Breaking News
Home / Química / Tetracloreto de Carbono

Tetracloreto de Carbono

PUBLICIDADE

O tetracloreto de carbono (CCl4) é um composto líquido tóxico incolor, não inflamável, vaporoso, usado anteriormente como solvente para limpeza a seco, refrigerante e também em extintores de incêndio.

O que é o tetracloreto de carbono?

O tetracloreto de carbono é um composto orgânico incolor com a fórmula química CCl4.

O nome da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) para este produto químico é tetraclorometano.

O tetracloreto de carbono é frequentemente usado como solvente orgânico, aditivo de combustível, catalisador, refrigerante ou desengordurante metálico.

A exposição prolongada a este produto químico pode ser prejudicial ao fígado, rins e sistema nervoso central.

À temperatura ambiente, o tetracloreto de carbono é um líquido incolor. Seu peso molecular é de 153,8 gramas por mol.

O ponto de fusão deste composto é de 23 graus Celsius negativos e o ponto de ebulição é de 76,7 graus Celsius.

O tetracloreto de carbono é solúvel em solventes orgânicos como acetona, etanol, benzeno e dissulfeto de carbono.

Mostra um leve grau de solubilidade na água.

Estruturalmente, esse composto possui um átomo de carbono em seu centro, cercado por quatro átomos de cloro. Este arranjo dá ao composto uma forma tetraédrica.

Existem muitos outros nomes pelos quais esse produto químico pode ser conhecido, incluindo cloreto de carbono, tet de carbono, freon 10, halon-104 ou tetraclorocarbono.

O método mais comum de produzir tetracloreto de carbono é reagir cloro com metano. O ácido clorídrico, HCl, é formado como subproduto da reação. Este é o método mais comum para a produção de CCl4, mas também pode ser feito clorando compostos como clorofórmio ou diclorometano.

Historicamente, o tetracloreto de carbono tem sido usado em várias aplicações, desde fluidos de limpeza a seco até extintores de incêndio.

Ele costumava ser usado na fabricação de refrigerantes, mas essa prática diminuiu desde o final dos anos 80, quando muitos países começaram a adotar certas regulamentações para proteger o meio ambiente.

Os refrigerantes em questão foram considerados prejudiciais para a camada de ozônio. O uso em outras aplicações comerciais também diminuiu devido aos riscos à saúde associados ao produto químico.

Diferentemente de muitas de suas aplicações históricas, as aplicações modernas do tetracloreto de carbono tendem a distanciar o usuário do próprio produto químico.

Essas aplicações geralmente são limitadas ao uso em processos químicos, como catálise ou uso como solvente orgânico. A estrutura não polar do produto químico o torna um excelente desengordurante industrial para metais.

Os relatórios de toxicidade do tetracloreto de carbono o confirmam como hepatotoxina, o que significa que pode causar danos ao fígado.

A exposição prolongada também pode resultar em danos ao sistema nervoso central e nos rins. Os sintomas de alta exposição incluem problemas gástricos gerais, anorexia, dor de cabeça, sintomas depressivos e vertigem.

O tetracloreto de carbono também é suspeito de ser cancerígeno e deve ser manuseado com cuidado.

Resumo

O tetracloreto de carbono é um hidrocarboneto clorado claro, incolor, volátil e muito estável.

O tetracloreto de carbono é usado como solvente para óleos e gorduras, como refrigerante e como agente de limpeza a seco.

A inalação de seus vapores pode diminuir a atividade do sistema nervoso central e causar degeneração do fígado e dos rins. Prevê-se razoavelmente que o tetracloreto de carbono é um carcinógeno humano com base em evidências de carcinogenicidade em animais experimentais.

O tetracloreto de carbono é um produto químico fabricado que não ocorre naturalmente. É um líquido transparente com um cheiro doce que pode ser detectado em níveis baixos. É também chamado de cloreto de carbono, tetracloreto de metano, perclorometano, tetracloroetano ou benziforme.

O tetracloreto de carbono é mais frequentemente encontrado no ar como um gás incolor. Não é inflamável e não se dissolve na água com muita facilidade.

Foi utilizado na produção de fluidos de refrigeração e propulsores para latas de aerossol, como pesticida, como fluido de limpeza e desengordurante, em extintores de incêndio e em removedores de manchas.

Devido a seus efeitos nocivos, esses usos agora são proibidos e são usados apenas em algumas aplicações industriais.

O tetracloreto de carbono aparece como um líquido incolor claro com um odor característico. Mais denso que a água (13,2 lb/gal) e insolúvel em água. Não combustível. Pode causar doenças por inalação, absorção da pele e/ou ingestão. Utilizado como solvente, na fabricação de outros produtos químicos, como fumigante agrícola e para muitos outros usos.

Tetracloreto de carbono, também chamado tetraclorometano, um líquido incolor, denso, altamente tóxico, volátil e não inflamável, com odor característico e pertencente à família de compostos orgânicos de halogênio, utilizados principalmente na fabricação de diclorodifluorometano (refrigerante e propulsor).

Preparado pela primeira vez em 1839 pela reação do clorofórmio com cloro, o tetracloreto de carbono é fabricado pela reação do cloro com dissulfeto de carbono ou metano.

O processo com metano se tornou dominante nos Estados Unidos na década de 1950, mas o processo com dissulfeto de carbono permanece importante em países onde o gás natural (a principal fonte de metano) não é abundante.

O tetracloreto de carbono ferve a 77 ° C e congela a -23 ° C; é muito mais denso que a água, na qual é praticamente insolúvel.

Tetracloreto de carbono

Tetracloreto de carbono

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.sciencedirect.com/www.atsdr.cdc.gov/www.epa.gov/www.wisegeek.org/www.dhs.wisconsin.gov/www.who.int/www.atsdr.cdc.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Processo de contato

PUBLICIDADE O processo de contato é um método catalítico para produzir ácido sulfúrico a partir de dióxido …

Química Bioinorgânica

PUBLICIDADE A química bioinorgânica é o estudo das estruturas e funções biológicas das substâncias biológicas inorgânicas, ou …

Cinética Química

PUBLICIDADE A cinética química nos diz a velocidade com que as espécies químicas se transformam em novas …