Breaking News
Home / Biografias / Benito Mussolini

Benito Mussolini

PUBLICIDADE

Nascimento: 29 de julho de 1883, Predappio, Itália.

Falecimento: 28 de abril de 1945, Giulino, Itália.

Altura: 1,69 m.

Benito Mussolini – Ditador

Ditador italiano no poder desde 1922 e chefe do Partido Nacional Fascista que fundou em 1921.

Foi na Itália que nasceu o fascismo. Criou os “Camisas Negras”, milícias armadas que batiam nos trabalhadores, sindicalistas e comunistas.

Impôs o culto do chefe (Duce), o Partido Único, proibiu os sindicatos e substitui-os por corporações, criou uma polícia política para perseguir os opositores e invadiu a Etiópia em 1935 e foi aliado de Hitler durante a 2ª Guerra Mundial.

Viria a ser assassinado no final da guerra em 1945.

Benito Mussolini
Benito Mussolini

Benito Mussolini criou o Partido Fascista na Itália em 1919, fazendo eventualmente o próprio ditador antes da Segunda Guerra Mundial. Ele foi morto em 1945.

Nascido em 1883 em Dovia di Predappio, Forlì, Itália, Benito Mussolini era um socialista ardente como um jovem, seguindo os passos políticos de seu pai, mas foi expulso pelo partido por seu apoio à Guerra Mundial I.

Em 1919, ele criou o fascista partido, eventualmente, fazendo-se ditador e segurando todo o poder na Itália.

Ele sobrecarregados suas forças durante a Segunda Guerra Mundial e acabou sendo morto por seu próprio povo, em 28 de Abril de 1945, em Mezzegra, Itália.

Benito Mussolini – Fascismo

Benito Mussolini
Chefe de governo da Itália (1922-1943), fundador do fascismo italiano

Quando os fascistas realizaram a ‘marcha sobre Roma’, o rei Vítor Emanuel III convidou Mussolini a formar um governo (28 de outubro de 1922).

A Itália foi transformada num regime unipartidário e totalitário com base no poder do Grande Conselho Fascista, apoiado pelas milícias de segurança nacional.

Mussolini iniciou a conquista da Etiópia (Abissínia, 1935-1936), enviou tropas para apoiar o general Francisco Franco, durante a Guerra Civil espanhola (1936-1939), aliou-se à Alemanha nazista, através da formação do Eixo Roma-Berlim (1936) que culminou com o Pacto de Aço entre os dois estados (1939), publicou leis contra os judeus e invadiu a Albânia (1939).

Embora não tivesse participado da II Guerra Mundial até a invasão alemã da França, em junho de 1940, a Itália lutou contra os britânicos na África, invadiu a Grécia e uniu-se aos alemães na divisão da Iugoslávia, na invasão da União Soviética e na declaração de guerra aos Estados Unidos.

Depois de várias derrotas sofridas, o Grande Conselho Fascista destituiu e prendeu Mussolini, em julho de 1943, e assinou no mês de setembro um armistício com os aliados que haviam invadido o sul da Itália.

O líder italiano tentou fugir para a Suíça, mas foi capturado e fuzilado com sua amante por membros da Resistência italiana.

Benito Mussolini – Vida

Benito Mussolini
Benito Mussolini

Benito Mussolini nasceu em Forli, Itália , em 1883. Depois de trabalhar brevemente como professora, Mussolini fugiu para a Suíça em 1902, em um esforço para escapar do serviço militar.

Mussolini voltou à Itália em 1904 e ao longo dos próximos dez anos, trabalhou como jornalista e, eventualmente, tornou-se editor da Avanti. Mussolini era ativo na socialista movimento, mas mudou-se para a direita em 1914, quando o governo italiano não conseguiu suportar a Tríplice Aliança . Em 1915, Mussolini demitiu-se do Partido Socialista quando se defendia apoio aos Aliados na Primeira Guerra Mundial.

