Breaking News
Home / Química / Vapor d’água

Vapor d’água

PUBLICIDADE

Definição – Vapor d’água

A água está constantemente circulando pela atmosfera, e evapora da superfície da Terra e sobe sobre correntes quentes para a atmosfera. Condensa nas nuvens, é soprado pelo vento e depois volta para a Terra como chuva ou neve.

Esse ciclo é uma maneira importante pela qual o calor e a energia são transferidos da superfície da Terra para a atmosfera e transportados de um lugar para outro em nosso planeta.

O vapor d’água também é o gás de efeito estufa mais importante na atmosfera.

O calor irradiado da superfície da Terra é absorvido pelas moléculas de vapor d’água na atmosfera mais baixa.

As moléculas de vapor d’água, por sua vez, irradiam calor em todas as direções.

Parte do calor retorna à superfície da Terra. Assim, o vapor d’água é uma segunda fonte de calor (além da luz solar) na superfície da Terra.

O que é

O Vapor d’água é a forma gasosa da água que permeia a atmosfera da Terra. Esse gás úmido afeta a Terra alterando o clima geral do mundo. O ciclo hidrológico demonstra como a água se torna vapor.

Esse ciclo documenta a mudança de água do gás para o líquido e para o estado sólido.

A maioria da Terra está coberta de água do oceano.

À medida que o sol atinge a superfície do oceano, a água evapora para cima para criar vapor d’água.

Esse vapor forma nuvens e possíveis tempestades de chuva. O vapor d’água condensa das nuvens de tempestade, formando gotas de água que caem sobre as formas de terra da Terra.

O vapor também pode ser excessivamente resfriado enquanto estiver na atmosfera, criando granizo, gelo ou neve.

Este vapor é um componente essencial para criar chuvas em áreas de terra seca. Plantas e animais não seriam capazes de sobreviver sem um suprimento de água do céu, enchendo lagos e rios para consumo.

As áreas desérticas, com pouca ou nenhuma chuva, são bons exemplos de como o mundo apareceria se o vapor d’água não contribuísse para a chuva.

O vapor produz o efeito úmido e pegajoso sentido em dias quentes.

Climas tropicais, como os próximos ao equador da Terra, têm dias consistentemente quentes.

O calor do sol retira mais umidade do oceano próximo, formando mais vapor d’água e produzindo níveis de umidade excessivos naquela região.

Vapor d'água

Vapor d’água excessivo ou alta umidade pode fazer com que uma pessoa sinta como se não pudesse respirar. Durante a alta umidade, as moléculas de água no ar são mais densamente compactadas. Como resultado, uma pessoa pode sentir o peso do ar úmido, em comparação com um clima de ar seco.

As pessoas que vivem em áreas de alta umidade tendem a usar máquinas de ar condicionado para remover as gotas de água úmida e esfriar o ar seco resultante.

Muitas pessoas usam vapor de água em casa na forma de um aparelho, chamado umidificador. Este dispositivo gera vapor para umedecer o ar seco dentro de uma sala ou casa.

Problemas respiratórios podem ocorrer em pessoas com problemas pulmonares preexistentes e a pele pode facilmente quebrar com ar seco consistente, especialmente durante os meses de inverno.

Os umidificadores também são úteis no combate a resfriados, pois facilitam os ataques de tosse que possam ocorrer.

Estudos sugeriram que o vapor de água está contribuindo para o aquecimento global . Pensa-se que o ar úmido forma um cobertor na superfície da Terra e evita que o calor escape para o espaço.

Como resultado, o mundo pode se tornar ainda mais quente.

O calor atmosférico excessivo pode criar mais evaporação, exacerbando o problema do aquecimento global com maior acúmulo de vapor d’água.

O que é evaporação?

A evaporação ocorre quando um líquido muda de estado para formar um gás ou vapor.

O que mais ocorre na Terra é a mudança do estado líquido da água para um vapor d’água. Embora pareça muito simples, a água não é apenas o composto mais abundante da Terra, mas também é muito complexa.

A quantidade de água na Terra nunca muda; simplesmente muda de forma à medida que passa pelo que é conhecido como ciclo da água .

Cada estágio envolve processos diferentes que são necessários para mudar a água para uma nova forma.

A água tem três estados diferentes: líquido, vapor e gelo.

evaporação da água é o processo pelo qual ela muda de líquido para vapor. Para fazer isso, a água exige que uma das várias condições esteja em vigor.

Para um corpo de água como um lago, rio ou oceano permitir que algumas de suas moléculas de água passem de um líquido e sejam liberadas como vapor d’água no ar, o calor do sol deve estar presente para iniciar o processo.

Sempre é necessária uma mudança de energia ou pressão de alguma fonte para que esse processo ocorra.

As moléculas de água contidas no mesmo corpo de água, como um oceano, não têm o mesmo nível de energia.

Moléculas individuais com maior energia se separam de outras moléculas quando o sol fornece calor ou energia a todo o corpo de água. É assim que a evaporação ocorre nos oceanos. Quanto mais energia é fornecida, mais fortes algumas moléculas se tornam e mais fácil é para elas quebrarem seu vínculo com as moléculas de água com menos energia cinética . É por isso que a água fervente também resulta na mudança de líquido para vapor.

O calor fornecido pelo fogão fornece a energia que permite que algumas moléculas de água escapem para o ar.

Outro exemplo é a transpiração humana. Quando o corpo humano esquenta com o esforço, os seres humanos suam, então a transpiração que cobre a pele evapora para esfriar o corpo.

Isso ocorre porque as moléculas de alta energia escapam para o ar como vapor d’água, e parte do calor usado no processo também escapa. Como resultado, a pele e o corpo são resfriados.

Fonte: earthobservatory.nasa.gov/climatechangeconnection.org/www.wisegeek.org/weatherstreet.com/energyeducation.ca/climate.ncsu.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Processo de contato

PUBLICIDADE O processo de contato é um método catalítico para produzir ácido sulfúrico a partir de dióxido …

Química Bioinorgânica

PUBLICIDADE A química bioinorgânica é o estudo das estruturas e funções biológicas das substâncias biológicas inorgânicas, ou …

Cinética Química

PUBLICIDADE A cinética química nos diz a velocidade com que as espécies químicas se transformam em novas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.