Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Harry Houdini  Voltar

Harry Houdini

 

Nascimento: 24 de março de 1874, Budapeste, Hungria.

Falecimento: 31 de outubro de 1926, Detroit, Michigan, EUA.

Harry Houdini - Vida

O Grande Mestre do Ilusionismo

Harry Houdini
Harry Houdini

O mais famoso mágico de todos os tempos, Harry Houdini, nasceu Ehrich Weisz, em Budapeste, Hungria, no dia 24 de março de 1874.

Seu pai Mayer Samuel Weisz, era um judeu religioso e professor, mudou-se com a família para Appleton, Winscousin (EUA) em 1876.

Os tempos eram difíceis para a família Weisz, e foram obrigados a mudar várias vezes para fugir de cobradores de dívidas contraídas. Por conta disso e da precária situação financeira da família, todos os filhos começaram a trabalhar cedo. Ehrich aos 8 anos já trabalhava como engraxate e vendedor de jornais.
Certo dia, seu pai o levou para assistir à performance de Dr. Lynn um mágico intinerante, neste dia, o desejo de atuar, tomou conta de Ehrich.

Aos 12 anos fugiu de casa, tendo chegado até Kansas City, onde ficou por quase um ano, mas em seguida juntou-se novamente à sua família na nova casa em Nova Iorque. Em 1888, Ehrich tinha vários trabalhos para ajudar a família.

Gastava seu tempo livre estudando mágica e disputando competições de atletismo, natação e corrida. Nesta época, Ehrich leu um livro entitulado “As Memórias de Robert Houdin” escritas pelo próprio. O livro mudou sua vida – Ehrich adicionou um “i” ao final do nome de seu ídolo e assumiu o nome com o qual se tornaria parte da história – Houdini

No entanto, os verdadeiros episódios e detalhes da infância de Houdini foram ocultados, inclusive em grande parte pelo próprio Houdini.

Algumas biografias dão conta da data de nascimento de Houdini em 6 de abril de 1874 em Appleton, Winscousin – o que foi divulgado amplamente pelas palavras de Houdini, porém o coreto é que ele nasceu mesmo em Budapeste e seu pai atendendo a uma proposta de emprego de rabino em Appleton (foi o primeiro rabino da cidade) mudou-se com toda a família, por volta de 1875/76.

Quando Houdini tinha 16 anos, seu pai morreu, dando-lhe a liberdade de se tornar um performático em tempo integral. Suas primeiras investidas incluíam truques com cartas, apresentações públicas em parques de diversão e na Chicago World’s Fair em 1893.

Junto com seu irmão Theo, Houdini estava empenhado em criar um mito em torno de seu nome.

Em 1894, Houdini conheceu Beatrice “Bess” Raymond, uma batalhadora cantora e dançarina. Os dois se apaixonaram imediatamente e se casaram em julho do mesmo ano. Bess se juntou ao espetáculo de Houdini e Theo seguiu em frente atuando por conta própria.

Houdini estava constantemente improvisando e incorporando novos truques ao seu ato.

Por muito tempo, passou aperfeiçoando e treinando um truque em que escapava de algemas, incorporou este truque ao seu show e logo passou a desafiar qualquer pessoa que pudesse algemá-lo com eficiência, inclusive oferecendo centenas de dólares caso ele não conseguisse escapar, nunca teve que pagar.

Houdini sempre soube usar com inteligência a mídia para promover seus espetáculos. Seus desafios atraíam um enorme público, no final do século XIX, que queria ver o mágico se desvencilhar de algemas, grilhões e correntes de ferro nos pés, cordas, cabos de aço, camisas de fôrça, jaulas e sarcófagos. Diferente de outros mágicos, Houdini praticava suas “escapadas” aos olhos da platéia.

Suas performances despertaram a atenção de Martin Beck que dirigia a maior cadeia de teatros de “vaudeville” dos Estados Unidos.

Houdini foi contratado por Beck, tendo se tornado um enorme sucesso de público. Provando sua incrível capacidade de se desvencilhar de qualquer tipo de prisão, Houdini tornou-se o ator principal da trupe.

Apesar de sua enorme popularidade, Houdini não estava feliz com o sucesso nos Estados Unidos. Ele e Bess, partiram para uma turnê pela Europa e Rússia na virada do século. Sua primeira apresentação em Londres foi um enorme sucesso, assim como na Alemanha e em todo o continente europeu.

