Breaking News
Home / Biografias / Gounod

Gounod

PUBLICIDADE

Nascimento: 17 de junho de 1818, Paris, França.

Falecimento: 18 de outubro de 1893, Saint-Cloud, França.

Gounod
Charles Gounod

Charles Gounod nasceu em Paris, em 18 de junho de 1818. Filho de um Grande Prêmio de Roma de pintura e de uma excelente pianista, teve as primeiras lições de música com a sua mãe Reicha e, depois dos estudos secundários no Liceu de São Luís, entrou, em 1836, para o Conservatório (aluno de Halévy, Paer e Lesueur).

Em 1839 ganhou o Grande Prêmio de Roma.

A sua estada na capital italiana permitiu-lhe estudar os velhos mestres italianos (sobretudo Palestrina) e apresentar na igreja de São Luís dos Franceses, uma missa para 3 vozes e orquestra. Durante a viagem de regresso, via Viena e Berlim, descobriu a música dos românticos alemães e conheceu Mendelssohn.

Em Paris, começou a estudar teologia e, durante algum tempo, viveu a hipótese de virar padre.

Abandonado este projeto, virou-se para a música de teatro que lhe daria a celebridade.

A sua primeira ópera, Sapho, foi representada em 1851, na Ópera, com Pauline Viardot no papel principal, obtendo um êxito honroso.

Mas as três obras que garantiram definitivamente a sua reputação, depois de terem sido acolhidas triunfalmente, foram Fausto (19 de março de 1859), Mireille (19 de março de 1864) e Romeu e Julieta (27 de abril de 1867), criadas todas elas no Teatro Lírico, com Marie Miolan-Carvalho como protagonista.

Entre 1870 e 1875, Gounod permaneceu em Londres. Mais tarde, imbuído de um profundo sentimento místico, dedicou-se à música religiosa e escreveu vários oratórios para os grandes festivais ingleses. Membro do Instrituto e grande oficial da Legião de Honra, Gounod morreu em Saint-Cloud (França), em 18 de outubro de 1893.

Sem o sobrevalorizar há que prestar homenagem à este músico francês puro, por ter assegurado a perenidade da música de seu país em pleno romantismo alemão, por ter salvo a ópera francesa da grande onda wagneriana. Escreveu cerca de 20 missas, 2 Requiem, inúmeros motetos, cânticos, etc; 12 óperas (entre as quais uma ópera-cômica, Le médecin malgré lui), oratórios, coros e cantatas (entre elas Gallia, Redenção, Morte e vida), 2 sinfonias, peças para piano, cerca de 140 melodias.

Charles Gounod – Compositor

(1818 – 1893)

Gounod
Charles Gounod

Vida

Nasceu no dia 17 de junho de 1818 em Paris. Morreu em Saint-Cloud, perto de Paris, no dia 18 de outubro de 1893.

O ressurgimento musical francês do século XIX teve seu principal artífice em Gounod, famoso pelas óperas e pela música religiosa, nas quais se manteve afastado do gosto italiano em voga. Buscou revitalizar o gosto musical francês frente à moda italiana. Dotado de forte senso melódico, tendeu, porém, para o sentimentalismo.

A famosa Ave Maria (ou Meditação Sobre um Tema de Bach) é baseada no Prelúdio em Dó maior, do Cravo bem Temperado, livro I, de Bach.

OBRA

Gounod
Charles Gounod

As óperas:

Faust (1859), obra que lhe deu fama;
Mireille (1864);
Romeu e Julieta (1867)

Música religiosa:

La Rédemption (A Redenção, 1822), oratório;
Mors et Vita (Morte e Vida, 1855), oratório;
Mess Solennele à Sainte-Cécile (Missa Solene para Santa Cecília, 1855);
Missa à Memória de Joana d’Arc (1887);
Ave Maria, sua obra mais popular.

Gounod
Charles Gounod

Fonte: www.classicos.hpg.ig.com.br/www.violao.hpg.com.br

Veja também

Kim Jong-un

Kim Jong-un

PUBLICIDADE Biografia de Kim Jong-un Líder Militar e Ditador Famoso como: líder supremo da Coreia …

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.