Breaking News
Home / Biografias / Jean-Antoine Nollet

Jean-Antoine Nollet

PUBLICIDADE

Quem foi Jean-Antoine Nollet?

Nascimento: 19 de dezembro de 1700, Pimprez

Morte: 25 de abril de 1770, (idade 69 anos), Paris

Atividades: Físico, Professor Universitário, Sacerdote Católico

Jean-Antoine Nollet, foi um padre, nascido em Pimprez em 19 de dezembro de 1700 e falecido em Paris em 24 de abril de 1770, foi também um físico francês.

Os livros de Jean-Antoine Nollet sobre o ensino da física experimental são ricamente ilustrados.

Jean-Antoine Nollet

Jean-Antoine Nollet

Ele foi associado com as obras de Du Fay e Reaumur.

Jean-Antoine Nollet contribuiu muito para espalhar o gosto e o estudo da física na França através de exposições claras e atraentes.

Ele tinha se preocupado principalmente com a eletricidade: ele projetou os primeiros eletroscópios, deu a conhecer na França a garrafa de Leiden, que ele percebeu uma versão “seca”, e sentiu nos fogos de St. Elmo e relâmpago da ação eletricidade.

Depois de colaborar com Charles Dufay, ele publicou em 1746 uma teoria de afluências e efluentes simultâneos em que ele considerava a eletricidade como um fluido penetrando no corpo através dos poros. Sua controvérsia com Benjamin Franklin sobre a natureza da eletricidade era famosa.

Em 1743, Jean-Antoine Nollet mostrou que os sinais sonoros eram transmitidos pela água. Depois de mergulhar no Sena, descobriu que percebia os sons com a mesma altura, mas com uma amplitude modificada. Usando água limpa de ar dissolvido, ele provou que não era esse ar dissolvido que era responsável pela propagação.

Jean-Antoine Nollet compreendeu em 1747 o primeiro eletroscópio era composto por duas balas de sabugueiro apoiadas por fios de linho, depois três anos depois um eletroscópio com folhas de ouro. Ele primeiro descreveu a pressão osmótica, que aparece em uma solução separada de um solvente por uma membrana permeável ao solvente único.

Professor no Colégio de Navarra, inaugurou um ensinamento de física experimental descrito em suas Lições em Física Experimental e na Arte dos Experimentos, publicadas respectivamente em 1743 e 1770. Membro da Academia de Ciências em 1739, ele se popularizou nos salões e na corte com a nova ciência da eletricidade.

Fonte: Por Portal São Francisco

Veja também

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Virgínia Woolf

Virgínia Woolf

PUBLICIDADE Data de nascimento: 25 de janeiro de 1882 Data do falecimento: 28 de março de 1941 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.