Breaking News
Home / Química / Soldagem

Soldagem

PUBLICIDADE

Definição

A soldagem é a maneira mais econômica e eficiente de juntar metais permanentemente. É a única maneira de unir dois ou mais pedaços de metal para fazê-los agir como uma peça única.

O que é Soldagem?

A soldagem é o processo de unir metais por derretimento das peças e, em seguida, usando um enchimento para formar uma junta. Isso pode ser feito usando diferentes fontes de energia, de uma chama de gás ou arco elétrico para um laser ou ultra-som.

Até os primórdios do século 20, a soldagem foi feita através de um processo conhecido como soldagem forjada, que consiste em aquecer as peças a serem consertadas e depois martelar até que elas se amalgamam. Com o advento da eletricidade, o processo tornou-se mais fácil e rápido, e desempenhou um papel importante na cena da indústria durante a Primeira Guerra Mundial e II.

Existem diferentes processos de soldagem em uso nos tempos modernos:

A soldagem por arco é feita através do uso de uma corrente elétrica, e pode ser realizada usando equipamentos baratos.
A soldagem a gás é amplamente utilizada para trabalhos de reparação, especialmente em qualquer coisa envolvendo tubos e tubos. É comum no setor de jóias, bem como para conectar plásticos e outros materiais que não suportam temperaturas mais elevadas.
A soldagem por resistência envolve o uso de chapas de metal adicionais para encaixar as peças a serem soldadas. É o mais respeitador do meio ambiente de todos os métodos, mas requer equipamentos dispendiosos que não podem ser usados em todas as situações
A soldagem por feixe de energia, também conhecida como soldagem por raio laser, é uma das técnicas mais modernas utilizadas. Este método é rápido e preciso, mas o alto custo do equipamento torna proibitivo para muitas indústrias.

A soldagem não pode ser feita com todos os tipos de metais, pois alguns materiais, como o aço inoxidável, são propensos a quebrar e distorcer quando sobreaquecido. As ligas são particularmente problemáticas, uma vez que é difícil conhecer a composição química exata do metal.

A soldagem tornou-se altamente automatizada na última década, e o uso de robôs agora é comum em certas indústrias, como as fábricas automotivas.

É possível soldar itens em condições incomuns, incluindo o submarino e no espaço exterior. A soldagem subaquática é amplamente utilizada no reparo de tubulações e navios, enquanto que o que é realizado no espaço atualmente está sendo pesquisado como uma maneira possível de montar estações espaciais e outras estruturas.

Tipos de soldagem

Os principais tipos de soldagem utilizados na indústria são comumente referidos como: soldagem Mig, soldagem por arco, soldagem de gás e soldagem por tig.

GMAW ou soldagem a gás com arco metálico

Soldagem
Soldagem Mig

Mais comumente chamado de soldagem MIG, este tipo de soldagem é o tipo de soldagem mais utilizado e talvez o mais facilmente dominado para uso industrial e doméstico. O processo GMAW é adequado para fusão de aço suave, aço inoxidável e alumínio.

O conceito de combinar dois pedaços de metal juntamente com um fio que está conectado a uma corrente de eletrodo, é referido como soldagem de gás inerte metálico (MIG). Neste tipo de processo de soldagem, é utilizado um gás blindado ao longo do eletrodo de arame, que aquece os dois metais a serem unidos. É necessária uma fonte de energia de tensão constante e corrente contínua para este método, e este é o processo de soldagem industrial mais comum. O processo MIG ou GMAW é adequado para fusão de aço suave, aço inoxidável e alumínio.

Gas inerte de GTAW ou de tungstênio

Soldagem
Soldagem Tig

A soldagem TIG é comparável à soldagem de oxi acetileno e precisa de mais conhecimentos do operador. Empregado para realizar trabalhos de alta qualidade quando um padrão de acabamento superior é necessário sem fazer uso de limpeza excessiva por lixa ou moagem.

Um eletrodo de tungstênio não consumível é usado neste tipo de processo de soldagem. Este eletrodo de tungstênio é usado para aquecer o metal base e criar uma poça de solda fundida. Ao fundir dois pedaços de metal juntos, pode-se criar uma solda autógena. Para este tipo de soldagem, o soldador precisa ter muita experiência, pois é um processo muito complexo. Este processo de soldagem é empregado para realizar trabalhos de alta qualidade quando um acabamento padrão superior é necessário, sem fazer uso de limpeza excessiva por lixagem ou moagem.

Soldagem em arco ou SMAW

Soldagem
Soldagem por arco

Geralmente conhecido como soldagem em vara ou arco. A soldagem por arco é o mais básico de todos os tipos de soldagem, é fácil de dominar em uma situação de soldagem doméstica.

A soldagem por vara pode ser usada para fabricação, construção e reparos, muito bem adaptada para o tamanho dos metais pesados 4 milímetros para cima. As chapas e as ligas mais finas são geralmente mais adequadas para os tipos de soldagem mig.

Gás ou Oxy acetileno solda e corte

Soldagem
Soldagem a gás

Não utilizado amplamente para soldagem geral de aço macio. Consiste em misturar oxigênio e gás acetileno para obter uma chama capaz de derreter aços. Usado principalmente hoje para trabalhos de manutenção e corte de gás-metal. Também é comum a soldagem de metais mais macios, como cobre e bronze. Também pode ser usado para soldar peças delicadas de alumínio, como tubos de refrigeração.

Equipamento de corte de gás para construção e manutenção de metais. O equipamento de corte térmico mais acessível é por máquinas de corte de plasma de corte de plasma de qxy-acetileno. Outros métodos incluem o uso de um eletrodo de corte térmico para uso com a máquina de solda de arco.

Equipamento de proteção de soldadores

Qualquer forma de soldagem oferece riscos para a saúde do operador. Para minimizar esses riscos, devemos usar equipamentos de soldagem e equipamentos de proteção como capacetes de soldagem, luvas, jaquetas de couro e, em alguns casos, aparelhos de respiração.

Fonte: www.weldinginfocenter.com/www.wisegeek.org/www.weldingtypes.net/northern-weldarc.com

Veja também

Álcool Isopropílico

PUBLICIDADE Definição O isopropanol é um líquido claro, incolor e volátil. Também é comumente conhecido …

Serotonina

Serotonina

PUBLICIDADE Definição de Serotonina A Serotonina é um neurotransmissor que está envolvido na transmissão de …

Untitled-3

Recristalização

PUBLICIDADE Definição A recristalização, também conhecida como cristalização fracionada, é um procedimento para purificar um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.