Bromelina

A bromelina é um concentrado de enzimas proteolíticas derivadas do caule da fruta do abacaxi e acredita-se ter propriedades anti-inflamatórias.

Informações gerais

A bromelina é uma mistura de enzimas que digerem proteínas, derivada do caule, frutas e suco da planta de abacaxi. Ele tem uma história de séculos de uso para tratar doenças médicas, principalmente na América Central e do Sul.

Atualmente, é classificado como um suplemento dietético e geralmente reconhecido como seguro (GRAS) pela Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos) (FDA) dos EUA.

A bromelina pode ser usada sozinha ou em conjunto com outros medicamentos.

As pessoas usam bromelina topicamente, para remover a pele morta das queimaduras e por via oral, para reduzir a inflamação e o inchaço – principalmente nas passagens nasais.

A bromelina também é usada como auxílio digestivo para osteoartrite e para reduzir a dor nos músculos doloridos.

O que é bromelina?

Bromelina refere-se aos extratos de plantas obtidos do caule ou do fruto de Ananas comosus, um membro da família Bromeliaceae conhecido como abacaxi. E

specificamente, essas substâncias são conhecidas como enzimas protease, porque iniciam a proteólise ou a digestão de proteínas.

Medicinalmente, a bromelina é tomada por via oral para ajudar na digestão e, quando tomada com o estômago vazio, para reduzir a inflamação. Também é usado topicamente para tratar feridas e queimaduras. Além disso, esta enzima é aprovada e recomendada pela Comissão Alemã E como tratamento após cirurgia no nariz, garganta ou ouvido para ajudar a aliviar a inflamação.

Como um complemento oral, a bromelina mostrou-se eficaz na redução do desconforto associado a dores de estômago e azia. É particularmente eficaz quando tomado em conjunto com amilase e lipase, enzimas que quebram amidos e gorduras, respectivamente. Alguns estudos também indicam que a bromelina pode neutralizar bactérias responsáveis por causar diarréia.

Os pesquisadores suspeitam que a bromelina possa exibir atividade antibacteriana adicional, além de antiviral. De fato, estudos mostraram que a bromelina detém certos vírus e bactérias in vitro.

Estudos baseados em modelos animais produziram resultados semelhantes. Portanto, a bromelina pode ser um possível tratamento auxiliar para infecções do trato urinário, bronquite e pneumonia.

A bromelina também pode fornecer benefícios benéficos à saúde a certos órgãos, como rins, fígado e coração. Esses órgãos são suscetíveis a danos causados pela amiloidose, que ocorre devido ao acúmulo de depósitos amilóides. O raciocínio por trás dessa teoria decorre do fato de que o amilóide é baseado em proteínas e é apoiado por estudos iniciais. No entanto, são necessárias mais pesquisas nessa área para confirmar descobertas preliminares.

Um dos usos medicinais mais conhecidos da bromelina é aliviar a dor e a inflamação da artrite reumatóide, osteoartrite e bursite. De fato, sua eficácia foi comparada a medicamentos anti-inflamatórios não esteróides tipicamente prescritos para essas condições.

Há também evidências para indicar que a suplementação a longo prazo de bromelina pode melhorar os sintomas associados a alguns distúrbios do tecido conjuntivo, como a esclerodermia.

A terapia com bromelina pode não ser adequada para certos indivíduos. Por exemplo, uma alergia ao abacaxi ou outras plantas da família Bromeliaceae certamente desqualificaria a elegibilidade.

Como a bromelina também possui propriedades leves para afinar o sangue, pessoas com pressão alta, doença renal e irregularidades menstruais devem evitá-la.

Além disso, sabe-se que a bromelina produz efeitos colaterais leves em algumas pessoas, como náusea, vômito e diarréia.

A bromelina também pode interagir negativamente com certos medicamentos.

A bromelina pode acelerar o sangramento, portanto não deve ser tomada com varfarina, aspirina ou outros medicamentos para afinar o sangue.

A bromelina também pode interferir na antibioticoterapia. Especificamente, aumenta a absorção de tetraciclina e aumenta a circulação de amoxicilina e tetraciclina.

O que são suplementos de bromelina?

Os suplementos de bromelina fornecem ao organismo enzimas digestivas. Naturalmente encontradas em abacaxis, tanto no suco quanto nos caules, essas enzimas ajudam o corpo na digestão de proteínas.

Além disso, a bromelina funciona como uma substância anti-inflamatória. Seu efeito pode depender da ingestão ou não de alimentos. Quando tomado junto com os alimentos, o corpo o utiliza para a digestão de proteínas.

Se tomado com o estômago vazio, no entanto, suas propriedades anti-inflamatórias são demonstradas.

Uma pessoa que deseja tomar suplementos de bromelina geralmente pode encontrá-los como cápsulas ou comprimidos. A bromelina também pode ser usada topicamente no tratamento de vítimas de queimaduras. Esse uso ainda é experimental, no entanto. Às vezes, a bromelina é vendida até em supermercados, onde suas propriedades de digestão de proteínas a tornam comercializável para amaciar carnes.

