco ou 10 minutos, são comuns e desejáveis. A ingestão adequada de líquidos é essencial para prevenir a desidratação.

Algumas pessoas sentem dores abdominais, cólicas estomacais, distensão abdominal e náuseas ao tomar fosfato de sódio. As reações alérgicas são raras, mas a pessoa deve procurar ajuda médica imediata se sentir tonturas, dificuldade em respirar ou erupção cutânea com disseminação.

O fosfato de sódio foi associado a danos renais potencialmente graves em alguns pacientes e participantes de ensaios clínicos, mas os riscos de danos permanentes são muito baixos.

Pacientes que usam fosfato de sódio exatamente como instruídos por seus médicos prescritores geralmente não têm problemas para esvaziar seus dois pontos.

Os procedimentos de colonoscopia podem ser realizados com muito mais eficácia quando os intestinos são lavados. Pessoas que recebem o medicamento por outros motivos, como constipação crônica, tendem a obter alívio imediato de seus sintomas após um único curso de tratamento.

Fosfato de sódio – Uso

Um composto inorgânico usado como laxante, suplemento dietético e para fins de reposição de eletrólitos.

O fosfato, um ânion intracelular predominante, desempenha um papel importante no armazenamento de energia, atividades osteoblástica e osteoclástica, regulando as concentrações de cálcio sérico e numerosas reações celulares de transferência de fosfato.

fosfato de sódio aumenta a fluidez do conteúdo intestinal pela retenção de água por forças osmóticas, induzindo indiretamente a constrição do músculo liso intestinal.

O fosfato de sódio também é usado na excreção renal de íons de hidrogênio, enquanto promove a reabsorção de íons de sódio.

O que é fosfato de potássio e fosfato de sódio?

O fósforo é uma substância que ocorre naturalmente e é importante em todas as células do corpo. A maior parte do fósforo no corpo é encontrada nos ossos.

As formas de sal de potássio e sódio do fósforo são chamadas de fosfatos.

O fosfato de potássio e o fosfato de sódio é um medicamento combinado usado para tornar a urina mais ácida para ajudar a prevenir pedras nos rins.

O fosfato de potássio e o fosfato de sódio também podem ser usados para fins não listados neste guia de medicamentos.

Fosfato de sódio – Formas

As três formas de fosfato de sódio são formadas quando um ou mais dos três átomos de hidrogênio no ácido fosfórico (H3PO4 são substituídos por átomos de sódio.

Quando um hidrogênio é substituído, a forma monobásica é produzida; substituir dois átomos de hidrogênio resulta na formação da forma dibásica; e a substituição dos três hidrogênios resulta na formação de fosfato de sódio tribásico.

Todas as três formas de fosfato de sódio são incolores a sólidos cristalinos brancos ou pós brancos.

Todos podem ocorrer na forma de hidratos, como o fosfato monobásico de sódio mono-hidratado e di-hidratado (NaH2PO4·H2O e NaH2PO4·2H2O); fosfato de sódio dibásico di-hidratado, hepta-hidratado e dodeca-hidratado (Na2HPO4·2H2O, Na2HPO4·7H2O e Na2HPO4·12H2O); e dodeca-hidrato de fosfato de sódio tribásico (Na3PO4·12H2O)

Pó de Fosfato de sódio

Pó de Fosfato de sódio

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.cancer.gov/www.uofmhealth.org/go.drugbank.com/www.ebi.ac.uk/www.wisegeek.org/www.healthline.com/medlineplus.gov/www.mottchildren.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ácido Carbônico

PUBLICIDADE Definição de Ácido carbônico O Ácido carbônico ((H2CO3) é uma espécie crucial no equilíbrio entre o …

Formalina

PUBLICIDADE Definição de Formalina A formalina é uma solução aquosa (água) de formaldeído a 37%, um gás pungente, com …

Oxidação

PUBLICIDADE Definição de Oxidação A oxidação é a perda de elétrons durante a reação de uma molécula, …