Breaking News
Home / Química / Borneol

Borneol

PUBLICIDADE

Definição

Embora o terminalol não seja uma erva per se, é, no entanto, um ingrediente comum em muitas fórmulas herbáceas chinesas tradicionais.

O Borneol é na verdade um composto derivado da aromitaca dryobalanops, uma árvore que pertence à família da teca (Tectona grandis).

O Borneol é um álcool terpênico branco, translúcido, grumoso, muito ligeiramente solúvel em água, C 10 H 18 O, que ocorre em várias formas isoméricas, com um sabor ardente e semelhante a hortelã, obtido do tronco de uma árvore, Dryobalanops aromatica, ou pelo redução de cânfora: usada na forma de seus ésteres na fabricação de cânfora sintética e em perfumaria.

O Borneol

Borneol é obtido a partir de óleos essenciais de muitas espécies de plantas diferentes que são nativas do Sudeste Asiático, bem como Bornéu – o composto orgânico tem o seu nome devido à sua associação com Bornéu, na Indonésia.

No entanto, o termo borneol também se refere a várias misturas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa contendo o composto. Ocasionalmente, essas misturas também são chamadas Bornéu ou até mesmo a cânfora borneol.

Borneol também é referido como borneol cânfora porque o composto é um pouco semelhante à cânfora. Com efeito, o borneol pode ser quimicamente alterado para o composto que produz a cânfora através da oxidação. Por outro lado, é possível produzir o borneol sintético quebrando a cânfora. O Borneol é usado em vários outros processos químicos como catalisador ou na base para sintetizar outros compostos.

Borneol, em termos científicos, é um produto químico orgânico bicíclico, bem como um terpeno. O grupo hidroxila deste composto é encontrado em uma posição endo. O isômero exo do borneol é conhecido como isoborneol.

Usos

Borneol tem uma ampla gama de usos. Ajuda o sistema digestivo estimulando a produção de sucos gástricos; tonifica o coração e melhora a circulação; trata bronquite, tosse e resfriados; pode aliviar a dor causada por doenças reumáticas e entorses; inchaço reduzido; alivia o stress; e pode ser usado como um tônico para promover o relaxamento e reduzir o cansaço.Em algumas partes do mundo, ele é usado como um repelente de insetos.

Borneol

Fórmula Molecular: C 10 H 18 O

Massa molar: 154,25 g/mol

Densidade: 1,01 g/cm³

Ponto de ebulição: 213 °C

Nome IUPAC: endo-1,7,7-Trimethyl- bicyclo, heptan-2-ol

Outros nomes: 2-Borneol

O que é o Borneol?

Borneol é um composto orgânico que ocorre naturalmente, um álcool na família terpeno com a fórmula química C 10 H 18 O.

É derivado dos óleos essenciais de várias espécies de plantas e árvores nativas do sudeste da Ásia e Bornéu, daí o nome.

A mesma palavra também é usada para descrever misturas usadas na medicina tradicional chinesa que contêm o próprio composto. Estas misturas são por vezes conhecidas como Bornéu ou borneol cânfora.

A associação com a cânfora ocorre porque esta substância é semelhante à cânfora e, de fato, pode ser convertida quimicamente através da oxidação no composto do qual a cânfora é derivada.

O borneol sintético, pelo contrário, pode ser produzido pela quebra da cânfora. É também utilizado em outros processos químicos como base ou catalisador para a síntese de outros compostos.

Como muitos outros compostos químicos, o borneol tem duas formas separadas, ou isômeros, que são quimicamente idênticos em termos de fórmula, mas diferem na disposição dos átomos individuais. Uma dessas duas formas é encontrada na natureza, mas a outra é sintética. O tipo de ocorrência natural faz com que a luz que passa pelos cristais se dobre. A forma sintética não tem esse efeito. Outro isômero do borneol, conhecido como isoborneol, também é usado em certos processos em química orgânica.

Na sua forma pura, é borneol, uma substância cristalina esbranquiçada fez-se pequenos cristais irregulares. Seu nome chinês é derivado das palavras chinesas para “gelo” e “fatia”. Embora usado em muitos medicamentos tradicionais chineses e em algumas aplicações clínicas em outros tipos de medicamentos, o borneol puro é um irritante para a pele, olhos e sistemas respiratórios e é classificado nos Estados Unidos como levemente tóxico e potencialmente prejudicial se ingerido.

Além de seus usos na medicina, o borneol é usado de outras maneiras também, particularmente na fabricação de perfumes e outros produtos de aroma.

Apesar da possibilidade de efeitos prejudiciais devido à exposição ou consumo, é por vezes utilizado, embora em quantidades muito pequenas, como aromatizante e em medicamentos de venda livre, particularmente na Ásia. Alguns desses produtos podem estar disponíveis em outras partes do mundo também.

Nos Estados Unidos, o borneol não é aprovado pela Food and Drug Administration – agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, – (FDA) para uso como medicamento, mas não é proibido como ingrediente, e os produtos que o contêm são rotulados como “suplementos de ervas” ou “suplementos dietéticos”.

Fonte: www.herbs2000.com/acupuncturetoday.com/www.wisegeek.org/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.dictionary.com

 

Veja também

Substância pura

Substância Pura

PUBLICIDADE Definição de Substância Pura Você pode ter se perguntado o que significa o termo …

Cromatografia

Cromatografia

PUBLICIDADE Definição A Cromatografia um processo no qual uma mistura química transportada por um líquido …

Untitled-7

Eletroquímica

PUBLICIDADE Definição A Eletroquímica é o estudo da eletricidade e como ela se relaciona com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.