Uma pessoa que tem problemas digestivos pode tomar suplementos de bromelina para desfrutar de pelo menos uma medida de alívio. Por exemplo, este suplemento pode ser útil quando uma pessoa está lutando com gás ou indigestão. Também pode ser útil para pessoas que têm síndrome do intestino irritável. Como a bromelina trabalha para a digestão de proteínas, uma pessoa pode combiná-la com outras enzimas para obter uma solução digestiva mais completa. Às vezes, as pessoas tomam junto com uma enzima chamada lipase, por exemplo.

Às vezes, as pessoas tomam suplementos de bromelina para o tratamento de infecções dos seios nasais. Quando usados dessa maneira, os suplementos podem ajudar a diminuir o congestionamento e reduzir o inchaço do nariz e dos seios nasais. Também pode ser útil após uma pessoa ter sido submetida a procedimentos cirúrgicos nos ouvidos, garganta ou nariz.

Ambos os usos são exemplos de utilização de bromelina por seus efeitos anti-inflamatórios.

Embora os suplementos de bromelina sejam frequentemente usados para ajudar na digestão, muitos de seus possíveis efeitos colaterais também envolvem o processo digestivo.

Por exemplo, esses suplementos podem causar condições como náusea e diarreia. Algumas pessoas podem até desenvolver indigestão também.

Em casos raros, uma pessoa pode experimentar vômitos e ritmos cardíacos anormais ao tomar bromelina. Sangramento menstrual intenso e cansaço também podem se desenvolver.

Embora as reações alérgicas aos suplementos de bromelina não sejam comuns, elas podem ser graves quando ocorrem. Algumas pessoas podem ter sintomas de asma em relação à suplementação de bromelina.

Constrição na garganta, urticária e coceira também são sintomas de alergia à bromelina. Pessoas que têm alergias ao aipo, cenoura, grama e certos tipos de pólen podem ter maior probabilidade de desenvolver alergias à bromelina.

Aqueles com alergias ao látex também podem ter reações alérgicas a esse nutriente.

Quais são os benefícios da bromelina?

Devido às suas inúmeras propriedades curativas, há uma ampla gama de benefícios que podem ser derivados da ingestão de bromelina, uma enzima que vem do abacaxi.

Sua capacidade de reduzir o inchaço e a inflamação pode ajudar a tratar a artrite e outros distúrbios reumáticos, além de queimaduras ou picadas de insetos na pele.

Há evidências de que a bromelina aumenta a função do sistema imunológico e também possui propriedades antibacterianas e antivirais, permitindo que o corpo lute melhor contra infecções, principalmente naquelas cujo sistema imunológico está comprometido. Tanto o sistema digestivo quanto o circulatório podem se beneficiar da ingestão da enzima.

Outros possíveis benefícios da bromelina incluem tratamento de infecções dos seios nasais e redução do inchaço de lesões e incisões cirúrgicas.

Pessoas que sofrem de artrite, reumatismo e outros distúrbios que afetam as articulações podem aproveitar os benefícios da bromelina. A pesquisa mostrou que pode reduzir o inchaço, a inflamação e a dor nesses pacientes, embora possa ser mais eficaz para algumas pessoas do que para outras. Pode até ajudá-los a recuperar parte da função e flexibilidade que perderam.

O tratamento de lesões na pele é outro dos benefícios potenciais da bromelina. As aplicações tópicas podem aliviar o inchaço e a inflamação de queimaduras, picadas e picadas e também podem proporcionar algum alívio da dor.

As propriedades anti-sépticas e imunológicas da enzima também podem acelerar a cicatrização.

A pesquisa mostrou que outro dos benefícios da bromelina é sua capacidade de aumentar a imunidade. Parece que tomar a enzima leva o organismo a produzir um maior número de componentes do sistema imunológico, como hormônios e macrófagos. A bromelina também demonstrou afetar bactérias e vírus. Essas duas propriedades podem ser úteis no tratamento de infecções como bronquite ou infecções do trato urinário.

Pode ser especialmente útil para pessoas com imunidade enfraquecida, como pacientes submetidos a quimioterapia.

Outro dos benefícios da bromelina são seus efeitos positivos no sistema digestivo. Há evidências de que ele pode aliviar os efeitos da azia e da indigestão.

Também pode aliviar náuseas, gases e diarreia associados a infecções ou condições como a síndrome do intestino irritável.

A bromelina também é conhecida por melhorar a função circulatória. Pode ser utilizado como diluente de sangue e para ajudar a prevenir a coagulação. Também há evidências de que ele apoia a saúde dos vasos sanguíneos, o que significa que pode funcionar para melhorar problemas como varizes e hemorroidas.

As propriedades benéficas da bromelina também podem ser aplicadas em outras situações. Pessoas com dor sinusal ou inchaço podem encontrar alívio ao tomá-lo.

Lesões esportivas e incisões cirúrgicas podem cicatrizar mais rapidamente se os pacientes usarem bromelina.

Os comprimidos de bromelina são derivados das enzimas de digestão de proteínas encontradas no abacaxi