Breaking News
Home / Biografias / Augustin-Louis Cauchy

Augustin-Louis Cauchy

Augustin-Louis Cauchy – 1789-1857

PUBLICIDADE

Augustin-Louis Cauchy era um matemático francês.

Ele era famoso pelas inúmeras contribuições que ele fez para o domínio da matemática.

Ele fez contribuição especial para análise matemática ea teoria de grupos de substituição.

Por um breve período, atuou como engenheiro militar para Inglês frota de invasão de Napoleão.

Ele escreveu muitos livros que cobrem uma grande área de matemática e física matemática. Ele foi autor de cerca de oito cem artigos de pesquisa.

Seu trabalho sobre integrais definidas agiu como a base da teoria de funções complexas.

Devido à sua contribuição louvável a propagação de ondas, que é uma parte importante da hidrodinâmica, recebeu o grande prêmio de prestígio do Instituto de França.

Suas teorias sobre as funções de variáveis complexas têm desempenhado parte substancial em assuntos que vão desde matemática aplicada a aeronáutica.

Seus papéis significativos sobre a teoria do erro agir ativo tão valioso para o domínio da ciência.

Augustin-Louis Cauchy foi o primeiro matemático que desenvolveu definições e regras para a matemática.

Ele introduziu as definições da integral e regras para a convergência da série.

Como uma pessoa que ele era um temente a Deus, sério Católica Romana e uma rigorosa monarquista Bourbon. Ele estava ativamente envolvido com Instituto Católica de Ecole Normale ecclésiastique.

Augustin-Louis Cauchy – Vida

Augustin-Louis Cauchy
Augustin-Louis Cauchy

Augustin Louis Cauchy nasceu em 21 de Agosto de 1789 em Paris, França.

Era o filho mais velho de seis irmãos, tendo sido na sua infância educado pelo seu pai, amigo pessoal de Laplace e Legendre.

Na sua juventude, estudou línguas clássicas na École Centrale du Panthéon (1802-1804), matemática na École Politecnique (1805-1807) e Engenharia Civil na Ècole des Ponts et Chaussées (1807-1810).

Terminado o curso de engenharia civil, colaborou em Cherbourg em trabalhos de apoio à frota de Napoleão e levou a cabo várias investigações matemáticas.

Em 1811 demonstrou que os ângulos de um poliedro convexo são determinados pelas suas faces e, encorajado por Legendre e Malus, publicou em 1812 um artigo sobre polígonos e poliedros, onde demonstrou, para um caso particular de poliedros, a fórmula de Euler.

De regresso a Paris, por motivos de saúde, investigou funções simétricas e escreveu, sobre este tema, um memorando em Novembro de 1812, que só viria a ser publicado em 1815.

Foi nomeado professor assistente de Análise na Escola Politécnica em 1815 e um ano depois foi-lhe atribuído o “Grande Prix” da Academia de Ciências pelos seus trabalhos sobre ondas.

Mais tarde resolveu uma das questões colocadas por Fermat sobre números poligonais, o que o celebrizou.

Em 1817 tornou-se professor no Collège de France e a partir dessa data publicou muitos trabalhos importantes.

As relações de Cauchy com os colegas foram muito criticadas. Abel, Galois e Poncelet são alguns dos matemáticos com razão de queixa da sua conduta.

Nas palavras de Abel: “Cauchy é maluco e não há nada a fazer sobre isso, mas é o único matemático que sabe como a matemática deve ser produzida.

Católico devoto e reaccionário convicto, defendia vigorosamente a Ordem dos Jesuítas e, quando o rei Carlos X foi exilado em 1833, Cauchy acompanhou-o, como tutor do seu neto.

Escreveu um total de 789 artigos matemáticos, compilados na obra “Oeuvres Complètes d’Augustin Cauchy” (1882-1970) publicada em 27 volumes pela Academia de Ciências.

Faleceu em 23 de Maio de 1857, em Sceaux, França.

Augustin-Louis Cauchy – Biografia

Augustin-Louis Cauchy
Augustin-Louis Cauchy

Augustin-Louis Cauchy nasceu em Paris, logo após a queda da Bastilha.

Cursou a Escola Politécnica, onde mais tarde foi professor, pois gostava muito de ensinar, e aceitou a cadeira de Monge na Academia, quando este foi demitido. Ainda como estudante contou com o apoio de Laplace e Lagrange que se interessaram por seu trabalho.

Augustin-Louis Cauchy chegou a ser um dos engenheiros militares de Napoleão. Católico devoto e reacionário convicto, defendia vigorosamente a Ordem dos Jesuítas e quando Carlos X, seu rei, foi exilado, também deixou Paris, recebendo mais tarde o título de barão como recompensa por sua fidelidade.

