Breaking News
Home / Química / Reações Exotérmicas

Reações Exotérmicas

PUBLICIDADE

Para usarmos a internet, os celulares, para iluminação das ruas, das casas, usar o micro-ondas para estourar pipoca, assistir um filme, usar o carro ou ônibus, para produzir alimentos, tratar água, necessitamos de energia.

Atualmente nossas atividades econômicas exigem uma demanda muito maior de energia para produção de tecnologias para manter o desenvolvimento, o uso dos transportes, os processos industriais, a manutenção do consumo, surgindo a necessidade de obtenção de combustíveis renováveis que não sejam tão danosos ao meio ambiente e que, de alguma forma, poupe alguns recursos naturais.  As transformações químicas ocorrem sempre na absorção ou liberação de energia, e através do conceito de reações exotérmicas e endotérmicas podemos compreender esse processo.

O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são dois elementos que, nas condições favoráveis, seus átomos reagem e formam como produto as moléculas de água. Descrevendo desse modo, nos parece ser uma reação simples, mas não é bem assim. É uma reação de alta reatividade, liberando uma quantidade de energia significativa a tal ponto que, por exemplo, a reação entre os gases de H e O é responsável pela propulsão de ônibus espaciais, dizemos que a reação libera uma quantidade de energia na forma de calor. Esse tipo de reação chamamos de reação exotérmica.

Podemos representar:

H2(g) + 1/2O2(g)à H2O(l) + 285k J (energia liberada)

Por definição, temos: uma reação é exotérmica, quando o sistema composto pelos reagentes dessa reação libera calor na forma de energia para a vizinhança (meio externo). Portanto, dizemos que os processos que liberam calor são denominados exotérmicos.

É importante definirmos o conceito de energia na forma de calor.

Calor: podemos definir calor como a transferência de energia que ocorre em decorrência da diferença de temperatura ente dois corpos ou partes diferentes de um mesmo corpo.

Toda reação de combustão é um processo exotérmico.

Exemplos:

A queima do carvão: C(s) + O2(g) → CO2 + calor

A combustão da gasolina: C8H18(l) + 25/2 O2(g) → 8 CO­2(g) + 9H2O + calor

Podemos descrever o comportamento de reação exotérmica através de um gráfico de variação de entalpia.

A variação de entalpia (∆H) pode ser definida, de uma forma mais simples, como a medida de variação de energia na forma de calor trocada pelo sistema, à pressão constante.

Para um processo exotérmico: ∆H < 0

O sistema, à pressão constante, libera energia na forma de calor para a vizinhança. Como há liberação de energia essa variação é negativa.

H2(g) + 1/2O2(g) →  H2O(l)∆H  = -285k J (energia liberada)

O comportamento descrito pelo gráfico:

Reações Exotérmicas

HR – entalpia dos reagentes.

Hp– entalpia dos produtos.

A entalpia para os reagentes é maior em relação aos dos produtos no processo exotérmico.A liberação de energia na forma de calor desloca o equilíbrio para formação dos produtos, portanto ∆H < 0, indicando um valor negativo.

Outros exemplos de reação exotérmicas:

1/2H2(g) + 1/2Cl2(g) → HCl(g)  ΔH =  -91,96 kJ/mol

Quando meio mol de gás hidrogênio, à pressão constante, reage com meio mol de cloro gasoso formando HCl gasoso,ocorre a liberação de 91,96 kJ (quilojoule) de energia na forma de calor.

1/2H2(g) +1/2 Br2(g) → HBr(g)  ΔH = -35,95 kJ/mol

A reação de obtenção de HBr gasoso, libera 35,95 kj de energia na forma de calor.

S(s) + O2(g) → SO2(g)  ΔH = -296,36 kJ/mol

O enxofre sólido reagindo com oxigênio para formação de um mol de dióxido de enxofre, libera 296,36 kJ de energia na forma de calor.

Exercícios Resolvidos

1) No diagrama a seguir apresenta os valores de entalpia que envolve a combustão da grafite e do diamante. Analise o gráfico e responda:

a) Qual dos alótropos de carbono libera mais calor na combustão?

b) Qual apresenta maior entalpia?

reacoes-exotermicas-2

Dados:

ΔH1 = -393,5kJ/mol;

ΔH2 = -395,4kJ/mol;

Resolução

a) alótropo de carbono diamante.

b) alótropo de carbono diamante.

O valor de variação de entalpia sofre influencias devido a formação dos compostos alótropos. A grafite éa forma mais estável do carbono na natureza, enquanto o diamante natural forma-se em altas pressões e temperaturas e apresenta outra estrutura atômica é mais denso e duro. Essas diferentes estruturas na formação da grafite e do diamante, a forma como os átomos estão distribuídos e ligados exercem influências no valor da variação de entalpia.

2) O que podemos compreender da seguinte reação:

CH6O(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(l)ΔH = -1.367 kJ/mol

Dado: CH6O- etanol.

Resolução

Processo de reação exotérmica, quando 1 mol de etanol líquido reage com 3 mols de oxigênio, à pressão constante, produz 2 mols de dióxido de carbono e três mols de água no estado líquido, liberando 1.367 kJ de energia na forma de calor.

Bons estudos!

David PancieriPeripato

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Bico de Bunsen

Bico de Bunsen

PUBLICIDADE O que é um Bico de Bunsen? Um bico de Bunsen é um dispositivo de laboratório …

Teoria atômica

Teoria atômica

Teoria atômica – Definição PUBLICIDADE John Dalton (1766-1844) é o cientista creditado por propor a teoria …

Noradrenalina

PUBLICIDADE Noradrenalina – Definição Produto químico produzido por algumas células nervosas e na glândula adrenal. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.