Breaking News
Home / Química / Classificação dos Sais

Classificação dos Sais

PUBLICIDADE

sal mais familiar é o cloreto de sódio, o principal componente do sal de mesa comum.

Cloreto de sódio, NaCl e água, H2O, são formados pela neutralização do hidróxido de sódio, NaOH, uma base, com cloreto de hidrogênio.

HCl, um ácido: HCl+NaOH = NaCl+H 2O.

A maioria dos sais são compostos iônicos; eles são feitos de íons em vez de moléculas.

A fórmula química de um sal iônico é uma fórmula empírica; não representa uma molécula, mas mostra a proporção dos átomos dos elementos que constituem o sal.

A fórmula do cloreto de sódio, NaCl, indica que números iguais de átomos de sódio e cloro se combinam para formar o sal.

Na reação do sódio com o cloro, cada átomo de sódio perde um elétron, ficando com carga positiva, e cada átomo de cloro ganha um elétron, ficando com carga negativa.

Há números iguais de íons de sódio carregados positivamente e íons de cloreto carregados negativamente no cloreto de sódio. Os íons em um sal sólido geralmente estão dispostos em uma estrutura cristalina definida, cada íon positivo sendo associado a um número fixo de íons negativos e vice-versa.

Classificação dos Sais
Classificação dos sais

Um sal que não tem hidrogênio (H) nem hidroxil (OH) em sua fórmula, por exemplo, cloreto de sódio (NaCl), é chamado de sal normal. Um sal que tem hidrogênio em sua fórmula, por exemplo, bicarbonato de sódio (NaHCO3), é chamado de sal de ácido.

Um sal que possui hidroxila em sua fórmula, por exemplo, nitrato de chumbo básico (Pb[OH]NO3), é chamado de sal básico.

Visto que um sal pode reagir com um solvente para produzir íons diferentes dos que estavam presentes no sal, uma solução de um sal normal pode ser ácida ou básica; por exemplo, fosfato trissódico, Na3PO4 dissolve-se em e reage com água para formar uma solução básica.

Além de serem classificados como normais, ácidos ou básicos, os sais são classificados como: sais simples, sais duplos ou sais complexos.

Os sais simples, por exemplo, cloreto de sódio, contêm apenas um tipo de íon positivo (diferente do íon hidrogênio em sais de ácido).

Os sais duplos contêm dois íons positivos diferentes, por exemplo, o mineral dolomita ou carbonato de cálcio e magnésio, CaMg(CO3)2. Alums são um tipo especial de sal duplo.

Os sais complexos, por exemplo, ferricianeto de potássio, K3[Fe(CN)6, contêm um íon complexo que não se dissocia em solução.

Um hidrato é um sal que inclui água em sua forma cristalina sólida; O sal de Glauber e os sais de Epsom são hidratos.

Classificação dos Sais – Tipos

Um sal é uma substância que não fornece H + ou OH- em solução aquosa. É obtido durante uma reação de neutralização.

Os sais são classificados com base na natureza dos íons produzidos.

O primeiro tipo de classificação é sal normal: os sais são classificados em quatro tipos diferentes – sais normais, sais duplos, sais mistos e sais complexos.

Sais NORMAIS: Sais que produzem um cátion simples e um ânion simples em solução aquosa são chamados de sais normais.

Os íons presentes no sal simples podem ser testados facilmente.

Com base na natureza dos íons produzidos, eles são ainda classificados em sais neutros, sais ácidos e sais básicos.

Sais neutros: O sal que é formado pela neutralização completa de ácido e base fortes ou ácido fraco e base fraca é chamado de sal neutro e não produz H + ou OH- em solução.

Exemplo: NaCl (formado pela neutralização de NaOH e HCl), K2SO4 (formado por KOH e H2SO4) CH3COONH4 (formado por CH3COOH e NH4OH).

Sais ácidos: Sal formado por neutralização parcial de ácido poli básico com uma base. O sal ácido produz H + em solução.

Exemplo: NaHSO3 (formado quando o ácido poli básico H2SO3 é parcialmente neutralizado por NaOH) NaOH + H2SO3 ———-> NaHSO3 + H2O (sal ácido formado por neutralização parcial) 2 NaOH + H2SO3 ———–> Na2SO3 + 2H2O (sal neutro formado por neutralização completa).

Sal básico: sal formado pela neutralização parcial da base poliácida (Ca(OH)2, Fe(OH)3 etc.) com um ácido, tal sal produz OH- em solução.

