Breaking News
Home / Química / Ferrugem

Ferrugem

PUBLICIDADE

Definição de Ferrugem

Também chamado ferrugem do ferro. O revestimento vermelho ou laranja que se forma na superfície do ferro quando exposto ao ar e à umidade, constituído principalmente por hidróxido férrico e óxido férrico formado por oxidação.

A ferrugem consiste em óxidos de ferro hidratado (III) Fe2O3·nH2O e hidróxido de óxido de ferro (III) (FeO(OH), Fe(OH)3).

A ferrugem

A ferrugem tecnicamente é óxido de ferro hidratado (III), também conhecido como óxido de ferro (Fe²O³), pois é causado quando o ferro reage com oxigênio e água – essa reação é conhecida como oxidante.

Se um pedaço de ferro for deixado o suficiente, com a exposição à água e ao oxigênio, sua oxidação é inevitável – pode levar dias, semanas, meses ou mesmo anos, dependendo da intensidade de sua exposição, no entanto, irá formar a ferrugem se não for protegido de qualquer forma. A ferrugem é muito comum, pois o ferro reage facilmente com o oxigênio.

Não há apenas um tipo de ferrugem – existem de fato três tipos diferentes de ferrugem. Alguns são mais comuns do que outros, mas todos podem ser prevenidos com os métodos corretos de prevenção da corrosão.

Os diferentes tipos de ferrugem incluem:

A corrosão é um tipo de ferrugem que ocorre em aços não protegidos usados em infra-estrutura.

A corrosão de contato ocorre quando um aço inoxidável não-ferrugem está em contato com outro pedaço de metal que está enferrujando. Provoca depósitos de óxido de ferro no ponto de contato, no entanto, muitas vezes pode continuar a se espalhar para além deste ponto.

A corrosão da fenda, um tipo de oxidação que ocorre (por exemplo) no espaço entre uma porca e um parafuso. Isso ocorre em espaços confinados (daí o nome de “corrosão de fenda”).

As mudanças de temperatura, o aumento da umidade (mais umidade no ar para a reação) e elementos geográficos (mais próximos do mar, locais ventosos, particularmente chuvosos, etc.) podem contribuir para o aumento da ferrugem. Isso é piorado ainda mais por ambientes fortemente salgados, como no mar, devido ao fato de que o sal pode aumentar a velocidade do processo de reação.

Ferrugem
Materiais enferrujados

O que é Ferrugem?

A oxidação é outro nome para o óxido de ferro, que ocorre quando o ferro ou uma liga que contém ferro, como o aço, é exposto ao oxigênio e à umidade durante um longo período de tempo.

Ao longo do tempo, o oxigênio combina com o metal em um nível atômico, formando um novo composto chamado óxido e enfraquecendo as ligações do próprio metal.

Embora algumas pessoas se refiram à ferrugem geralmente como “oxidação”, esse termo é muito mais geral, embora a oxidação se forme quando o ferro sofre oxidação, nem todas as formas de oxidação se fermentam. Só ferro e ligas que contêm ferro pode enferrujar, mas outros metais podem corroer de forma semelhante.

O principal catalisador para o processo de oxidação é a água.

Estruturas de ferro ou aço podem parecer sólidas, mas moléculas de água podem penetrar em poços microscópicos e rachaduras em qualquer metal exposto. Os átomos de hidrogênio presentes nas moléculas de água podem se combinar com outros elementos para formar ácidos, o que acabará por causar exposição de mais metal.

Se o sódio estiver presente, como é o caso da água salgada, é provável que a corrosão ocorra mais rapidamente. Enquanto isso, os átomos de oxigênio combinam com átomos metálicos para formar o composto de óxido destrutivo. À medida que os átomos se combinam, eles enfraquecem o metal, tornando a estrutura quebradiço e friável.

Alguns pedaços de ferro ou aço são espessos o suficiente para manter sua integridade mesmo que o óxido de ferro se forme na superfície. Quanto mais fino o metal, melhor será a chance de que a oxidação ocorra. Colocar uma almofada de lã de aço na água e expondo-a ao ar fará com que a oxidação comece quase que imediatamente porque os filamentos de aço são tão finos. Eventualmente, as ligações de ferro individuais serão destruídas, e toda a almofada se desintegrará.

A formação de ferrugem não pode ser interrompida facilmente, mas os metais podem ser tratados para resistir aos efeitos mais prejudiciais. Alguns são protegidos por tintas resistentes à água, revestimentos preventivos ou outras barreiras químicas, como o óleo. Também é possível reduzir as chances de formação de ferrugem usando um desumidificador ou dessecante para ajudar a remover a umidade do ar, mas isso geralmente é efetivo apenas em áreas relativamente pequenas.

O aço geralmente é galvanizado para evitar a formação de óxido de ferro. Este processo geralmente envolve uma camada muito fina de zinco aplicado à superfície. Outro processo, chamado de chapeamento, pode ser usado para adicionar uma camada de zinco, estanho ou cromo ao metal. A proteção catódica envolve o uso de uma carga elétrica para suprimir ou prevenir a reação química que causa a ocorrência de ferrugem.

Fonte: www.ncheurope.com/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/www.colegiosaofrancisco.com.br

Veja também

Álcool Isopropílico

PUBLICIDADE Definição O isopropanol é um líquido claro, incolor e volátil. Também é comumente conhecido …

Serotonina

Serotonina

PUBLICIDADE Definição de Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na transmissão de …

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.