Breaking News
Home / Biografias / Charles de Gaulle

Charles de Gaulle

Charles de Gaulle – Presidente

PUBLICIDADE

No dia 8 de janeiro de 1959 o general francês Charles de Gaulle assumiu o posto de chefe de Estado da “V República”.

A república anterior fracassou principalmente por causa da guerrilha argelina.

De Gaulle conseguiu fazer uso de sua influência e poder em benefício próprio, conquistando novamente a Presidência da França.

Com aprovação popular, Charles André Joseph Marie de Gaulle assume a presidência da “V República” da França, no dia 8 de janeiro de 1959 .

De Gaulle nasceu em Lille no dia 22 de novembro de 1890.

Na adolescência, decidiu fazer carreira no Exército e frequentou a Escola Especial Militar de Saint-Cyr. Aos 23 anos ingressou na Infantaria e participou da 1ª Guerra Mundial, onde sofreu ferimentos graves. Prisioneiro de guerra dos alemães, ele aprendeu a falar o idioma germânico.

Depois de alcançar as patentes de major e general, De Gaulle iniciou uma carreira política que determinaria a história do seu país. Em 1940, assumiu seu primeiro cargo como secretário de Estado de Defesa Nacional.

Ocupação nazista

Durante a 2ª Guerra Mundial, com a divisão da França, o primeiro-ministro do país, marechal Henri Phillipe Pétain assumiu poderes ditatoriais e transfere-se a capital para Vichy, uma vez que Paris estava ocupada pelas tropas alemãs. O governo de Vichy era anti-republicano, conservador e aliado dos nazistas.

Enquanto isso, De Gaulle procurou refúgio em Londres. Sob sua liderança, ele e outros exilados franceses se apresentaram como governo alternativo a Vichy e criaram o movimento chamado “França Livre”. Esta organização de resistência foi fundamental para a vitória dos aliados.

Estadista renuncia

Retornando para a França em junho de 1944, foi aclamado como herói de guerra. Em 1945 foi eleito presidente, cargo que ocupou apenas alguns meses. Devido a divergências com a Assembléia Nacional, que se recusou a instaurar uma Presidência forte, De Gaulle renunciou em 1946, retirando-se da vida pública.

Nasce a V República

Entre 1946 e 1958, a França passou por um período difícil: política e governos instáveis, revoltas de colônias na África por independência, além da tentativa de reerguer o país ainda devastado pela 2ª Guerra Mundial. Em 1958, no auge da Crise da Argélia, a Assembléia Nacional, pressionada pelos militares, convida De Gaulle para elaborar uma nova Constituição. Nascia assim a “V República”.

Tão logo foi eleito presidente, em 8 de janeiro de 1959, De Gaulle promulgou uma Constituição que reforçava os poderes presidenciais. Ele sabia da importância de um governo forte, nacionalista e conservador para reconquistar o prestígio e o poder da França no exterior. De Gaulle costumava dizer que “A França é a luz do mundo”.

Independência da Argélia

Durante sua gestão, De Gaulle negociou a independência da Argélia e enfrentou a oposição armada dos oficiais de direita do Exército. Seu governo reergueu a economia do país, liderou a Comunidade Econômica e desvinculou-se do comando militar da OTAN. Com isto, De Gaulle voltou a colocar a França no topo da Europa, sendo considerado um dos maiores estadistas que o país já conheceu.

As revoltas estudantis de maio de 1968 abalaram seu governo. Embora um milhão de pessoas tenham cantado a “Marselhesa” em solidariedade ao presidente, De Gaulle teve que ceder muito às reivindicações das classes soiciais mais baixas e do sistema de ensino.

Plebiscito e renúncia

Seu estilo conservador não se adaptava mais ao novo panorama francês de sindicatos e greves. Em 1969, De Gaulle renunciou após sair derrotado de um plebiscito sobre uma reforma constitucional que pretendia fazer.

Charles de Gaulle morreu em 1970, aos 80 anos.

Charles de Gaulle – Biografia

Charles de Gaulle
Charles de Gaulle

Líder militar, o presidente – (1890-1970)

Nascimento: 22 de novembro de 1890, Lille, França.

Falecimento: 9 de novembro de 1970, Colombey-les-Deux-Églises, França.

Charles de Gaulle passou de soldado francês na Primeira Guerra Mundial para o líder exilado e, eventualmente, o presidente da Quinta República.

Ele atuou como presidente 1959-1969.

De Gaulle como um comandante na II Guerra Mundial viria a influenciar a sua carreira política, fornecendo-lhe com uma unidade de tenaz.

Seu tempo como presidente foi marcado pelas revoltas estudantis e operárias, em 1968, que ele respondeu com um apelo para a ordem civil.

Início de Carreira Militar

O filho de um professor de filosofia e literatura, líder francês famoso Charles de Gaulle nasceu em 1890, em uma família católica patriótica e devota.

De Gaulle era uma criança bem-educada.

Logo no início, ele sonhava em ser um líder militar.

Matriculou-se na parte superior academia militar do país, Saint-Cyr, em 1909.

Em 1912, ele completou seus estudos e se juntou a um regimento de infantaria que foi comandado pelo coronel Philippe Pétain, servindo como tenente.

Durante a Primeira Guerra Mundial, de Gaulle distinguiu-se no campo de batalha. Ele foi ferido duas vezes no início, e recebeu uma medalha por seu serviço.

Promovido a capitão, de Gaulle lutou em um dos confrontos-o mais mortal da guerra Batalha de Verdun-em 1916. Durante a luta, ele foi ferido e, posteriormente, feito prisioneiro. Depois de várias tentativas de fuga fracassadas, de Gaulle foi libertado no final da guerra.

Também um escritor perspicaz, de Gaulle explorou uma série de questões militares em seus livros.

Ele publicou seu exame da Alemanha, La Discorde chez l’ennemi, em 1924. Outro livro importante foi Vers l’armée de métier (1932), no qual ele fez sugestões para a criação de um exército melhor. Este trabalho crítica foi largamente ignorado por oficiais militares franceses, mas não pelos alemães.

De acordo com alguns relatos, o militar alemão seguido algumas das recomendações do de De Gaulle na Segunda Guerra Mundial. Ele e seu mentor, Petain, teve uma queda para fora em detrimento de outro livro, um pedaço da história militar intitulada La France et son armée (1938).

Charles de Gaulle – Vida

Charles de Gaulle
Charles de Gaulle

Brilhante estadista francês nascido em Lille, criador do gaullismo, uma corrente política francesa em torno de suas ações e pensamentos, fundamentalmente necessária para a reconstrução do país no período do pós-guerra.

Formou-se oficial em Saint-Cyr e logo ganhou reputação como teórico militar, debatendo a questão da mecanização do exército gaulês. Combateu durante a Primeira Guerra Mundial e publicou La Discorde chez l’ ennemi. Participou do gabinete do marechal Pétain quando este foi vice-presidente do Conselho Superior de Guerra.

Tornou-se secretário de Estado para Defesa (1940) no governo de Raynauld, e quando a França se rendeu aos alemães, fugiu para a Inglaterra e de lá liderou a resistência clandestina francesa. Encarregou Jean Moulin de unificar a Resistência no país e depois, fundou, em Argel, com a ajuda de Henri Giraud, o Comitê para Libertação Nacional. que assumiria sob sua liderança o governo provisório, após os aliados entrarem em Paris (1944).

Terminanda a Guerra, restabeleceu a República na França, iniciou a reconstrução do país, empreendeu importantes reformas sociais, promoveu nacionalizações e criou o direito a voto para mulheres. Insatisfeito com a proclamação da Constituição da Quarta República (1946), demite-se do cargo de chefe-de-estado. Com a crise na Argélia, colônia da França na África, volta ao poder (1958) criando uma nova Carta Magna, que lhe conferia amplas prerrogativas como chefe-de-estado. Elegeu-se presidente da França em 21 de dezembro (1958) e decidiu estender sua política de descolonização para o continente africano.

Reelegeu-se presidente em 19 de dezembro de 1965.

Entre seus os principais feitos do seu governo citam-se o desenvolvimento de um plano nuclear, a reconciliação com a Alemanha e a entrada da França no Mercado Comum Europeu.

A falta de apoio aos seus projetos de reforma sociais, a revolta dos estudantes e dos operários (1968) desgastaram seu prestígio interno..

Depois de perder o referendum de 24 de abril (1969), renunciou à Presidência da República e abandonou definitivamente a vida pública. Passou a redigir suas Memórias e morreu em Colombey-les-Deux-Églises, no ano seguinte.

Charles de Gaulle – Militar e político

Charles de Gaulle
Charles de Gaulle

Militar e político francês.

Desde jovem segue a carreira das armas, e durante grande parte da Primeira Guerra Mundial está prisioneiro dos Alemães.

Pouco antes da Segunda Guerra Mundial publica um livro em que defende a necessidade de criar colunas couraçadas móveis.

Tomada a França pelos Alemães, foge para a Grã-Bretanha e, opositor ao armistício assinado por Pétain, lança através da BBC um chamamento aos Franceses animando-os a continuar a guerra juntamente com a Grã-Bretanha.

Dois anos mais tarde, todos os grupos da resistência interior francesa o reconhecem como chefe.

As suas relações com os líderes britânico e norte-americano, Churchill e Roosevelt, são difíceis. Em 1944, recuperada a cidade de Paris, forma o seu primeiro governo e, após a vitória, organiza um referendo que reclama uma nova Constituição.

Entre 1958 e 1969 é presidente da República e, neste período, concede a emancipação às colónias africanas. Soluciona o problema da Argélia concedendo-lhe a independência, apesar da oposição dos principais generais franceses.

Em desacordo com a política internacional de blocos, pretende converter a França numa grande potência através da criação de um exército dotado de armas nucleares.

Os acontecimentos de Maio de 1968 marcam o seu ocaso como político.

Derrotadas em referendo as suas propostas de modificação do Senado e de reorganização regional, demite-se do seu cargo presidencial para se retirar para Colombey.

Escreve umas Memórias que constituem uma contribuição para a história de notável valor literário.

Fonte: www.dw-world.de/www.biography.com/www.sobiografias.hpg.ig.com.br/www.vidaslusofonas.pt

Veja também

Kim Jong-un

Kim Jong-un

PUBLICIDADE Biografia de Kim Jong-un Líder Militar e Ditador Famoso como: líder supremo da Coreia …

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.