Exemplo: Ca(OH)Cl (formado por neutralização parcial de Ca(OH)2 com HCl), Ba(OH)Cl -formado por neutralização parcial de Ba(OH)2 e HClCa(OH)2 + HCl —– —–> Ca (OH) Cl + H2O

Sal básico Ca(OH)2 +2 HCl ————> CaCl2 + H2O

Nsal neutro: Outra classificação

Tipos de Sais:

Sal duplo: Sal formado a partir de dois sais diferentes e cuja solução testa todos os íons presentes.

Exemplo: FeSO4 (NH4) 2SO4.6H2O –sulfato de amônio ferroso ou sal Mohr K2SO4.Al2 (SO4) 3,24H2O — alúmen de potássio.

Sal misturado: Quando um ácido é neutralizado simultaneamente por duas bases ou quando uma base é neutralizada por dois ácidos. Eles produzem dois cátions ou dois ânions e um cátion.

Exemplo: Ca (OCl) Cl – pó de branqueamento

Sal complexo: Sal que produz um íon simples e um íon complexo em solução aquosa. O sal complexo não responde aos íons presentes no íon complexo.

Exemplo: K4 (Fe (CN) 6)

O que é um sal básico?

sal básico, também chamado de sal alcalino, contém um íon básico e é usado para formar compostos básicos.

Eles são formados a partir de uma base ou hidróxido onde o hidrogênio foi substituído ou parcialmente substituído por um elemento negativo, ácido ou radical.

Os sais alcalinos são formados a partir de compostos de hidróxido insolúveis de metais alcalinos ou metais alcalino-terrosos. Para ser considerado um sal básico, o composto precisa incluir hidróxido e outros ânions.

O método de precipitação é usado para criar um sal básico fora de seu contexto original. A precipitação é quando um sólido é criado dentro de um líquido ou outro sólido.

Esse efeito é obtido por meio de processos químicos, como lavagens com dióxido de carbono. O processo de precipitação é freqüentemente usado para criar pigmentos.

sal geralmente é um subproduto do processo de dessalinização quando a água é tratada.

O chumbo branco é um dos primeiros exemplos de sal básico amplamente utilizado. Foi um elemento importante usado para criar uma tinta com chumbo e um cosmético conhecido como Ceruse veneziano.

Um dos principais problemas do chumbo branco é a sua toxicidade. Isso fez com que o produto fosse banido por muitas nações em todo o mundo. Como consequência, é usado com menos frequência pelos artistas.

Outro sal básico é o carbonato de cálcio, que é usado como cal agrícola. A base desse sal é encontrada em rochas como giz, calcário e mármore, onde costuma ser a causa de água dura.

Também pode ser encontrado nas cascas de caracóis, caranguejos e ovos. O carbonato de cálcio é criado pela calcinação do óxido de cálcio e, em seguida, misturando-o com água para produzir hidróxido de cálcio.

Em seguida, é misturado com dióxido de carbono.

O cianeto de potássio é um sal básico mais perigoso. Ele se forma como uma estrutura cristalina incolor semelhante a grânulos de açúcar.

É altamente solúvel em água e é usado por coletores de insetos como um método de morte rápido e que não danifica o espécime que está sendo coletado.

Ele é criado pela mistura de cianeto de hidrogênio com hidróxido de potássio.

O silicato de sódio é um sal básico usado em cimentos e como protetor natural contra incêndio. Também chamado de vidro de água ou vidro líquido, é criado pela mistura de carbonato de sódio com dióxido de silício.

Como resultado, ele produz silicato de sódio e dióxido de carbono.

Produtos de limpeza, como alvejantes, estão sendo feitos de forma mais ecológica e ecologicamente correta com o uso de um sal básico chamado percarbonato de sódio.

Também pode ser usado como agente oxidante em experimentos de laboratório. O percarbonato de sódio é criado pela mistura de carbonato de sódio com peróxido de hidrogênio.

A mistura resultante é então cristalizada.

Fonte: chemistryhelp.zohosites.com/doubtnut.com/chem.libretexts.org/static.fanpage.it/www.wisegeek.org/kolibri.teacherinabox.org.au/www.aia-sj.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Cloreto de Amônio

Cloreto de Amônio

PUBLICIDADE Definição O Cloreto de Amônio é um sal volátil cristalino branco ClH4N que é principalmente usado …

Cloreto de Cianogênio

PUBLICIDADE O cloreto de cianogênio é um composto inorgânico líquido de baixo ponto de ebulição venenoso incolor, …

Cloreto de Etila

PUBLICIDADE O cloreto de etila é um gás incolor, ligeiramente tóxico e inflamável, C2H5Cl, usado como refrigerante, …