Quando a Itália entrou na guerra Mussolini serviu no exército italiano e, finalmente, chegou ao posto de cabo. Após ser ferido, ele retornou a Milão para editar a direita Il Popolo d’Italia. A revista pediu que os Aliados apoiou plenamente as exigências da Itália na Conferência de Paz de Paris.

Depois da guerra, Mussolini atacou Vittorio Orlando por não atingirem os objetivos da Itália no Tratado de Paz de Versalhes e ajudou a organizar os diversos grupos de extrema-direita na Itália para o Partido Fascista . Após uma série de tumultos em 1922 o rei Victor Emmanuel III nomeou Mussolini em uma tentativa de evitar uma revolução comunista na Itália.

Mussolini liderou uma coalizão de fascistas e nacionalistas eo governo parlamentar continuou até o assassinato do líder socialista Giacomo Matteotti , em 1924.

Partidos de esquerda foram suprimidas e, em 1929, a Itália tornou-se um estado de partido único. Mussolini também realizou um extenso programa de obras públicas ea queda do desemprego fizeram dele uma figura popular na Itália.

Itália controlado Eritreia e Somália na África, mas tinha falhado várias vezes para colonizar a vizinha Etiópia . Quando Mussolini chegou ao poder, ele estava determinado a mostrar a força de seu regime, ocupando o país. Em outubro 1935 Mussolini enviou em General Pietro Badoglio e do exército italiano na Etiópia.

A Liga das Nações condenou a agressão da Itália e, em novembro impôs sanções. Isto incluiu uma tentativa de proibir os países de vender armas, borracha e alguns metais para a Itália. Alguns líderes políticos da França e Grã-Bretanha contra sanções argumentando que ela pode convencer Mussolini para formar uma aliança com Adolf Hitler e da Alemanha nazista.

Mais de 400.000 soldados italianos lutaram na Etiópia . Os etíopes mal armados não eram páreo para os tanques e aviões modernos da Itália. Os italianos ainda usado gás mostarda sobre as forças em casa e foram capazes de capturar Addis Ababa, a capital do país, em maio de 1936, forçando o Imperador Haile Selassie a fugir para a Inglaterra.

Adolf Hitler tinha sido inspirado por conquistas de Mussolini e uma vez que ele ganhou poder na Alemanha , ele buscou uma relação estreita com a Itália. Em outubro de 1936, os dois homens assinaram uma aliança não-militar.

Em 1939, a Itália invadiu a Albânia e logo depois Mussolini assinou uma aliança defensiva completa com a Alemanha nazista (o Pacto de Aço). No entanto, Mussolini não declarar guerra à Grã-Bretanha e França até 10 de junho de 1940.

Mussolini já tinha mais de um milhão de homens no exército italiano com sede em Líbia . No vizinho Egito, o exército britânico tinha apenas 36 mil homens que guardavam o Canal de Suez e os campos petrolíferos árabes. Em 13 de setembro de 1940, Marshall Rodolfo Graziani e cinco divisões italianas começaram um avanço rápido no Egito , mas parou na frente das principais defesas britânicas em Mersa Matruh.

Em outubro de 1940, Mussolini declarou guerra à Grécia . As tentativas do exército italiano para invadir a Grécia terminou em fracasso. A guerra também ia mal na África do Norte . Embora em menor número, General Archibald Wavell ordenou uma contra-ofensiva britânica em 09 de dezembro de 1940. Os italianos sofreram pesadas baixas e foram empurrados para trás mais de 800 quilômetros (500 milhas). Tropas britânicas movido ao longo da costa e em 22 de janeiro de 1941, eles capturaram o porto de Tobruk , na Líbia dos italianos.

Até o final de 1941, a Itália era totalmente dependente da Alemanha nazista . O ministro dos Negócios Estrangeiros, Galaezzo Ciano , tornou-se cada vez mais insatisfeitos com a maneira como Mussolini estava correndo o país. Após uma série de discussões acaloradas com Mussolini, Ciano renunciou em fevereiro de 1943.

