Breaking News
Home / Biografias / Christiaan Huygens

Christiaan Huygens

PUBLICIDADE

Nascimento: 14 de abril de 1629, Haia, Países Baixos.

Falecimento: 8 de julho de 1695, Haia, Países Baixos.

Christiaan Huygens – Vida

Christiaan Huygens foi um matemático, físico e astrônomo holandês que formulou a teoria ondulatória da luz, nasceu em 1629 e morreu em 1695..

Ele também descobriu o relógio de pêndulo (em 1656), criou a teoria ondulatória da luz em 1678, que o levou a aperfeiçoar as lentes do telescópio corrigindo um erro de Galileu, a força centrífuga e ao descobrir a verdadeira forma dos anéis de Saturno (assim como sua lua, Titan).

O chamado “Princípio de Huygens”, que diz: todo ponto numa frente de ondas é o centro de uma nova onda, permitiu explicar a reflexão e a refração da luz.

Huygens é creditado como o primeiro físico teórico usar fórmulas de física.

Christiaan Huygens
Christiaan Huygens

Contribuições e realizações

Christiaan Huygens fez muitas contribuições extraordinárias em diversos campos.

Seus esforços em matemática incluindo seu trabalho em relação a quadratura do círculo. Quando ele veio para a física, além de seu marcoPrincípio de Huygens, ele pesquisou extensivamente queda livre, movimento pendular e o relógio de pêndulo.

Huygens também melhorou os relógios marítimos, que provou ser muito útil para encontrar a posição dos navios no mar.

Como um fã de Descartes, Huygens preferido realizar novos experimentos para observar a si mesmo e formulação de leis.

Christiaan começou a moer lentes para microscópios e telescópios astronômicos. Durante uma dessas experiências, ele descobriu que o anel de Saturno, e também a Titan, a primeira lua de um planeta que nunca foi detectado.

Huygens foi homenageado com um doutoramento em 1655.

Em 1666, foi feito o primeiro diretor da Academia Real de Ciências.

Vida e morte

Christiaan Huygens estava seriamente doente nos últimos cinco anos de sua vida.

Ele morreu no dia 8 de julho de 1695.

Ele tinha 66 anos de idade.

Huygens foi enterrado em Grote Kerk.

Christiaan Huygens – Biografia

Christiaan Huygens
Christiaan Huygens

Christiaan Huygens desempenhou um papel essencial em algumas das descobertas mais incríveis em matemática, astronomia e física.

Seu papel na história científica toca tudo, desde o que hoje entendemos sobre a teoria das ondas de luz em três dimensões, com o conceito de força centrífuga, até mesmo as coisas básicas que são agora aprenderam nas aulas do ensino fundamental, como a astronomia por trás dos anéis de Saturno.

Processos criativos e científicos de Huygens estavam entrelaçados desde tenra idade, através de ações simples como jogar uma pedra na água e observando o padrão que emana das ondas e brincar com moinhos de vento.

Essas ações, finalmente, levou a uma vida de experimentação e observação em várias disciplinas científicas.

Com influência e incentivo de outros estudiosos bem conhecidos, como polímata francês Marin Mersenne e matemático René Descartes,Huygens alavancou sua rica educação de classe média para aprender e desenvolver suas próprias idéias com base nos ensinamentos de alguns dos maiores mente de seu tempo.

Combinado com sua própria inteligência e criatividade, ele passou a impactar as vidas de milhares, de marinheiros para os acadêmicos, com suas teorias e invenções científicas.

Astronomia e Matemática

Christiaan Huygens
Christiaan Huygens

Ao apontar a luneta astronómica para o firmamento já Galileu Galilei ficara um pouco surpreendido com a forma do planeta Saturno: o tema não era fácil e Christiaan Huygens vai dedicar-se ao estudo da forma misteriosa deste astro (aparentava ter dois satélites, contudo não se movimentavam).

Foi em Paris, com instrumentos de observação mais potentes que o sábio holandês percebeu que o astro estava cercado por um anel ligeiramente inclinado sobre a sua eclítica (eram as extremidades do anel que, para Galileu, aparentavam ser satélites).

Codificou a sua descoberta sob um anagrama (a7c5d1e5g1h6i7l4m2n9o4p2q1r2s1t5u5) onde os números indicavam quantas vezes a respectiva letra se repetia: (em latim) «Annulo cingitur tenui, plano, nusquam cohaerente, ad eclipticam inclinato», isto é, Saturno «estava envolto num anel fino e plano, fixo em parte alguma e inclinado para a eclítica». A publicação deste anagrama aparece numa nota da obra, De Saturni luna observatio nova (Observações novas sobre os satélites de Saturno) impressa em 1656, enquanto que a sua descodificação só é desvendada em 1659 no livro intitulado o Systema Saturnium onde explicou todas as suas observações sobre este planeta, à época o mais afastado no sistema solar.

Christiaan Huygens filho de uma família holandesa instruída e bem instalada estudou direito e matemática na universidade de Leiden entre 1645 e 1647.

Foi no seguimento do seu interesse pela Astronomia e Matemática que começou a estudar a medição do tempo ou a construção de relógios de pêndulo, o que o levou, em 1673 a elaborar um trabalho «Horologium Oscillatorium sive de motu pendulorum». É também neste trabalho que estudou a lei da força centrífuga para o movimento circular uniforme, embora o seu tratado sobre a força centrífuga, De Vi centrifuga, só fosse publicado postumamente em 1703. A obra de Huygens é, na mecânica, o elo essencial que liga os trabalhos de Galileu (cinemática) a Newton (dinâmica).

O seu interesse pela óptica, ou a estreita correlação entre o progresso da observação instrumental e a teoria científica, levou-o a formular uma teoria ondulatória da luz, teoria que expôs perante a Academia de Ciências de Paris e que, posteriormente, em 1690, editará sob o título de Traité de la Lumière. Esta teoria tinha por objetivo resolver algumas das dificuldades da óptica construída por René Descartes (1596-1650). Teoria que permanecerá ofuscada pela teoria emissiva construída por Newton. As opiniões científicas de Huygens cruzaram-se com as de Newton, embora entre eles não se tenha estabelecido qualquer polémica, e conheceram-se pessoalmente em 1689 na Royal Society em Londres.

Morreu na sua cidade natal, Haia, no dia 8 de Julho de 1695.

Fonte: www.famousscientists.org/www.thefamouspeople.com/www.poloestremoz.uevora.pt

Veja também

Kim Jong-un

Kim Jong-un

PUBLICIDADE Biografia de Kim Jong-un Líder Militar e Ditador Famoso como: líder supremo da Coreia …

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.