Breaking News
Home / Química / Tolueno

Tolueno

PUBLICIDADE

Definição

O tolueno é um hidrocarboneto aromático líquido C7H8 que se assemelha ao benzeno, mas é menos volátil, inflamável e tóxico e é usado especialmente como solvente, em síntese orgânica e como agente antidetonante para gasolina

Também conhecido como: Toluol, Metilbenzeno, Fenilmetano.

O que é tolueno?

O tolueno é um produto químico claro, com um aroma forte e distinto. Encontrado na natureza em um tipo de bálsamo chamado tolu bálsamo, bem como no petróleo bruto.

O tolueno também está presente no meio ambiente como resultado de seu uso como aditivo em produtos como esmaltes, cigarros, gasolina, corantes, perfumes, explosivos, tintas e diluentes, adesivos e outros produtos manufaturados.

O produto químico pode afetar a saúde de uma pessoa quando é inspirada ou quando a água contaminada é ingerida.

Apesar dos riscos conhecidos do produto químico, não existem evidências suficientes para listá-lo definitivamente como um agente cancerígeno.

As pessoas que inalam são expostas ao tolueno quando inalam a fumaça do tabaco.

Em outros casos, as pessoas podem ser expostas a ele bebendo ou entrando em contato com suprimentos de água contaminados.

Essa contaminação pode ocorrer quando os tanques de armazenamento industriais vazam ou quando as plantas industriais liberam o produto químico no meio ambiente, talvez por derramamento acidental.

O tolueno, também conhecido como toluol, metilbenzeno, fenilmetano e metilbenzol, é tóxico e a exposição que causa sintomas requer atenção do médico.

A exposição limitada pode afetar o sistema nervoso quando é inspirada, além de afetar a coordenação e causar dores de cabeça, confusão e tontura.

Maior exposição causada por repetidas instâncias de contato com o produto químico apresenta um risco à saúde mais sério que pode levar à morte.

Uma pessoa que respira grandes quantidades de tolueno pode sofrer perda de audição, tremores e perda de memória, entre outros sintomas. Beber água com tolueno pode levar a sintomas semelhantes.

O produto químico também pode afetar a saúde de uma pessoa através do contato com a pele.

Este produto químico foi abusado como inalante e, quando usado dessa maneira, pode causar alterações permanentes no cérebro humano através da exposição repetida em altas concentrações.

Na vida diária, as pessoas podem ser expostas a seus vapores do escapamento do carro, do ar contaminado no local de trabalho ou da respiração dos vapores enquanto pintam máquinas ou polem as unhas com vernizes.

A exposição também pode ocorrer quando se mora perto de um local contaminado, como um local de lixão ou despejo, ou quando trabalha diariamente com produtos que foram feitos com o produto químico, como óleo de aquecimento, querosene e gasolina.

A exposição ameaça crianças e adultos. As crianças podem experimentar sintomas semelhantes aos adultos quando expostos ao produto químico.

As mulheres grávidas também são bastante afetadas porque a exposição a altos níveis pode levar a defeitos físicos do nascimento e também afetar as capacidades mentais do bebê.

Tolueno – Composto químico

O tolueno é um composto químico líquido utilizado na fabricação de muitos produtos comerciais, incluindo tintas e colas.

Incolor e insolúvel em água, o tolueno pode ser perigoso quando sua fumaça é inalada, causando danos neurológicos e intoxicação.

Por esse motivo, o tolueno às vezes é abusado como um medicamento inalante. Indivíduos que usam tintas e diluentes com frequência, como aqueles que trabalham profissionalmente com esses produtos, usam máscaras para minimizar a inalação de tolueno.

Estrutura e Fórmula

O tolueno, também conhecido como metilbenzeno, é um composto químico orgânico. É classificado como tal devido à presença de átomos de carbono (C) em sua fórmula química, C7H8.

Você pode notar que a fórmula química do tolueno (C7H8) possui sete átomos de carbono (C) e oito átomos de hidrogênio (H). Isso é significativo porque significa que é classificado como hidrocarboneto, um composto que contém apenas átomos de carbono (C) e hidrogênio (H).

Além disso, o tolueno é considerado um composto aromático porque um anel de benzeno está presente em sua estrutura química. Um anel de benzeno está presente quando existem seis átomos de carbono (C) que se conectam com ligações duplas alternadas, criando um ‘anel’ hexagonal. No caso do tolueno, os átomos de carbono estão em cada extremidade do hexágono.

Como o tolueno é um composto aromático e um hidrocarboneto, esses qualificadores de nomes podem ser combinados, tornando o composto um hidrocarboneto aromático.

A estrutura química também mostra que existe um grupo metil, que é -CH3 ligado ao anel benzeno, razão pela qual também é chamado metilbenzeno.

O que é toluol?

O toluol, também conhecido como tolueno, fenilmetano e metilbenzeno, é um composto de hidrocarboneto mais usado como diluente, limpador e desengordurante.

É amplamente utilizado como solvente na indústria, pois muitas substâncias diferentes se dissolvem facilmente nele. Também foi utilizado no processo de remoção de cocaína das folhas de coca usadas no xarope Coca-Cola®.

Presente em baixos níveis no petróleo, geralmente é produzido no processo de fabricação da gasolina. A fórmula molecular de Toluol é C7H8 (C6H5CH3).

Um solvente poderoso, o toluol pode dissolver muitas substâncias, incluindo tintas, borracha, adesivos, lacas e curtidores de couro. É um ingrediente da espuma de poliuretano e é um componente do TNT.

Em alguns casos específicos, pode até ser usado como cimento, dissolvendo e fundindo superfícies. O composto também possui vários usos industriais e químicos, pois reage para formar uma ampla variedade de diferentes substâncias úteis. É até uma fonte de carbono para a produção de nanotúbulos de carbono.

Os inúmeros usos do toluol não param por aí. Em bioquímica, pode ser usado para extrair hemoglobina dos glóbulos vermelhos.

Às vezes, é usado como reforço de octanagem em combustíveis a gasolina queimados em motores de combustão interna. No entanto, pode danificar os sistemas de combustível, pois não possui propriedades lubrificantes e consome as linhas de combustível de borracha padrão. Como possui propriedades impressionantes de transferência de calor, o toluol também é frequentemente usado como refrigerante.

A inalação de vapores de toluol pode ter um efeito intoxicante. Em níveis baixos, durante o período de exposição, os sintomas de inalação incluem náusea, cansaço, confusão, perda de memória e confusão sensorial.

Em níveis elevados, a exposição amplifica todos esses sintomas e pode até levar à inconsciência ou à morte. Especula-se que a exposição prolongada possa ter um efeito adverso na função renal.

O toluol é tóxico para os seres humanos principalmente porque é quase insolúvel em água. Como tal, ele não pode ser removido do corpo por nenhuma via excretora tradicional e deve ser metabolizado.

A maioria dos produtos do seu metabolismo é decomposta e desintoxicada. O restante, no entanto, pode ser muito prejudicial para as células. Pode ser especialmente perigoso quando ingerido diretamente, o que frequentemente ocorre quando se infiltra em uma fonte de água.

O toluol é um produto químico industrial muito útil devido à sua versatilidade e aos seus méritos como solvente. Pode dissolver uma grande variedade de substâncias e é uma matéria-prima importante em muitas outras substâncias.

Como muitos solventes, ele tem efeitos intoxicantes quando inalado e pode ser muito perigoso – até mortal – em grandes quantidades.

Resumo

Tolueno, hidrocarboneto aromático usado extensivamente como material de partida para a fabricação de produtos químicos industriais.

Compreende de 15 a 20% do óleo leve de alcatrão de carvão e é um constituinte menor do petróleo.

Ambas as fontes fornecem tolueno para uso comercial, mas grandes quantidades são feitas pela reforma catalítica da nafta de petróleo.

O composto é usado na síntese de trinitrotolueno (TNT), ácido benzóico, sacarina, corantes, produtos químicos fotográficos e produtos farmacêuticos.

Também é usado como solvente e aditivo antidetonante para a gasolina de aviação.

O tolueno puro (ponto de fusão, -95°C; ponto de ebulição, 110,6° C é um líquido tóxico incolor, inflamável, insolúvel em água, mas solúvel em todos os solventes orgânicos comuns.

Sua fórmula química é a do metilbenzeno, C6H5CH3.

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.atsdr.cdc.gov/www.dictionary.com/www.wisegeek.org/www.chemicalsafetyfacts.org/www.dhs.wisconsin.gov/www.ccohs.ca

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Biodisponibilidade

PUBLICIDADE Definição A biodisponibilidade é definida como: a fração (porcentagem) de uma dose administrada de …

Asfalto

PUBLICIDADE Definição A definição de asfalto é uma substância preta ou marrom, semelhante a alcatrão, …

Sulfato de Magnésio

PUBLICIDADE Definição O sulfato de magnésio é um sal de magnésio que tem sulfato como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *