Breaking News
Home / Química / pH

pH

PUBLICIDADE

Definição

pH de uma solução indica quão ácida ou alcalina é a solução. O pH é uma medida de quão ácida/básica é a água.

A faixa vai de 0 a 14, sendo 7 neutro. Os pHs inferiores a 7 indicam acidez, enquanto um pH superior a 7 indica uma base. O pH da água é uma medida muito importante em relação à qualidade da água.

pH – Significado

pH é a abreviatura da frase latina “pondus hydro genii”.

Pondus = Pressão e Hydro genii = Hidrogênio.

Assim, o pH é a medição da concentração de íons de hidrogênio em uma solução líquida.

Esta atividade está diretamente ligada às suas características ácidas, neutras ou alcalinas.

pH – Medida

O pH é uma medida da concentração de íons de hidrogênio, uma medida da acidez ou alcalinidade de uma solução.

A escala de pH é, alternativamente, às vezes chamada de escala de ácido-base de pH e às vezes apenas de escala de ácido-base.

A escala de pH geralmente varia de 0 a 14. Soluções aquosas a 25 °C com um pH inferior a 7 são ácidas, enquanto aquelas com um pH superior a 7 são básicas ou alcalinas.

Um nível de pH de 7,0 a 25 °C é definido como “neutro” porque a concentração de H3O+ é igual à concentração de OH- na água pura.

Ácidos muito fortes podem ter um pH negativo, enquanto bases muito fortes podem ter um pH maior que 14.

O que é pH?

Uma medição de pH (potencial de hidrogênio) revela se uma solução é ácida ou alcalina (também básica ou básica).

Se a solução tiver uma quantidade igual de moléculas ácidas e alcalinas, o pH é considerado neutro. Água muito macia é comumente ácida, enquanto água muito dura é comumente alcalina, embora circunstâncias incomuns possam resultar em exceções.

A escala de pH é logarítmica e vai de 0,0 a 14,0 com 7,0 sendo neutro. Leituras inferiores a 7,0 indicam soluções ácidas, enquanto leituras mais altas indicam soluções alcalinas ou básicas.

Algumas substâncias extremas podem ter pontuação inferior a 0 ou superior a 14, mas a maioria se enquadra na escala.

Uma escala logarítmica significa que há uma diferença de dez vezes entre cada número inteiro sucessivo na escala. Uma leitura de solução ácida 4,0 representa um aumento de dez vezes nas moléculas ácidas em relação a uma solução 5,0. A diferença ácida entre uma solução 4,0 e uma solução 6,0 é 100 vezes maior (10 x 10).

Escala de pH
Escala de pH

O ácido clorídrico ou ácido muriático é uma solução extremamente cáustica que se situa no extremo da escala ácida. Este produto químico é freqüentemente usado para diminuir o pH de água altamente alcalina, como no tratamento de piscinas e aquários. Apenas pequenas quantidades de ácido clorídrico são necessárias, em relação à quantidade de água a ser tratada.

Também na escala ácida de 1,5 a 2,0 está o ácido gástrico, ou ácidos estomacais que nos ajudam a digerir os alimentos. As colas chegam a 2,5, ainda mais ácidas do que o vinagre, a cerca de 3,0!

Também pode ser surpreendente saber que a cerveja é ligeiramente mais ácida do que a chuva ácida e o café apenas um pouco menos ácido.

A água pura tem um pH neutro e a saliva humana oscila perto do neutro, enquanto o nosso sangue é ligeiramente alcalino.

A água do mar atinge a escala entre 7,7 e 8,3, e produtos como sabonete, amônia e alvejante têm pontuação alta na escala alcalina, indo de 9,0 a 12,5.

O bicarbonato de sódio ou o bicarbonato de sódio altamente alcalino costumam ser usados para aumentar a base da água ácida.

Os aquaristas dependem fortemente de medições relacionadas para a manutenção adequada dos peixes. Grandes massas de água, como lagos e oceanos, têm muito pouca flutuação de pH, tornando os peixes intolerantes a oscilações. Plantas em decomposição, sobras de comida de peixe e até mesmo resíduos de peixe têm uma tendência de criar acidez em um aquário, enquanto certos tipos de rochas e conchas podem liberar continuamente vestígios de cálcio, aumentando a alcalinidade.

Devido ao tratamento químico da água e outros fatores, a água da torneira em muitas grandes cidades nos EUA tende a ser alcalina com um pH próximo a 8,0.

Embora beber água da torneira com alcalinidade não seja prejudicial, o declínio da qualidade da água da torneira ao longo dos anos resultou em muitas pessoas optando por filtros de torneira ou jarro para remover cloro, cloraminas, pesticidas e outras substâncias.

Esses filtros não alteram o pH da água.

O que é um medidor de pH?

Um medidor de pH é um dispositivo portátil que testa o nível de acidez da água em relação à base ou alcalinidade. Se a água for igualmente ácida e alcalina, ela será registrada como neutra no medidor.

O medidor de pH utiliza uma escala de pH padrão para medir esses aspectos da qualidade da água. O nível de concentração de íons de hidrogênio positivos na água determina o resultado.

O lado ácido da escala de pH vai de 0 a 6,9, com 7,0 sendo neutro.

Como 7.0 é neutro, 6.8 é considerado apenas ligeiramente ácido.

Da mesma forma, 7,2 é apenas ligeiramente alcalino, com a escala básica indo para 10,0 ou mais. De modo geral, a água ácida é macia, enquanto a água alcalina ou básica é dura.

Na falta de um medidor de pH, o pH da água é testado pela adição de agentes químicos a uma amostra de água. Dependendo dos agentes usados, um resultado amarelo brilhante pode indicar água altamente ácida; azul, neutro; e marrom escuro, água alcalina. Os matizes são interpretados como posições ao longo da escala.

Os testes de pH de líquidos podem ser complicados e exigem algumas suposições quanto à leitura. Por outro lado, um medidor de pH é um dispositivo digital com uma sonda de eletrodo de vidro conectada.

A sonda é colocada na água a ser testada e o pH da água é exibido digitalmente. Leva apenas alguns segundos e é muito mais preciso, assumindo que o medidor foi calibrado corretamente.

Embora existam muitos tipos de medidores de pH, variedades comuns virão com líquidos de calibração chamados soluções tampão. Essas soluções são predeterminadas como altamente ácidas (4.01), neutras (7.01) e alcalinas ou básicas (10.01).

A calibração é realizada testando os líquidos com a sonda e ajustando as leituras do medidor. Um medidor de pH deve ser recalibrado mensalmente para melhores resultados. Quando não estiver em uso, a ponta da sonda deve ser armazenada em solução ácida. Se a sonda secar, ela precisará ser substituída.

Os controladores de qualidade da água geralmente usam medidores de pH. Outros tipos de medidores testam sólidos como solo ou mesmo alimentos.

Muitos aquaristas usam medidores de pH em vez de teste de líquido. A sonda pode ser colocada permanentemente em um reservatório de aquário e o medidor, montado dentro do suporte do aquário ou em uma parede próxima. Ciclídeos de água doce e peixes de água salgada requerem água alcalina, enquanto os peixes do Nilo africano prosperam em água doce ácida.

Em um aquário, a flutuação do pH pode causar doença ou morte aos peixes, portanto, monitorar o pH de perto é fundamental.

O que é água alcalina?

A água alcalina, também conhecida como água ionizada, é uma bebida que não é ácida nem neutra na escala de pH, tendo um nível acima de 7.

Está disponível em sistemas comerciais ou domésticos e também é vendida em garrafas.

Esta substância atraiu muitos elogios e é anunciada por alguns indivíduos como a cura para uma ampla gama de condições médicas, mas também tem muitos críticos e requer mais pesquisas antes que os benefícios possam ser confirmados.

Nível de pH

Embora possa ser ligeiramente ácida dependendo de sua fonte, a água geralmente é considerada neutra na escala de pH, tendo um pH de 7. Água alcalina tem um pH de aproximadamente 8.

O nível de pH exato depende muito da marca ou do equipamento usado para alcalinize a água.

Acesso

Este líquido está disponível em várias fontes diferentes. Mais comumente, as pessoas adicionam um alcalinizante a um sistema de água da torneira, como uma pia de cozinha.

A outra alternativa é comprar versões engarrafadas. Embora possa ser a opção mais cara com o tempo, é uma maneira simples de obter o produto rapidamente.

Benefícios para a saúde

Para funcionar bem, o corpo humano pode ser nem muito ácido nem muito básico. Os mecanismos naturais permitem que o corpo se livre do excesso de ácidos e das bases acumuladas.

Algumas pessoas acreditam que a dieta é uma forma importante de influenciar o equilíbrio do pH do corpo, afetando o funcionamento fisiológico e a saúde geral. Eles acreditam que, quando o corpo está muito ácido, a água alcalina pode corrigir o desequilíbrio.

Os defensores desta bebida afirmam que pode ser um tratamento para asma, azia, indigestão e uma série de outras doenças. Retardar o processo de envelhecimento é outro suposto benefício.

Diz-se até que mantém o câncer sob controle. Outra afirmação geral é que a água alcalina pode prevenir as doenças causadas por bactérias e vírus, porque de acordo com seus defensores, a maioria das bactérias e vírus prosperam em ambientes ácidos.

Críticas

Alguns acreditam que os benefícios declarados da água alcalina para a saúde são exagerados e que ela tem pouco a ver com a estabilização ou redução da acidez no corpo. Na verdade, alguns argumentam que os benefícios para a saúde declarados são simplesmente uma invenção daqueles da indústria e, na melhor das hipóteses, são duvidosos. Em suma, eles são mencionados apenas para ganhar dinheiro.

Os químicos dizem que a água não é condutiva o suficiente para passar por qualquer ionização significativa. Além disso, as bebidas alcalinas naturalmente fazem com que o estômago produza mais ácidos digestivos para manter o equilíbrio do pH do estômago em torno de 4. O bicarbonato de sódio e o bicarbonato de potássio, ambas as bases, são biprodutos desse processo e entram na corrente sanguínea, portanto, qualquer aumento no pH do corpo pode ocorrer a água alcalina é um tanto indireta.

O fato de o estômago responder à ingestão de alimentos alcalinos produzindo mais ácido significa que muita comida ou bebida básica pode interromper a digestão saudável.

Desde que os sistemas de proteção do corpo funcionem adequadamente, os aumentos de pH não devem ser significativos. Mesmo assim, ter que compensar o tempo todo por uma dieta excessivamente alcalina pode sobrecarregar os sistemas tampão que eliminam ácidos e bases. Eventualmente, o corpo pode ter dificuldade em regular o equilíbrio ácido-alcalino.

Os especialistas também apontam que vírus e bactérias prosperam em uma enorme variedade de ambientes, dependendo de sua classificação.

Os ácidos estomacais desempenham um papel na eliminação de patógenos que podem causar doenças, mas não matam 100% dos organismos prejudiciais. Da mesma forma, mover o corpo para uma condição básica não elimina o risco de adoecer completamente. Simplesmente muda os tipos de organismos que sobrevivem para causar doenças.

Uma razão simples e não médica para rejeitar a água alcalina manufaturada é que, na maioria das regiões industriais, a água já é ligeiramente alcalina.

Funcionários do tratamento de água frequentemente alcalinizam a água até pelo menos 8 para evitar a erosão da tubulação.

Pesquisa

Um grande problema com esse tipo de água é que simplesmente não foi feita pesquisa suficiente para mostrar conclusivamente que os benefícios que os proponentes afirmam realmente existem.

Mesmo que muitas das afirmações sejam verdadeiras, as únicas pessoas que realmente se beneficiariam são os indivíduos que já têm problemas para manter seu corpo alcalino o suficiente, ou pessoas que já têm alguns problemas com seus sistemas naturais de proteção. A decisão de usar o produto, portanto, ainda é altamente pessoal.

É uma boa ideia a pessoa alertar seu médico sobre o tipo de água selecionada, pois isso pode influenciar outras recomendações e tratamentos que o médico prescreve.

PH – Química

PH, medida quantitativa da acidez ou basicidade de soluções aquosas ou outras soluções líquidas.

O termo, amplamente usado em química, biologia e agronomia, traduz os valores da concentração do íon hidrogênio – que normalmente varia entre cerca de 1 e 10-14 gramas-equivalentes por litro – em números entre 0 e 14. Em água pura, que é neutro (nem ácido nem alcalino), a concentração do íon hidrogênio é de 10-7 gramas-equivalentes por litro, o que corresponde a um pH de 7.

Uma solução com um pH inferior a 7 é considerada ácida; uma solução com pH superior a 7 é considerada básica ou alcalina.

A medição foi originalmente usada pelo bioquímico dinamarquês S.P.L. Sørensen para representar a concentração de íons de hidrogênio, expressa em equivalentes por litro, de uma solução aquosa: pH = -log[H+] (em expressões deste tipo, inclusão de um símbolo químico entre colchetes denota que a concentração da espécie simbolizada é a quantidade considerada).

Por causa da incerteza sobre o significado físico da concentração de íons de hidrogênio, a definição do pH é operacional; ou seja, é baseado em um método de medição.

O pH é normalmente medido com um medidor de pH, que traduz em leituras de pH a diferença na força eletromotriz (potencial elétrico ou tensão) entre eletrodos adequados colocados na solução a ser testada.

Fundamentalmente, um medidor de pH consiste em um voltímetro conectado a um eletrodo responsivo ao pH e um eletrodo de referência (invariável). O eletrodo responsivo ao pH é geralmente de vidro, e a referência é geralmente um eletrodo de cloreto de mercúrio-mercuroso (calomelano), embora um eletrodo de cloreto de prata-prata seja algumas vezes usado.

Quando os dois eletrodos estão imersos em uma solução, eles agem como uma bateria. O eletrodo de vidro desenvolve um potencial elétrico (carga) que está diretamente relacionado à atividade do íon hidrogênio na solução, e o voltímetro mede a diferença de potencial entre os eletrodos de vidro e de referência. O medidor pode ter uma leitura digital ou analógica (escala e agulha defletida). As leituras digitais têm a vantagem de exatidão, enquanto as leituras analógicas fornecem melhores indicações das taxas de mudança.

Medidores de pH portáteis alimentados por bateria são amplamente usados para testes de campo do pH de solos. Testes de pH também podem ser realizados, com menos precisão, com papel de tornassol ou misturando corantes indicadores em suspensões líquidas e comparando as cores resultantes com uma tabela de cores calibrada em pH.

Na agricultura, o pH é provavelmente a propriedade individual mais importante da umidade associada a um solo, uma vez que essa indicação revela quais safras crescerão prontamente no solo e quais ajustes devem ser feitos para adaptá-la ao cultivo de outras safras.

Solos ácidos são freqüentemente considerados inférteis, e assim o são para a maioria das culturas agrícolas convencionais, embora as coníferas e muitos membros da família Ericaceae, como mirtilos, não prosperem em solo alcalino.

Solo ácido pode ser “adoçado” ou neutralizado tratando-o com cal.

À medida que a acidez do solo aumenta, também aumenta a solubilidade do alumínio e do manganês no solo, e muitas plantas (incluindo colheitas agrícolas) toleram apenas pequenas quantidades desses metais.

O conteúdo de ácido do solo é aumentado pela decomposição de matéria orgânica por ação microbiana, por sais fertilizantes que hidrolisam ou nitrificam, pela oxidação de compostos de enxofre quando os pântanos salgados são drenados para uso como terras agrícolas e por outras causas.

Fonte: chem.libretexts.org/www.castlegroup.co.uk/Encyclopaedia Britannica/www.jagranjosh.com/www.chemicool.com/www.chemicool.com/www.wisegeek.org/www.usgs.gov/www.sthelensoregon.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Condensador

Condensador

PUBLICIDADE Definição Um condensador é a parte externa de um ar condicionado ou bomba de calor que …

Série homóloga

Série homóloga

PUBLICIDADE Definição Você pode pensar em uma série homóloga como uma ‘família’ ou grupo de compostos, cujo …

Alcanos

PUBLICIDADE Alcanos é qualquer um dos vários hidrocarbonetos saturados. A designação dosalcanos apresenta a indicação de diferente …