Breaking News
Home / Química / Compostos iônicos

Compostos iônicos

PUBLICIDADE

Definição

Compostos iônicos são compostos constituídos por íons.

Os compostos de dois elementos são geralmente iônicos quando um elemento é um metal e o outro é um não-metal.

Composto iônico é uma substância formada por ligação iônica, uma ligação química de íons carregados positiva e negativamente. Sais, bases e alguns ácidos são compostos iônicos. Como sólidos cristalinos, eles têm altos pontos de fusão e pontos de ebulição. Como sólidos, eles não são condutores de eletricidade e geralmente são solúveis em água, mas insolúveis em solventes orgânicos. Nos estados líquido e derretido, os compostos iônicos são bons condutores.

O que são

Os compostos iônicos são compostos químicos que são ligados por cargas elétricas de átomos de íons carregados individualmente.

Normalmente, um composto iônico é composto de metais com carga positiva e não-metais com carga negativa, e eles formam estruturas cristalinas.

O sal comum – NaCl – é um dos compostos iônicos mais comuns encontrados na natureza, consistindo na forma básica de uma ligação entre um átomo de metal de sódio com carga positiva e um átomo de cloro com carga negativa.

As propriedades dos compostos iônicos incluem sua formação em estruturas reticuladas de cristais e seus pontos de ebulição e fusão muito altos.

Sua fragilidade também lhes dá a tendência de fraturar em cristais menores do mesmo tamanho se atingidos com força suficiente. Os sais iônicos cristalinos também são solúveis em água e, uma vez dissolvidos em água ou em estado líquido puro, no estado fundido, são bons condutores de eletricidade.

A nomeação de compostos iônicos sempre seguiu a tradição de usar primeiro o cátion, ou íon carregado positivamente, e colocar nele o nome do ânion carregado negativamente.

É por isso que o sal é conhecido como cloreto de sódio, com outros exemplos sendo iodeto de potássio, nitrato de prata e cloreto de mercúrio.

O número total de átomos de cátion positivo e de ânion negativo não é incluído na estrutura de nomenclatura, pois qualquer composto iônico equilibra essas cargas.

Um composto como nitrato de prata com a fórmula química de AgNO3 não requer um plural para o grupo nitrato.

No entanto, elementos iônicos como o ferro, que pode ter uma carga positiva de dois ou três, são comumente referidos com referência a essa carga, como o Fe + 2 sendo chamado de ferro (II).

Em sua forma natural, os compostos iônicos nunca são estritamente iônicos ou neutros, e geralmente têm algum grau de covalência – o compartilhamento de elétrons entre diferentes camadas de energia atômica.

A eletronegatividade afeta a força da carga negativa nos compostos iônicos, com a escala de Pauling classificando o flúor como o elemento mais eletronegativo com uma classificação de 4,0. Outros elementos, como o césio, são os menos eletronegativos no nível 0,7. Esse nível variável de eletronegatividade é usado para ajudar a definir ligações covalentes vs. iônicas.

Nenhuma diferença de eletronegatividade entre átomos ligados representa uma ligação covalente pura e não polar, enquanto uma grande diferença de eletronegatividade representa uma ligação iônica.

Os metais na natureza são encontrados na forma de compostos iônicos. Isso ocorre porque os metais são amplamente reativos com carbono e oxigênio na presença de água, além de elementos como enxofre, fósforo e silício.

Portanto, a purificação de metais geralmente começa com a mineração de compostos iônicos, como sulfuretos, fosfatos, carbonatos e, mais comumente, óxidos para produzir metais elementares puros que podem ser usados na indústria.

Resumo

Cada átomo é único porque é constituído por um número específico de prótons, nêutrons e elétrons. Normalmente, o número de prótons e elétrons é o mesmo para um átomo.

E embora o número de prótons nunca mude para qualquer átomo, porque isso significa que você tem um elemento completamente diferente, às vezes o número de elétrons muda. Quando um átomo ganha ou perde um elétron, obtemos um íon. Como os próprios elétrons têm uma carga líquida negativa, adicionar ou remover elétrons de um átomo altera a carga do átomo.

Isso ocorre porque o número de elétrons não está mais em equilíbrio com o número de prótons, que possuem uma carga positiva.

Átomos que ganham elétrons e, portanto, têm uma carga líquida negativa são conhecidos como ânions. Por outro lado, átomos que perdem elétrons e, portanto, têm uma carga líquida positiva são chamados cátions.

Os cátions tendem a ser metais, enquanto os ânions tendem a não ser metais. Os íons também podem ser átomos únicos ou múltiplos grupos complexos de átomos.

Quando falamos de íons, é verdade que os opostos se atraem.

As cargas negativas e positivas opostas dos íons mantêm-se unidas em ligações iônicas, formando compostos iônicos, que são exatamente o que parecem: compostos feitos de íons.

A perda ou ganho de um átomo corresponde à perda ou ganho do outro, portanto, um átomo essencialmente ‘doa’ um elétron ao outro átomo com o qual se emparelha.

Pense no emparelhamento de íons como dois ímãs de barra. Se você tentar juntar as duas extremidades norte ou sul de ímãs diferentes, elas se repelem muito fortemente; mas gire um desses ímãs para que você coloque um extremo sul em um extremo norte, e eles se encaixam rapidamente. Os íons se comportam da mesma forma.

Dois íons positivos ou dois negativos não se juntam porque têm a mesma carga. Mas um positivo e um negativo se unirão para criar um composto iônico.

Como os compostos iônicos são formados

Fonte: courses.lumenlearning.com/www.thoughtco.com/www.bbc.co.uk/www.wisegeek.org/www.jagranjosh.com/www.encyclopedia.com/opentextbc.ca/sciencing.com/www.iun.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Xileno

PUBLICIDADE Definição O termo xileno refere-se a um grupo de três derivados de benzeno, cada …

Processo Químico

PUBLICIDADE Definição de Processo Químico Os processos químicos, físicos e biológicos podem ser vistos como reações …

Cátodo

Cátodo

PUBLICIDADE Um cátodo é um eletrodo de metal carregado negativamente a partir do qual a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.