Breaking News
Home / Química / Água Destilada

Água Destilada

PUBLICIDADE

Definição

água destilada é criada através do processo de destilação.

Basicamente, no processo de destilação, o H2O puro é fervido ficando somente os seus contaminantes.

Assim, muitos dos contaminantes encontrados na água são minerais inorgânicos, metais, etc. Esses tipos de contaminantes têm pontos de fusão muito altos e pontos de ebulição ainda mais altos (muito acima do ponto de ebulição da água a 100 °C). Assim, à medida que a água (com seus contaminantes) é fervida, a água pura se transforma em vapor e é capturada e resfriada, tornando-se água destilada. O lixo deixado para trás é todos os contaminantes.

A água destilada é completamente segura?

Agora, há um pequeno problema com o processo acima.

Existem muitos compostos orgânicos voláteis encontrados na água – e muitos deles têm pontos de ebulição abaixo da água pura (como pesticidas ou herbicidas e um monte de outros compostos químicos voláteis que têm nomes muito difíceis de pronunciar, muito menos de soletrar). O ponto é que quando a água se aquece, os voláteis evaporam primeiro, depois a água pura é a próxima. Portanto, é muito importante ter tecnologias de purificação adicionais, além de apenas destilação, para garantir que todas as coisas ruins sejam removidas.

O que é água purificada?

água purificada é definida pelos níveis (ou falta dela) de quaisquer impurezas encontradas na água. Para atender a definição legal de “água purificada”, as impurezas da água devem ser removidas ou reduzidas para níveis extremamente baixos. A carga de impureza dos sólidos dissolvidos em água purificada não pode exceder 10 partes por milhão, e a água que atende a esse limite é inerentemente de uma pureza maior que a água da fonte, a água da torneira ou a água filtrada.

O que é Água destilada?

A água natural geralmente contém vários contaminantes microscópicos, juntamente com minerais dissolvidos, como cálcio e ferro.

Uma maneira de remover esses elementos da água é fervê-lo até que ele mude para vapor, um processo conhecido como destilação. Quando este vapor é deixado esfriar e condensar novamente na forma líquida, o resultado é uma forma purificada chamada água destilada. Esta água deve idealmente ser nada além de moléculas de hidrogênio e oxigênio, com um nível de pH de 7 e sem gases adicionais, minerais ou contaminantes.

O processo de destilação baseia-se no princípio de que a maioria dos materiais sólidos encontrados na água são mais pesados que as próprias moléculas de água.

Quando a água é aquecida em um destilador, quaisquer sólidos dissolvidos, como sal, bactérias, cálcio ou ferro, permanecem sólidos enquanto a água pura se converte em um vapor muito mais leve e é retirada para condensação. A água destilada tem um sabor notavelmente suave porque todos os minerais que dão água ao seu sabor foram removidos.

A água destilada é segura para beber, mas é usada com mais frequência para fins de pesquisa, onde a pureza da água é essencial ou para usos industriais, onde depósitos minerais podem causar danos ao longo do tempo.

Também pode ser usado em ferros a vapor para impedir o acúmulo de cálcio, mas esse requisito geralmente tem sido relaxado nos últimos anos. Certas fórmulas infantis podem usar esse tipo de água como um líquido de mistura também. Água engarrafada pediátrica formulada com eletrólitos adicionais pode usá-la como base.

Água Destilada
Água destilada

Há alguma controvérsia sobre o uso de água destilada como uma alternativa mais saudável à água da torneira, nascente ou purificada. Um campo sugere que é benéfico, uma vez que não contém impurezas ou minerais e ajuda a eliminar o excesso de minerais e toxinas do corpo. Outro grupo acredita que a água destilada retira minerais essenciais do corpo e pode deixar os dentes vulneráveis a danos. Esta água não contém fluoreto de sódio, ao contrário de muitos sistemas municipais de água.

Há alguma evidência de que a água destilada absorve dióxido de carbono quando exposta ao ar, e isso poderia reduzir o pH para um nível mais ácido. Esta acidez aumentada pode, por sua vez, criar mais problemas de saúde. Os defensores da água sugerem que os seres humanos recebem muito mais minerais e nutrientes dos alimentos do que a água, portanto, os efeitos da água destilada no corpo devem ser mínimos, na melhor das hipóteses. O sabor pode ser melhorado com sucos de frutas naturais ou essências, se necessário.

água destilada pode ser comprada em vários supermercados e lojas de varejo. É importante verificar o rótulo ao comprar água engarrafada de qualquer tipo, uma vez que diferentes tipos de água têm um sabor característico.

Algumas águas engarrafadas usam água destilada ou desionizada como base, com diferentes minerais adicionados para o sabor.

Água Destilada
Água destilada

Água destilada e Água de nascente?

Ao escolher entre água destilada e água de nascente, a preferência pessoal e o conselho de um profissional de saúde podem ser levados em conta.

Ambos os tipos de água são produzidos sob regulamentos rigorosos por muitas agências governamentais regionais e nacionais. Eles são seguros para serem consumidos regularmente e não representam grandes ameaças à saúde. Cada tipo de água apresenta um sabor único e um conjunto distinto de benefícios potenciais para a saúde, com base nas formas como são fabricados e engarrafados.

A principal diferença entre a água destilada e a água de nascente é a maneira como são produzidas.

água destilada é tipicamente fabricada através de tecnologias feitas pelo homem, nas quais a água é aquecida até se tornar vapor. Quando a temperatura da água começa a baixar, ela é coletada novamente após a condensação. O produto acabado não contém minerais nem elementos nocivos.

água de nascente é coletada de fontes naturais subterrâneas nas quais a água foi filtrada por rochas na terra para remover impurezas e contém muitos tipos diferentes de minerais.

A água perfeitamente destilada contém apenas moléculas de hidrogênio e oxigênio.
A água perfeitamente destilada contém apenas
moléculas de hidrogênio e oxigênio

Há uma grande quantidade de debate entre pesquisadores, cientistas e médicos sobre qual tipo de água o consumidor deve beber.

Alguns cientistas acreditam que a água destilada, que não contém nenhum conteúdo mineral adicional, é capaz de extrair nutrientes benéficos e minerais do corpo humano, como o magnésio e o cálcio.

Outros pesquisadores acham que há evidências para sustentar a teoria de que a água de nascente é mais perigosa para os consumidores, acreditando que ela aumenta os minerais presentes no corpo a níveis prejudiciais e potencialmente tóxicos.

A produção de água destilada e água de nascente é regulada pela maioria das agências governamentais nacionais em todo o mundo, no entanto, tornando ambos essencialmente seguros para consumo pela população em geral.

A escolha final entre água destilada e água de nascente cabe ao consumidor, e alguns indivíduos podem decidir basear sua preferência no sabor.

água de nascente geralmente tem um paladar mais agradável ao paladar do que a água destilada, que geralmente é descrita como saborosa e envelhecida.

Outros podem ser orientados por um profissional de saúde a consumir apenas água destilada por razões relacionadas aos medicamentos que estão tomando ou às condições médicas que possam ter.

Fonte: www.drinkmorewater.com/www.wisegeek.org/dictionary.cambridge.org/www.collinsdictionary.com

Veja também

Serotonina

Serotonina

PUBLICIDADE Definição de Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na transmissão de …

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Substância pura

Substância Pura

PUBLICIDADE Definição de Substância Pura Você pode ter se perguntado o que significa o termo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.