Na Conferência de Casablanca Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt discutiram formas de levar a Itália fora da guerra. Foi finalmente decidiu lançar uma invasão da Sicília , uma ilha no mar Mediterrâneo, a sul-oeste da Itália. Esperava-se que, se a ilha foi tomada Benito Mussolini seria expulso do poder. Também foi argumentado que uma invasão bem-sucedida forçaria Adolf Hitler a enviar tropas da Frente Oriental e ajudar a aliviar a pressão sobre o Exército Vermelho na União Soviética.

A operação foi colocado sob o comando supremo do general Dwight D. Eisenhower . General Harold Alexander era o comandante de operações terrestres e seu 15 º Grupo de Exércitos incluído Geral George Patton (EUA 7o Exército) eo general Bernard Montgomery (8 º Exército). Almirante Andrew Cunningham era responsável pelas operações navais e Marechal do Ar Arthur Tedder era comandante do ar.

No dia 10 de julho de 1943, o 8 º Exército desembarcaram em cinco pontos na ponta sudeste da ilha e os EUA 7 Exército em três praias a oeste das forças britânicas. As tropas aliadas encontraram pouca oposição e Patton e suas tropas rapidamente tomou Gela, Licata e Vittoria. Os desembarques britânicos também estavam sem oposição e Syracuse foi tomada no mesmo dia. Isto foi seguido por Palazzolo (11 de julho), Augusta (13 de julho) e Vizzini (14 de julho), enquanto as tropas americanas tomaram a Biscani aeródromo e Niscemi (14 de julho).

General George Patton agora mudou-se para o oeste da ilha e General Omar Bradley para o norte e o exército alemão foi forçado a retirar-se para trás do rio Simeto. Patton levou Palermo em 22 de julho cortar 50 mil soldados italianos no oeste da ilha. Patton agora virou para leste ao longo da costa norte da ilha em direção ao porto de Messina.

Enquanto isso Geral Bernard Montgomery eo 8 º Exército foram detidos por forças alemãs sob o Marechal de Campo Albrecht Kesselring . Os aliados realizaram várias anfíbios assaltos tentou cortar os alemães, mas eles não foram capazes de impedir a evacuação através do Estreito de Messina para o continente italiano. Isto incluiu 40.000 alemães e 60.000 tropas italianas, bem como 10 mil veículos alemães e 47 tanques.

A perda da Sicília criou sérios problemas para Mussolini. Era agora claro que os aliados usaria a ilha como base para invadir a Itália. A reunião do Grande Conselho Fascista é realizada no dia 24 de julho e Galaezzo Ciano recebe apoio para sua idéia de que a Itália deve assinar uma paz separada com os aliados. No dia seguinte, Victor Emmanuel III disse Mussolini foi demitido do cargo. Seu sucessor, Pietro Badoglio , declarou a lei marcial e colocou Mussolini preso.

No dia 29 de julho de 1943, Adolf Hitler teve uma reunião com Otto Skorzeny sobre a possibilidade de resgatar Benito Mussolini , preso no alto dos Apeninos Abruzzi. Skorzeny concordou e no dia 13 de setembro, ele levou uma força airbourne de comandos para o hotel onde ele estava sendo mantido. Mussolini foi logo liberado e Skorzeny ele voou para a segurança.

Mussolini agora configurar a República Salo, um regime fascista na Alemanha ocupada pelos norte da Itália . Sua primeira foi a prisão e execução de cinco daqueles que votaram contra ele no Grande Conselho Fascista, incluindo seu filho-de-lei, Galaezzo Ciano.

Em 18 de maio de 1944, as tropas aliadas lideradas pelo general Wladyslaw Anders (Polish Corps) e General Alphonse Juin (Francês Corps) capturado Monte Cassino . Isso abriu um corredor para as tropas aliadas e chegaram Anzio em 24 de maio. A defesa alemã agora começou a se desintegrar eo general Harold Alexander ordenou ao General Mark Clark para interceptar e destruir o décimo exército em retirada. Clark ignorou essa ordem e, em vez dirigiu-se para Roma e libertou a cidade no dia 4 de junho.