Houdini permaneceu na Europa por 5 anos e foi a principal atração do “vaudeville”.
Em 1905, retornou aos Estados Unidos, determinado a se tornar uma grande estrela, maior ainda do que já era. Ele aprimorou e aumentou ainda mais a dificuldade de suas performances.

É desta época uma de suas maiores escapadas, onde ele era algemado e colocado dentro de um caixote de transporte que tinha sua tampa pregada, a seguir era jogado na água; Houdini no entanto aparelhava o caixote, de modo a poder ficar embaixo d’água por um longo período de tempo, a fim de aumentar o suspense do ato.

Houdini possuía uma força incrível e grande agilidade, o que lhe ajudava em suas performances, ele também gastava horas praticando seu condicionamento físico, para o show em que ficava debaixo d’água, treinava o fôlego numa banheira.

Por mais de duas décadas Houdini permaneceu sob os refletores. De 1916 a 1923 apresentou seus truques no cinema.

Nos seus últimos anos de vida gastou parte de seu tempo desmascarando espiritualistas e mostrando como eram cometidas fraudes em espetáculos de parapsicologia e sessões espíritas. Seu interesse por destruir outros profissionais, teve início após a morte de sua mãe Cecilia Weisz. Por causa de seu passado como ilusionista, ele conhecia a maioria das técnicas utilizadas por médiuns para estabelecer contato com o mundo dos espíritos.

Houdini criou uma espécie de cruzada contra os charlatães que tungavam o dinheiro de famílias inteiras que tentavam contactar seus mortos. Ele frequentemente comparecia disfarçado em sessões espíritas, para desmascarar os médiuns.

Houdini apregoava que se houvesse uma forma verdadeira de contactar os mortos, somente ele poderia conseguir tal proeza.

Houdini inclusive atacou o mito de Robert Houdin, de quem emprestou o nome com o qual alcançou a fama.

O mestre Arthur Conan Doyle, criador do famoso personagem Sherlock Holmes, era um admirador contemporâneo do trabalho de Houdini. Ironicamente Conan Doyle era conhecido por suas explicações lógicas nas histórias de Sherlock, no entando declarou que as escapadas, os ilusionismos e performances de Houdini só podiam ser fruto de um fenômeno sobrenatural.

Os últimos dias de vida de Houdini foram trágicos e patéticos diante de uma vida tão espetacular. Em 22 de outubro de 1926, ele se encontrava em Montreal apresentando uma conferência sobre espiritualismo. Quando se achava em seu camarim conversando com vários estudantes da McGill University, foi questionado se poderia resistir ao soco de qualquer homem no estômago, antes que pudesse se preparar contraíndo a musculatura abdominal, um dos estudantes socou-o por 3 vezes na barriga.

Depois disso Houdini demonstrando não sentir dor, ainda se apresentou por algumas vezes, mas logo caiu doente, porém não foi ver um médico no dias seguintes. Quando finalmente foi diagnosticado, seu apêndice havia sido rompido, sua circulação fora contaminada com germes de estafilococus, infelizmente já era tarde, Houdini morreu de peritonite em 31 de outubro de 1926 aos 52 anos em meio às comemorações do Halloween.

Apesar de seus esforços por desmistificar o espiritismo, Houdini estabeleceu um código secreto com sua esposa Bess, que no caso de sua morte, permitiria que ele estabelecesse contato com ela do além. Em 9 de janeiro de 1929 o jornal The Detroit News apresentava uma reportagem informando que Bess havia recebido mensagens no código secreto, durante uma sessão.

O código era uma combinação antiga que Houdini utilizava com Bess nos números de leitura da mente. Bess declarou mais tarde que estava doente durante tal sessão, depois de recuperada disse não acreditar que a mensagem recebida fosse de Harry Houdini, pois o código secreto poderia ser conhecido por outros participantes da sessão e portanto, suspeitos de fraude. Outras sessões tentaram estabelecer contato com Houdini, sempre no Halloween, por 10 anos seguidos.

Em 1936 Bess desistiu, declarando que 10 anos são demais para se esperar por um homem.

Harry Houdini - Vida

Harry Houdini
Harry Houdini

Não existem dúvidas que Houdini é o mais famoso mágico da história. Sua habilidade em escapar de situações de extremo risco e de fazer o impossível o tornou uma lenda em sua época. Ainda hoje seus feitos são admirados e imitados por mágicos do mundo inteiro!

Houdini nasceu no dia 24 de Março de 1874 em Budapeste, na Hungria.

Seu verdadeiro nome era Ehrich Weiss.