Produziu grande quantidade de livros e memórias, a maioria dedicada à Matemática Pura e sempre dando ênfase às demonstrações rigorosas.

Uma de suas características marcantes era que, obtendo um novo resultado, logo tratava de publicá-lo, ao contrário Do que fazia Gauss.

Assim, contribuiu amplamente com suas memórias para o “Journal” da Escola Politécnica e para os “Comptes Rendus” (Notícias) da Academia, onde se aplicou, a partir de 1814, em teoria das funções de variáveis complexas, da qual é um dos criadores.

Data de 1812 seu primeiro trabalho sobre determinantes, com 84 páginas, passando a aplicá-los nas mais diversas situações como, por exemplo, na propagação de ondas.

Entre 1821 e 1829, publicou três obras que deram ao Cálculo elementar o caráter que tem hoje, definindo precisamente limite, derivada e integral; os conceitos de funções e de limites de funções eram fundamentais.

Estas obras de Augustin-Louis Cauchy foram desenvolvidas quase ao mesmo tempo e com idéias semelhantes por Bolzano, um padre tcheco.

Cauchy está ligado a muitos teoremas sobre séries infinitas, essenciais à teoria das funções, e em Geometria conseguiu generalizar a fórmula poliedral de Descartes-Euler.

Em Teoria dos Números, provou o teorema de Fermat, um dos mais difíceis e produto de pesquisas iniciadas pelos pitagóricos cerca de 2300 anos antes. Juntamente com Navier, Augustin-Louis Cauchy foí fundador da teoria matemática da Elasticidade e também auxiliou o desenvolvimento da Mecânica celeste.

Augustin-Louis Cauchy, tanto quanto seu contemporâneo Gauss, contribuiu para quase todas as partes da Matemática e sua grande quantidade de obras publicadas só é superada por Euler.

Augustin-Louis Cauchy – Matemático Francês

Augustin-Louis Cauchy
Augustin-Louis Cauchy

Augustin-Louis Cauchy nasceu em Paris, no ano em que teve início a Revolução Francesa.

Gozou os benefícios de uma educação privilegiada.

Ainda garoto, encontrou-se com diversos cientistas famosos. Laplace era seu vizinho e Lagrange era seu admirador e patrocinador.

Após completar o ensino elementar em casa, ingressou na École Centrale.

Após alguns meses de preparação, foi admitido na École Polytechnique em 1805, para estudar engenharia. Nessa época ele já havia lido Mécanique celeste, de Laplace, e Traité des functions analytiques, de Lagrange.

Em 1811, Augustin-Louis Cauchy resolveu um problema desafiador lançado por Lagrange.

Em 1816 ganhou um concurso da Academia Francesa sobre a propagação das ondas na superfície de um líquido; os resultados agora são clássicos no campo da hidrodinâmica. Ele inventou o método das características, importante na análise das equações diferenciais parciais.

Ainda em 1816, quando Monge e Carnot foram expulsos da Academia de Ciências, Cauchy foi indicado como membro substituto.

Durante toda a sua carreira, foi nomeado inspetor, professor adjunto e finalmente catedrático da École Polytechnique.

Suas obras clássicas Cours d’analyse (Course on analysis, de 1821) e Résumé des leçons… sur le calcul infinitésimal (de 1823) foram suas maiores contribuições no campo do cálculo.

Ele foi o primeiro a definir completamente as idéias de convergência e de convergência absoluta das séries dos infinitos. Iniciou a rigorosa análise do cálculo.

Também foi o primeiro a desenvolver uma teoria sistêmica para números complexos e a desenvolver a transformada de Fourier das equações diferenciais.

Durante o período político turbulento que a França vivia, ele esteve periodicamente no exílio. Lecionou na Universidade de Turim, na Suíça, de 1831 a 1833, durante o exílio da França.

Foi professor de mecânica celestial na Sorbonne.

Cauchy foi muito prolífico em suas publicações, tendo escrito muitos artigos e livros.

Fonte: www.thefamouspeople.com/www.e-escola.pt/www.geocities.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gugu Liberato

PUBLICIDADE Antonio Augusto Liberato de Moraes, muito conhecido por” Gugu”, foi um importante apresentador de …

Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche

PUBLICIDADE Quem foi Friedrich Nietzsche? O filósofo alemão influente Friedrich Nietzsche (1844-1900) é conhecido por seus …

Ricardo Boechat

Ricardo Boechat

PUBLICIDADE Biografia de Ricardo Boechat Ricardo Eugênio Boechat (13 de julho de 1952 – 11 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.