Breaking News
Home / Biografias / Fizeau

Fizeau

Fizeau – Vida

PUBLICIDADE

Data de Nascimento: 23 de setembro de 1819, em Paris, França.

Morreu em: 18 de setembro de 1896 em Nanteuil-le-Haudouin, Seine-et-Marne, França.

O físico francês Hippolyte Armand Louis Fizeau é lembrado como o primeiro a medir a velocidade da luz, sem qualquer recurso a observações astronómicas.

Hippolyte Fizeau nasceu em Paris em 23 de setembro de 1819, filho de um médico rico e professor da Faculdade de Medicina em Paris. Jovem Fizeau recebeu sua educação secundária no Colégio Estanislau e primeiro queria seguir uma carreira na medicina, mas por causa da saúde debilitada, ele teve que interromper a freqüência regular de classes.

Depois de um longoa tratamento restaurou sua saúde e voltou-se novamente para os estudos científicos. Desta vez, porém, ele decidiu abandonar de vez a medicina e se concentrou em física.

Foi principalmente a verificação experimental de teorias que Fizeau se interessou, e ele logo teve um laboratório equipado para si mesmo em casa.

Sua primeira conquista foi uma melhoria no processo daguerreótipo, um método descoberto por Louis Daguerre em 1839 para produzir imagens fotográficas.

Fizeau substituiu o bromo pelo iodo utilizado por Daguerre.

Através de seu trabalho Fizeau desenvolveu uma amizade com Léon Foucault, um entusiasta da arte do daguerreótipo. Juntos, eles trabalharam em conjunto para aperfeiçoar a arte para o uso da fotografia celestial. A primeira fotografia autêntica do disco do Sol veio através de seus esforços combinados.

Foi no campo da óptica que Fizeau ganhou uma reputação duradoura.

A inspiração veio de François Arago, que olhou para um teste decisivo entre o corpuscular e acenou teorias da luz.

Se a teoria de ondas era verdade, a velocidade da luz tinha que ser maior em meios, tais como a água que flui num tubo em movimento.

O projeto implicou a elaboração de um método terrestre a medir a velocidade da luz, e Arago sugeriu que isto pode ser feito por meio de um espelho rotativo.

Fresnel e Foucault começou a trabalhar em conjunto no projeto, mas as medidas reais foram realizadas individualmente.

Enquanto isso, Fizeau bateu em cima do método da roda denteada de medir a velocidade da luz e por setembro 1849 obteve o valor de 315.000 quilômetros por segundo.

Suas medidas com o espelho rotativo foram comunicadas à Academia de maio 1850, quase simultaneamente com as de Foucault.

Durante os meses de intervalo Fizeau também tinha conseguido medindo a variação da velocidade da luz em uma coluna rapidamente fluxo de água, o que muito fortalecido a crença na teoria ondulatória da luz.

Em adição ao trabalho sobre óptica, Fizeau também estabelecida a velocidade de eletricidade em fios, correspondendo a um terço da velocidade da luz.

Fez trabalho valioso no desenvolvimento de bobinas de indução, na aplicação do efeito de Doppler em astronomia, e na utilização de comprimentos de onda ópticos para medições de precisão.

Fizeau nunca teve professor universitário, mas foi eleito para a Academia de Ciências, em 1860.

Ele morreu após uma longa doença em Venteuil perto Jouarre em 18 de setembro, 1896.

Fizeau – Físico

Fizeau
Hippolyte Fizeau

Físico francês nascido em Paris, que inventou um método para determinação da velocidade da luz (1849).

Colaborou com Foucault em pesquisas destinadas a melhorar o processo de fotografia descoberto por Daguerre.

Os dois físicos foram os primeiros a obter uma fotografia do Sol (1845) e separaram-se depois para investigar cada um isoladamente como medir a velocidade da luz.

O método de Fizeau data de 1849. Este método foi utilizado para medir a velocidade da luz usando uma roda dentada móvel, uma origem luminosa e um espelho.

A partir deste modo, obteve o valor de 313240 km/s.

Especialista em estudos sobre a velocidade da luz, principalmente em parceria com Foucault. Corrigiu distorções nas conclusões do austríaco Christian Johann Doppler, definindo (1842), o efeito Doppler-Fizeau, utilizado na acústica e na astronomia.

Filho de um médico e professor de medicina em Paris durante a Restauração, e que lhe deixou uma fortuna, de forma que ele pôde se dedicar a pesquisa científica por sua própria conta Entrou para a Faculdade de Stanislas para estudar medicina, mas teve que abandonar os estudos temporariamente por motivos de saúde.

Durante a convalescência estudou as lições de Arago e especialmente ótica.

Interessou-se por fotografia, a nova sensação, e ralizou experiências sobre a validdade da teoria de ondulatória e as relações entre luz e calor, independete dos estudos de Foucault.

Publicou seus primeiros resultados (1849) sobre seu primeiro esperimento para determinar velocidade da luz, utilizando reflexos de espelhos colocados a várias milhas de distância entre si.

Ganhou da Academy of Sciences o Grand Prix, 10.000 francos (1856) e foi eleito para a Academy of Sciences (1860).

Ganhou a Rumford Medal (1866) da Royal Society of London. Tornou-se oficial da Legião de Honra (1875) e membro do Bureau des Longitudes (1878).

Morreu em Nanteuil, Seine-et-Marne, em 18 de setembro (1896).

Armand Fizeau faleceu em 1896 em Venteuil.

Fizeau – Luz

Fizeau
Hippolyte Fizeau

Armand Hyppoiyte Louis Fizeau provinha de uma família de posses e aproveitou essa oportunidade para desenvolver o trabalho que mais o empolgava: a pesquisa científica.

Foi o primeiro a medir experimentalmente, com sucesso, a velocidade da luz, em 1849. (Antes disso, o dinamarquês Roemer, no século XVII, e o inglês Bradiey, no século XVIII, haviam calculado esse valor, com certa aproximação, a partir de eventos astronômicos.)

Para tanto, Fizeau instalou, no alto de uma colina, um disco giratório com fendas.

A luz emitida por uma fonte situada atrás desse disco passava pelas fendas e era refletida num espelho situado a 8 km de distância.

Ajustando a velocidade do disco, conseguia-se fazer a luz refletida penetrar pela fenda seguinte àquela por onde saíra.

Levando em conta o tempo de deslocamento dessas duas fendas vizinhas e os 16 km percorridos pela luz, Fizeau pôde determinar a sua velocidade com um erro apenas 5% superior ao atualmente conhecido. (Essa imprecisão seria reduzida ainda mais por Foucault no ano seguinte.)

Fizeau
Experiência de Fizeau para determinar a velocidade da luz

Em outros estudos, Fizeau também analisou o que ocorreria com o comprimento de onda da luz caso sua fonte estivesse em movimento (o efeito Doppler).

Concluiu que a cor da luz tenderia para o extremo vermelho do espectro quando a fonte estivesse se aproximando do observador e para o extremo violeta no caso oposto. Vinte anos depois, outros pesquisadores utilizariam esse princípio para avaliar a velocidade de afastamento das estrelas.

Em 1860 tornou-se membro da Academia Francesa de Ciência e foi indicado, 1863, para professor de Física na Escola Politécnica de Paris.

Fonte: www.saladefisica.com.br/biography.yourdictionary.com

Veja também

Kim Jong-un

Kim Jong-un

PUBLICIDADE Biografia de Kim Jong-un Líder Militar e Ditador Famoso como: líder supremo da Coreia …

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.