Houdini dizia ter nascido na cidade de Appleton do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, mas na verdade sua família se mudou para lá quando ele tinha quatro anos de idade. Seu pai se chamava Samuel, e era um rabino. Sua mãe se chamava Cecilia, e seus irmãos se chamavam Theodore, Leopold, Nathan, William e Carrie. Como a família era pobre, todos os filhos começaram a trabalhar cedo para ajudar na renda, e a partir dos oito anos Ehrich começou a vender jornais e engraxar sapatos.

Ehrich se mudou para Nova York com sua família aos 13 anos, com esperanças de melhorar de vida. Seu pai viria a falecer cinco anos mais tarde, em 1892. Em Nova York, Ehrich trabalhou como mensageiro e em uma fábrica de gravatas. A cidade iria mudar a sua vida e introduzi-lo no mundo da magia.

Ehrich começou a realizar truques de mágica quando era adolescente, com a alcunha de Eric o Grande. Dois livros que ele leria na época viriam a ter uma grande influência em seu futuro. O primeiro se chamava Revelações de um Médium Espirita , e o outro, de maior importância teria sido As memórias de Robert-Houdin, a autobiografia de um dos mais conhecidos ilusionistas da época.

Influenciado pelo livro, Ehrick mudou seu nome para Harry Houdini, com a esperança de ser um dia como seu novo mentor. Em suas primeiras apresentações, Houdini realizava truques com cartas e outros truques simples, se autodenominava O Rei das Cartas, porém nesse início de carreira não fez sucesso algum.

Logo após se juntou com Jack Hayman, um de seus companheiros da fábrica, e juntos formaram Os Irmãos Houdini. Porém não muito depois o irmão verdadeiro de Houdini, Theodore, tomou o lugar de Jack na dupla. Suas primeiras performances foram feitas em parques, museus, e na Feira Internacional de Chicago, no ano de 1893.

Em 1894, quando se apresentava em Coney Island, Houdini conheceu uma dançarina que viria a ser sua futura esposa, Whilhelmina Beatrice Hanner, ou simplesmente Bess. Casaram-se somente duas semanas depois de terem se conhecido, e ela tomou o lugar do irmão de Houdini na dupla, e o show mudou seu nome para The Houdini´s, nome esse que viajaria por todo os Estados Unidos e por todo o mundo nos trinta e três anos seguintes.

Harry Houdini
Harry Houdini e sua esposa

Com o desafio das algemas Houdini se tornou mestres em fulgas e escapadas. Mais que um desafio para si mesmo, um prazer em desafiar a platéia que sempre esperava o pior

Em 1898 Houdini criou o desafio que o tornaria uma lenda. Agora com a alcunha de O Rei das Algemas, Houdini escaparia de qualquer algemas ou amarras feitas pela platéia.

O número se tornou tão conhecido que em pouco tempo Houdini ampliou o desafio, e escaparia de qualquer aparelho ou lugar. Começou a oferecer recompensas a qualquer um que conseguisse prendê-lo com sucesso.

Houdini conseguia escapar de algemas, cordas, camisas-de-força, cadeias, prisões, aparelhos de tortura e até de uma sacola gigante de papel, sem rasgar nem danificar nada.

Na maioria das vezes Houdini deixava que se examinasse o local ou objeto após um truque, e nunca havia indícios de como havia sido realizada tal façanha.

Algum desses truques Houdini executava na frente de um grande número de pessoas, incluindo muitas vezes repórteres.

Martin Beck, um grande empresário de Vaudeville, impressionado com Houdini e suas miraculosas escapadas, contratou-o e anunciando-o como artista escapista ( escape artist), uma nova forma de entretenimento. Houdini então começou a se apresentar em grandes teatros pelo país, se tornando rapidamente conhecido e admirado por todo o país.

Porém, Houdini ambicionava mais do que somente seu país, e aconselhado por um amigo, o Rei das Moedas T. Newson Dows, vai no ano de 1900, com 26 anos de idade, para a Europa. O Rei das Algemas virou rapidamente sensação em Londres e sua fama se espalhou por toda a Europa.

Depois de Londres visitou uma dezena de outros países europeus, deixando perplexos os habitantes de onde quer que fosse e aumentando sua fama pelo mundo.

Harry Houdini
Harry Houdini

Cinco anos depois, Houdini retornou aos Estados Unidos, determinado a se tornar um astro ainda maior. Começou a apresentar seus números tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, dependendo de quem pagasse melhor. Em uma dessas idas e vindas ele comprou uma residência em na cidade de Nova York, na 113th Street, a qual se tornou seu lar pelo resto de sua vida. Com a fama, surgiu também a concorrência, e muitos outros artistas começaram a imitá-lo, aproveitando-se do grande sucesso de Houdini.