Após a captura de Roma Pietro Badoglio renunciou e Invanoe Bonomi formou um novo governo. Em uma tentativa de unir o país o governo de Bonomi incluiu figuras de esquerda, como Benedetto Croce e Palmiro Togliatti.

Os exércitos aliados agora perseguido o 10 º Exército alemão e tomou Grosseto (16 de Junho), Assis (18 de junho), Perugia (20 de junho), Florença (12 de Agosto), Rimini (21 de Setembro), Lorenzo (11 de outubro) até a ser realizada no dia Linha Gótica nos Apeninos setentrionais. A chegada do inverno fez com que uma ofensiva renovada não começar até 09 de abril de 1945.

No dia 23 de abril, o 8 º Exército começou a atravessar o rio Po em Mântua. Resistência alemã agora começou a desmoronar e Parma e Verona foram tomadas e revoltas partidária começou em Milão e Gênova.

Com as tropas aliadas se aproximando, Mussolini e sua amante, Clara Petacci, tentou fugir para a Suíça. Eles foram capturados no Lago de Como por guerrilheiros italianos em 27 de abril de 1945.

No dia seguinte, eles foram fuzilados e seus corpos exibidos em público no Milan.

Benito Mussolini – Biografia

Benito Mussolini
Benito Mussolini

Benito Mussolini foi chefe do governo italiano de 1922 a 1943. Ele foi o fundador do fascismo, e como um ditador, ele detinha o poder absoluto e muito maltratado seus cidadãos e seu país. Ele levou a Itália em três guerras consecutivas, a última das quais levaram à sua queda pelo seu próprio povo.

Benito Amilcare Andrea Mussolini nasceu em Dovia di Predappio, na província de Forli, em 29 de julho de 1883, filho de um ferreiro.

Começou a trabalhar como professor, mas logo seu interesse se voltou para a revolução. Em 1902 mudou-se para a Suíça, numa tentativa de escapar do serviço militar, mas suas atividades esquerdistas acabaram por causar sua expulsão do país. De volta à Itália, esteve em Trento, então sob o domínio austríaco, onde foi novamente preso e expulso. Nessa época, suas leituras filosóficas, especialmente as de Nietzsche, haviam firmado sua crença na violência como elemento fundamental para a transformação da sociedade.

Nomeado em 1910 secretário do Partido Socialista em Forli, Mussolini começou a editar o jornal La Lotta di Classe. Depois de liderar um movimento operário contra a guerra turco-italiana, foi condenado a cinco meses de prisão. No exercício despótico do cargo de primeiro-ministro, Mussolini reunificou a Itália, implantou reformas sociais e restaurou à força a ordem perturbada por greves e distúrbios. Perdeu-se, no entanto, pela ambição de construir um império por meio da guerra de conquista.

Seu prestígio aumentava e em 1911, Mussolini já era um dos principais dirigentes socialistas da Itália. No ano seguinte passou a editar o Avanti!, órgão oficial do Partido Socialista, cuja tiragem fez crescer muito. Em 1914, sustentou a neutralidade da Itália na primeira guerra mundial, de acordo com a linha do Partido Socialista. Aos poucos, porém, passou a defender a França e o Reino Unido e foi expulso do partido. Fundou então o jornal Il Popolo d’Itália, no qual continuou a defender a entrada da Itália na guerra, e organizou os Fasci d’Azione Rivoluzionaria (Grupos de Ação Revolucionária). Em abril de 1915 voltou a ser preso.

Depois que a Itália declarou guerra à Áustria, Mussolini foi convocado. Ferido em 1917, voltou a editar seu jornal, cada vez mais violento no ataque aos socialistas. Em 1919 fundou os Fasci di Combattimento (Grupos de Combate), em Milão.

