Breaking News
Home / Química / Reação ácido–base

Reação ácido–base

PUBLICIDADE

Definição de ácidos e bases

Podemos definir ácidos como substâncias que se dissolvem na água para produzir íons H+, enquanto as bases são definidas como substâncias que se dissolvem na água para produzir íons OH.

Na verdade, este é apenas um conjunto possível de definições. Embora as propriedades gerais dos ácidos e bases sejam conhecidas há mais de mil anos, as definições de ácido e base mudaram dramaticamente à medida que os cientistas aprenderam mais sobre eles.

Nos tempos antigos, um ácido era qualquer substância que tinha um sabor azedo (por exemplo, vinagre ou suco de limão), causava mudanças consistentes de cor em corantes derivados de plantas (por exemplo, tornando o papel de tornassol azul vermelho), reagia com certos metais para produzir gás hidrogênio e uma solução de um sal contendo um cátion metálico, e sais de carbonato dissolvidos como calcário (CaCO3) com a evolução de dióxido de carbono.

Em contraste, uma base era qualquer substância que tivesse um gosto amargo, parecesse escorregadia ao toque e causasse mudanças de cor em corantes de plantas que diferiam diametralmente das mudanças causadas por ácidos (por exemplo, tornando o papel de tornassol vermelho azul).

Em síntese, ácidos e bases são encontrados com frequência na química e na vida cotidiana. Eles têm propriedades opostas e têm a capacidade de cancelar ou neutralizar uns aos outros.

Os ácidos e bases são cuidadosamente regulados no corpo pelos pulmões, sangue e rins por meio de processos de equilíbrio.

O que são reações ácido-base?

As reações ácido-base são reações químicas que ocorrem entre ácidos e bases.

Um ácido é uma substância que, quando dissolvida em água, tem maior atividade de íons de hidrogênio do que a água pura, enquanto uma base é uma substância que, quando dissolvida em água, pode aceitar íons de hidrogênio.

A acidez de uma solução é medida com base na escala de pH.

Uma substância com pH inferior a sete é ácida, enquanto uma solução com pH superior a sete é básica.

Existem muitas explicações e formas diferentes de reações ácido-base, pois elas podem ocorrer de muitas maneiras diferentes e foram estudadas por vários químicos diferentes.

Escala de pH

Existem várias propriedades diferentes que definem ácidos e bases, além de poderem dar ou receber íons de hidrogênio.

Os ácidos transformam o papel de tornassol azul em vermelho, têm um sabor azedo e reagem com alguns metais para liberar oxigênio.

As bases, por outro lado, mudam o papel de tornassol vermelho para azul, têm um sabor amargo e muitas vezes têm uma sensação escorregadia.

Os ácidos e as bases conduzem eletricidade.

Normalmente, quando um ácido e uma base reagem juntos, eles produzem um sal.

Os sais são os produtos neutros das reações ácido-base.

Por exemplo, quando o ácido clorídrico reage com hidróxido de sódio, uma base forte, o produto da reação é NaCl, ou cloreto de sódio, que é sal de cozinha comum e não é ácido nem básico, tendo um pH de cerca de sete.

Quando os sais são dissolvidos na água, eles são conhecidos como eletrólitos e conduzem eletricidade.

Existem várias classificações diferentes de sais, pois alguns liberam íons hidróxido quando dissolvidos, alguns liberam íons hidrônio e outros não liberam nenhum dos dois.

Existem muitos tipos diferentes de reações ácido-base porque existem muitos tipos diferentes de ácidos e bases que podem reagir em diferentes quantidades.

Um ácido forte reagido com uma base fraca terá um resultado diferente do que um ácido fraco reagido com uma base fraca, porque os ácidos fortes liberam mais íons hidrônio em uma solução do que os ácidos fracos e as bases fortes liberam mais íons hidróxido em uma solução do que as bases fracas.

As reações ácido-base são estudadas em todos os níveis da química, desde o ensino médio, pois são essenciais para muitas carreiras que envolvem a química.

O corpo humano tem muitas reações ácido-base diferentes em andamento que são mantidas em um delicado equilíbrio para moderar várias funções corporais.

As empresas farmacêuticas, portanto, precisam garantir que os medicamentos que fabricam não perturbem esses equilíbrios delicados.

Reações ácido-base – Composto

Quando um ácido e uma base são colocados juntos, eles reagem para neutralizar as propriedades do ácido e da base, produzindo um sal.

O cátion H (+) do ácido combina-se com o ânion OH (-) da base para formar água.

O composto formado pelo cátion da base e o ânion do ácido é chamado de sal.

A combinação de ácido clorídrico e hidróxido de sódio produz sal de mesa comum, NaCl:

A palavra sal é um termo geral que se aplica aos produtos de todas essas reações ácido-base.

Características de ácidos e bases

As reações ácido-base são essenciais tanto na bioquímica quanto na química industrial.

Além disso, muitas das substâncias que encontramos em nossas casas, no supermercado e na farmácia são ácidos ou bases.

Por exemplo, a aspirina é um ácido (ácido acetilsalicílico) e os antiácidos são bases.

Na verdade, todo chefe amador que preparou maionese ou espremeu uma rodela de limão para marinar um pedaço de peixe teve uma reação ácido-base.

Fonte: chem.libretexts.org/www.michigan.gov/pubs.acs.org/chemed.chem.purdue.edu/www.wisegeek.org/www.chemguide.co.uk/chemistry.elmhurst.edu/faculty.chem.queensu.ca/hyperphysics.phy-astr.gsu.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Cloreto de Cetilpiridínio

PUBLICIDADE O cloreto de cetilpiridínio é um pó branco que consiste em um sal de amônio quaternário …

Cloreto de Amônio

Cloreto de Amônio

PUBLICIDADE Definição O Cloreto de Amônio é um sal volátil cristalino branco ClH4N que é principalmente usado …

Classificação dos Sais

Classificação dos Sais

PUBLICIDADE O sal mais familiar é o cloreto de sódio, o principal componente do sal de mesa …