Por causa desse fato, Houdini começou a inovar, criando truques e escapadas cada vez mais incríveis e perigosas. Foi ele o primeiro a executar truques clássicos como fugir da camisa-de-força ou fugir de uma caixa submersa lacrada. Em 1913, ele criou o lendário truque da máquina de tortura chinesa (Chinese Water Torture Cell).

Houdini também foi um dos pioneiros na aviação.

Também em 1913 ocorreu o falecimento de sua mãe, fato que foi um grande choque para Houdini, que na época estava na Europa, e só soube do falecimento ao retornar aos Estados Unidos.

Em 1918, no Hipódromo de Nova York, Houdini fez desaparecer o maior animal terrestre do mundo: o elefante.

Outro truque seu que se tornou famoso foi escapar de correntes debaixo da água. Ao se libertar, geralmente se escondia embaixo das docas fazendo todos pensarem que daquela vez ele se afogaria.

Houdini era dotado de grande força e agilidade, as quais o ajudavam na maioria de seus truques. Dedicava muitas horas de seu dia estudando, praticando e se condicionando fisicamente.

Houdini costumava treinar ficar embaixo da água por até quatro minutos sem respirar. Muito criativo, seus truques estão hoje em dia expostos ao público no Houdini Museum, localizado na Pensylvania.

Nessa época Houdini entrou no mundo do cinema, que na época estava apenas começando. Até o final do ano de 1923 participou de cinco grandes filmes para a época, todos mudos, e algumas vezes foi o responsável por seus roteiros. Seus filmes incluem The Master Mystery, The Grim Game, Terror Island e The Man From Beyond.

Foi dado a Houdini uma das primeiras estrelas da Calçada da Fama, em Hollywood, por sua contribuição para a indústria cinematográfica. Foi o único mágico na história a estrelar em cinco grandes filmes, e o mais homenageado em filmes após sua morte.

Ao contrário de muitos ilusionistas, Houdini nunca enganou seu público afirmando que possuía poderes mágicos. Sempre fez questão de deixar bem claro que tudo o que fazia eram truques, e nada mais. Por sempre ter sido contra fraudes, Houdini revelou e denunciou muito dos truques usados em jogos de azar e truques usados por falsos médiuns. Nunca acreditou no espiritismo, mas muitas vezes em sua vida fingiu acreditar para poder ter acesso às seitas, e assim poder desmascarar os truques envolvidos na cerimonia.

Em 22 de outubro de 1926 Houdini estava em Montreal se apresentando no Princess Theater. Enquanto estava em seu camarim se preparando, um jovem atleta perguntou a Houdini se era verdade que conseguia suportar muitos socos no estômago.

Houdini afirmou que era verdade, e em seguida o jovem desferiu muitos socos em seu estômago. Acredita-se que esses socos foram responsáveis por sua morte alguns dias depois, causando-lhe um rompimento no apêndice.

Houdini faleceu no hospital Grace, em Detroit, no dia 31 de outubro de 1926, por causa de uma inflamação no peritonio.

Suas últimas palavras foram: "Estou cansado de lutar".

Nenhum outro mágico famoso trabalhou tão duro quanto Houdini para promover o ilusionismo pelo mundo. Ele sempre insistiu que todas os seus números de escapes foram sempre realizados por meios naturais, e que ele não era dotado de nenhum poder sobrenatural.

Hoje Houdini é um dos únicos mágicos a ganhar um papel de destaque na história.

Harry Houdini - Vida

Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, ele foi um dos mais famosos escapistas e ilusionistas da História.

Harry Houdini pronto para uma apresentação em 1899.

Harry Houdini nasceu como Erik Weisz (após um tempo ele soletrou seu nome de nascimento como Ehrich Weiss), em Budapeste , na Hungria , em 24 de março de 1874.

De 1907 em diante, porém, Houdini teria pedido em entrevistas ter nascido em Appleton, Wisconsin , em 6 de abril de 1874.

Seus pais eram Rabi Mayer Samuel Weiss (1829-1892) e sua esposa, Cecilia (Steiner née; 1841-1913).

Harry Houdini foi um dos sete filhos: Herman M. (1863-1885), Nathan J. (1870-1927), Gottfried William (1872-1925), Theodore “Theo” (1876-1945), D. Leopoldo ( 1879-1962), e Gladys Carrie.

Harry Houdini veio para os Estados Unidos em 03 de julho de 1878, navegando na SS Fresia com sua mãe (que estava grávida) e seus quatro irmãos.

