Breaking News
Home / Química / Alcanos

Alcanos

PUBLICIDADE

Alcanos é qualquer um dos vários hidrocarbonetos saturados.

A designação dosalcanos apresenta a indicação de diferente número de carbonos que cada comporsto possui.

Podem ser de cadeia aberta ou de cadeia fechada (cicloalcanos).

Alcanos são compostos que consistem inteiramente de átomos de carbono e hidrogênio ligados uns aos outros por ligações simples carbono-carbono e carbono-hidrogênio.

A combustão completa requer muito ar. Alcanos e alcenos são famílias de hidrocarbonetos.

Os alcanos são úteis como combustíveis e os alcenos são usados para fazer produtos químicos como o plástico.

Os alcanos são uma série homóloga de hidrocarbonetos. Isso significa que eles têm propriedades químicas semelhantes entre si e têm tendências nas propriedades físicas. Por exemplo, conforme o comprimento da cadeia aumenta, seu ponto de ebulição aumenta.

O que é um Alcano?

Alcanos são hidrocarbonetos que contêm apenas ligações simples. Estes são hidrocarbonetos saturados, então todos os carbonos na molécula estão ligados ao hidrogênio em cada local disponível.

A fórmula geral de alcano é: CnH2n+2.

Isso significa que para cada carbono do alcano, há duas vezes esse número de hidrogênios, mais dois.

Todos os alcanos têm uma terminação “-ano”. Os prefixos são determinados por quantos carbonos estão na cadeia principal.

Alguns exemplos de alcanos são: propano (C3H8), metano (CH4) e etano (C2H6).

Os prefixos subsequentes são “but-“, “pent-“, “hex-,” “hept-,” “oct-,” “non-” e “dec-“.

A inflamabilidade dos alcanos os torna excelentes combustíveis de queima limpa. Os resíduos da queima de alcanos incluem água e dióxido de carbono.

Os alcanos gasosos são usados diretamente como combustível e os alcanos líquidos podem se combinar para formar fontes de energia, como gasolina ou querosene.

Existem também tipos sólidos de alcanos em produtos como vaselina e até mesmo asfalto.

Se o hidrogênio final for removido de um alcano, o resultado será um grupo funcional denominado grupo alquil. Esses grupos alquil se ligam a outros hidrocarbonetos para criar derivados de alcano.

Derivados de alcano têm as mesmas fórmulas que outros alcanos, mas são isômeros estruturais.

Os isômeros estruturais têm os mesmos elementos nas mesmas proporções, mas são dispostos de maneira diferente no espaço. A maioria dos derivados de alcano não são combustíveis como alcanos regulares.

Em vez disso, eles são encontrados em plásticos, maquiagem e alguns detergentes líquidos para a roupa.

A nomenclatura dos derivados alcanos segue o sistema estabelecido pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

A palavra raiz é o nome do alcano indicado pelo número de carbonos na cadeia principal. O nome do grupo alquil é retirado do nome do alcano regular com um número idêntico de carbonos. O sufixo “-yl” substitui a típica terminação “-ane”.

A posição do grupo alquila é dada por um número que indica a qual carbono ele está ligado. Se houver mais de um do mesmo grupo alquil ligado ao hidrocarboneto, os prefixos gregos usados na maioria das ciências, como “di-“, “tri-“, “tetra-” e assim por diante, são usados para indicar quantos. Se mais de um grupo alquil estiver ligado à mesma cadeia de carbono, eles serão listados em ordem alfabética.

Alcanos – Compostos

Os alcanos são, em alguns aspectos, os mais enfadonhos dos compostos orgânicos, uma vez que não são reativos (principalmente) para ácidos, bases, agentes oxidantes, agentes redutores e a maioria dos outros reagentes que os químicos orgânicos têm em seus arsenais.

Por outro lado, os alcanos são importantes por sua capacidade de sofrer combustão com oxigênio molecular (O2): alcanos de vários comprimentos são os principais componentes dos combustíveis de hidrocarbonetos que queimamos para obter energia, seja para cozinhar (metano, propano, butano) ou para transporte (gasolina, diesel).

Propriedades de Alcanos

Alcanos são a família mais simples de hidrocarbonetos – compostos que contêm carbono e hidrogênio apenas com ligações carbono-hidrogênio e ligações simples carbono-carbono.

Os alcanos não são muito reativos e têm pouca atividade biológica; todos os alcanos são incolores e inodoros.

Os membros menores da família dos alcanos são gases, enquanto os compostos maiores são compostos líquidos e sólidos. Eles são comumente encontrados em fontes de combustível, como gás natural e petróleo.

Os compostos sólidos são tipicamente cerosos em textura.

Os alcanos têm várias aplicações industriais além dos combustíveis, incluindo usos em cosméticos e plásticos.

Os alcanos geralmente são menos reativos do que os alcenos e os alcinos porque não possuem as ligações duplas e triplas mais reativas. No entanto, eles participam de reações com oxigênio (combustão) e halogênios.

Estrutura de Alcanos

Os alcanos têm a fórmula geral CnH2n+2. Por exemplo, um alcano com 2 (n) átomos de carbono, terá 6 (2n + 2) átomos de hidrogênio.

Seus átomos adjacentes estão conectados com ligações sigma e formam centros tetraédricos ao redor dos átomos de carbono. Como essas ligações são todas simples, há rotação livre em torno de todas as conexões.

Cada átomo de carbono tem quatro ligações (ligações C-H ou C-C), e cada átomo de hidrogênio é unido a um átomo de carbono (ligações H-C).

Uma série de átomos de carbono ligados é conhecida como esqueleto de carbono ou estrutura de carbono. O número de átomos de carbono é usado para definir o tamanho do alcano (por exemplo, C2-alcano).

Os Três Alcanos Mais Simples

Fonte: www.bbc.co.uk/chem.libretexts.org/www.stwcc.co.uk/www.angelo.edu/www.wisegeek.org/byjus.com/courses.lumenlearning.com/www.toppr.com/socratic.org/chemistry.elmhurst.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Formamida

Formamida

PUBLICIDADE Definição Em química a formamida é um líquido límpido e picante usado em uma ampla variedade …

Molalidade

Molalidade

PUBLICIDADE Definição A molalidade é uma propriedade de uma solução e é definida como o número de …

Concentração de solução

PUBLICIDADE Definição Em química, a concentração de solução é a quantidade de um soluto que está contido …