O novo movimento, de ideologia socialista e nacionalista, pregava a abolição do Senado, a instalação de uma nova constituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos. Em 1920, um movimento operário no norte da Itália foi inicialmente apoiado por Mussolini, que chegou a propor uma frente comum contra os patrões e os trabalhadores de extrema-esquerda. Rejeitada a proposta e contornada a situação pelo governo liberal, Mussolini capitalizou a seu favor o pânico da burguesia em relação ao comunismo, e o movimento recebeu vultosas contribuições pecuniárias. Surgiram as Squadre d’Azione, milícias anticomunistas, vistas com bons olhos tanto por liberais como por democrata-cristãos, esta na época a maior força política da Itália.

Em 1921, Mussolini foi eleito para o Parlamento, e os Fasci di Combattimento passaram a chamar-se Partido Nacional Fascista. Depois de organizar em outubro de 1922 a marcha contra Roma, o Duce, como Mussolini era chamado, recebeu do rei Vítor Emanuel a incumbência de formar um novo governo, no qual predominavam, em princípio, liberais e democrata-cristãos. O Parlamento conferiu a Mussolini plenos poderes. Em 1923 foi criado o Grande Conselho Fascista e oficializadas as Squadre d’Azione, com o nome de Milizia Volontaria per la Sicurezza Nazionale.

Em 1925 instaurou-se a ditadura fascista. Todas as formas de oposição foram suprimidas; os candidatos a postos eletivos passaram a ser indicados pelas associações fascistas; as corporações profissionais, diretamente controladas pelo governo, substituíram os sindicatos; os códigos judiciários foram revistos; e a polícia ganhou plenos poderes. Em política externa, as aspirações de Mussolini foram limitadas na prática pelo reduzido poderio militar da Itália.

No mesmo ano a Albânia é convertida em protetorado italiano. Em 1934, apesar da aliança com o nazismo alemão, Mussolini envia duas divisões do Exército em apoio ao governo da Áustria, contra as pretensões anexionistas de Hitler. Em abril de 1935 faz um acordo com a França e o Reino Unido contra o expansionismo alemão, na Conferência de Stressa, e aceita a Paz de Locarno sobre a inviolabilidade das fronteiras. Mas invade a Abissínia (Etiópia), em outubro de 1935, tomando a capital, Adis-Abeba, em outubro do ano seguinte.

As sanções econômicas impostas pela Liga das Nações após a invasão levam a Itália a reaproximar-se da Alemanha. Em julho de 1936, de comum acordo com Hitler, Mussolini intervém na guerra civil espanhola a favor de Franco. Em novembro de 1937 a Itália adere ao Pacto Anticomintern, patrocinado pela Alemanha.

Em abril de 1939 tropas italianas ocupam a Albânia e invadem os Bálcãs.

Durante a Segunda Guerra Mundial, sua aliança com Hitler, decidida no auge das conquistas militares alemãs, permitiu-lhe incorporar territórios da Iugoslávia.

Derrotado na Grécia em 1940 e na África em 1941, teve sua liderança repudiada pelo Grande Conselho Fascista em 1943.

Destituído e preso, foi libertado pelos alemães e tentou manter-se no poder no norte da Itália, mas, já desmoralizado e isolado, foi preso por partigiani (guerrilheiros) italianos, ao tentar fugir para a Suíça.

Julgado sumariamente, ele foi finalmente executado por um pelotão de fuzilamento, com sua amante, Clara Petacci, em 28 de abril de 1945, em Dongo, na província de Como.

Seus corpos foram pendurados de cabeça para baixo numa praça de Milão.

Fonte: www.biography.com/www.fascismo8.hpg.ig.com.br/www.spartacus.schoolnet.co.uk

Veja também

Kim Jong-un

Kim Jong-un

PUBLICIDADE Biografia de Kim Jong-un Líder Militar e Ditador Famoso como: líder supremo da Coreia …

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.