A família mudou a grafia de seu sobrenome húngaro alemão para Weiss (o alemão ortografia) e ortografia do nome de seu filho em Ehrich. Amigos o chamavam de “Ehrie” ou “Harry”.

Como Harry Houdini morreu?

Harry Houdini tinha habilidades impressionantes. Ele era capaz, por exemplo, depermanecer por vários minutos dentro de água sem respirar. E foi numa destas apresentações de suas habilidades – a “incrível resistência torácica” que ele morreu. Após apresentar o número para uma platéia de estudantes em Montreal, no Canadá, enquanto ele ainda exibia o “super” tórax, um dos estudantes, boxeador amador, invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, golpeou-lhe o abdômen com dois socos. Os violentos golpes romperam-lhe o apêndice, e quase uma semana depois ele morreu, num hospital de Detroit.

Era o fim de Harry Houdini, considerado até hoje o maior mágico que já existiu.

Última assistente de palco de Harry Houdini morre aos 103 anos

Com nome de Dorothy Young, a última assistente de palco do famoso mágico ilusionista Harry Houdini que ainda era viva, morreu aos 103 anos, a notícia foi divulgada nesta quarta-feira (23) por um porta-voz da Universidade Drew, nos Estados Unidos. Young morreu no último domingo 20/03/2011 em sua casa, na comunidade de Tinton Falls, em Nova Jersey.

A dançarina Dorothy Young, juntou-se à companhia de Harry Houdini aos 17 anos, depois de se candidatar para uma sessão de testes durante uma viagem que realizou com a família a Nova York.

No evento, ela permaneceu sentada nos fundos, por ser uma pessoa tímida demais, mas Harry Houdini e seu empresário logo notaram a presença da moça e a convidaram para dançar o Charleston. Eles se impressionaram com o talento que Young tinha e logo convenceram seus pais para que ela assinasse um contrato com a empresa.

Harry Houdini - Ilusionistas

Harry Houdini, um dos maiores mágicos e ilusionistas de todos os tempos, nasceu em 24 de março de 1874, na cidade de Budapeste, Hungria, com o nome de Erik Weisz. Mudou-se com os pais para os EUA aos 4 anos de idade, para a cidade de Appleton, Wisconsin, cidade esta em que Houdini alegava ter nascido em entrevistas posteriores. Chamá-lo de mágico e ilusionista é até reduzir sua habilidade. Ele estava mais para “escapista”, com uma habilidade incrível para abrir ferrolhos e algemas.

Começou na carreira de mágico aos 17 anos, sem grande sucesso. No entanto, após 1899, seus truques com algemas lhe renderam fama, fazendo com que se apresentasse nas melhores casas da época e rendendo-lhe um tour pela Europa no ano seguinte. Em 1912, começou a se apresentar se livrando da famosa “Câmara de Tortura Chinesa“.

Nesta câmara, Houdini usava suas habilidades para prender a respiração por até três minutos, livrando-se de algemas mergulhado de ponta-cabeça na água.

Audacioso, chegou a quase encontrar a morte em um de seus truques, onde foi enterrado vivo sem caixão. Neste número, Houdini entrou em pânico ao cavar seu caminho de volta à superfície e desmaiou assim que colocou a mão para fora da terra, precisando ser resgatado.

Harry também atuou em outras frentes. Escreveu um livro em 1909, Handcuff Secrets (Segredos da Algema, em tradução livre), onde revelava vários de suas técnicas para se livrar de algemas; estrelou vários filmes, entre eles The Man From Beyond (O Homem do Além) e a série The Master Mystery (O Segredo Mestre); e se destacou desmascarando charlatães espiritualistas nos anos 1920, documentando suas técnicas em seu livro A Magician Among the Spirits (Um Mágico entre Espíritos).

Houdini morreu em 31 de outubro de 1926, aos 52 anos, vítima de uma peritonite, resultado de apendicite não tratada. Alguns dias antes, alegando que não sofria ferimentos quando golpeado acima da linha do estômago, um estudante, J. Gordon Whitehead, golpeou-lhe sem que tivesse tempo para se preparar. Há quem acredite que essa teria sido a causa da peritonite, embora Houdini já sofresse de apendicite desde alguns dias antes.

Houdini se manteve apresentando até o dia 24 de outubro, recusando-se a ir a um médico. Após uma febre de 40 graus e um desmaio no palco em Detroit, o mágico foi internado, falecendo sete dias depois.

Fonte: www.bricabrac.com.br/www. geocities.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal