Breaking News
Home / Química / Hipromelose

Hipromelose

PUBLICIDADE

Definição

A hipromelose, também conhecida como hidroxipropilmetilcelulose (HPMC), é um agente de revestimento e formador de filme usado como ingrediente inativo na indústria farmacêutica.

Também foi utilizado como um polímero de controle de taxa para formas de dose de liberação sustentada.

Como um pó, a hipromelose é esbranquiçada a bege e pode estar em grânulos.

A hipromelose é considerada um ingrediente inerte.

Tem uma alta viscosidade e é frequentemente usado em preparações oftálmicas como lágrimas artificiais para olhos secos.

O que é

A hipromelose é um polímero altamente viscoso com várias aplicações.

É muito utilizado na comunidade médica e também aparece como espessante em alguns tipos de alimentos.

Este polímero é considerado não tóxico, embora possa ser inflamável em alguns ambientes e é produzido por várias empresas, algumas das quais especializadas em produção para aplicações muito específicas.

O nome completo deste polímero é hidroxipropilmetilcelulose. Hipromelose é uma versão abreviada desse nome químico mais longo.

A viscosidade muito alta da hipromelose a torna ideal para uso em preparações oculares projetadas para tratar olho seco.

Algumas lágrimas artificiais contêm hipromelose, e o polímero também é usado em alguns tipos de cirurgias oculares para manter o olho lubrificado.

Como lubrificante, ele pode acalmar os olhos se estiver irritado e criar uma barreira para proteger os olhos de irritações adicionais.

Os produtos com hipromelose podem ser encontrados sem receita em algumas regiões e também estão disponíveis mediante receita médica.

Além de ser usado nos olhos, este composto também é usado para administração oral de medicamentos em algumas situações.

A hipromelose pode controlar a taxa de administração do medicamento, garantindo que o corpo não seja inundado com um medicamento, e pode atuar como um espessante inerte nos medicamentos orais, o que melhorará a textura sem comprometer a função dos compostos farmacêuticos ativos no medicamento.

Alguns revestimentos para comprimidos incluem o composto e funciona como um aglutinante para certos tipos de medicamentos.

Este composto também é usado em alimentos para engrossar, suspender ou emulsionar ingredientes. É vegetariano, o que a torna uma alternativa à gelatina em alimentos que devem ser seguros para vegetarianos.

A hipromelose também aparece em cosméticos, tintas, adesivos e alguns produtos de limpeza.

Nos materiais de construção, as propriedades de retenção de umidade do composto podem ser aproveitadas, embora também possam se tornar problemáticas se o composto não for armazenado e manuseado adequadamente, pois pode aumentar o peso à medida que a água é absorvida.

Na sua forma pura, este composto é um pó ou grânulo, que pode ser misturado em uma solução aquosa, se necessário para uma aplicação específica.

As técnicas de processamento usadas para fabricar esse composto podem variar, dependendo de como será utilizado.

Muitas vezes, é vendido e transportado na forma de pó, com os fabricantes que o utilizam transformando-o em uma solução no local, se necessário. Transportá-lo enquanto seco reduz os custos de transporte e facilita o manuseio.

O que são colírios de hipromelose?

Os colírios de hipromelose são um lubrificante ocular, também conhecido como lágrimas artificiais. Esses colírios são frequentemente usados por pacientes com capacidade reduzida de produzir lágrimas naturais.

As condições de olho seco também podem ser causadas por poluição do ar, ar condicionado e outros fatores ambientais, como forte luz solar ou vento.

Certas condições médicas também podem contribuir para a necessidade de lágrimas artificiais, bem como o piscar pouco frequente.

Os colírios de hipromelose podem ser usados para aliviar a irritação ou secura dos olhos, além de serem usados para lubrificar as lentes de contato.

Um oftalmologista pode recomendar que o paciente use este produto ou pode encontrá-lo disponível em uma farmácia. Antes de usar colírios hipromelose, o paciente deve conversar com seu médico ou farmacêutico se tiver alguma alergia, se estiver tomando outros medicamentos ou se usar lentes de contato.

Os pacientes devem ser particularmente cautelosos se usarem outros medicamentos tópicos para os olhos, incluindo pomadas e gotas. Nesse caso, os diferentes produtos podem precisar ser aplicados em momentos diferentes.

O paciente sempre deve lavar bem as mãos com sabão e água quente antes de usar colírios de hipromelose. Ele pode então remover a tampa externa do produto, segurando o recipiente pelo polegar e pelo dedo médio.

A cabeça deve estar inclinada para trás e um dedo usado para puxar a pálpebra inferior ligeiramente.

Uma gota deve ser cuidadosamente espremida para fora do recipiente para colírios e para dentro do bolso formado pela pálpebra inferior.

Após aplicar o colírio, o paciente deve fechar os olhos suavemente por pelo menos um minuto. Ele deve evitar pressionar a pálpebra fechada. Manter os olhos fechados ajudará a evitar que o medicamento vaze.

A tampa externa do produto deve ser substituída imediatamente e o paciente deve lavar novamente as mãos cuidadosamente.

É essencial que a ponta do aplicador do colírio hipromelose não toque em nenhuma superfície ou fique contaminada.

A maioria dos pacientes pode aplicar esses colírios três a quatro vezes ao dia. Pode ser usado em apenas um olho ou em ambos.

Se um paciente tiver olhos extremamente secos, seu médico poderá instruí-lo a aplicar as gotas uma vez a cada hora.

Os pacientes devem estar cientes dos possíveis efeitos colaterais dos colírios de hipromelose, que podem incluir uma sensação de picada temporária ou visão embaçada.

Aqueles que experimentam dor nos olhos ou dor de cabeça devem interromper o uso e entrar em contato com seus médicos.

A hipromelose pode ser usada durante a cirurgia ocular para manter o olho lubrificado

Fonte: www.medicines.org.uk/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.mayoclinic.org/www.wisegeek.org/www.drugs.com/mail.medizzine.com/patient.info/www.drugbank.ca/dbpedia.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fosfonatos

PUBLICIDADE Definição Fosfonatos é um sal ou éster de um ácido fosfônico. Em química, Fosfonatos é qualquer sal …

Ácido Fosfórico

PUBLICIDADE Definição O ácido fosfórico, também chamado de ácido ortofosfórico (H3PO4), o ácido de oxigênio mais importante …

Alcinos

PUBLICIDADE Definição Alcinos são hidrocarbonetos, compostos químicos orgânicos contendo átomos de carbono (C) e hidrogênio (H), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.